DEZ RAZÕES PORQUE AS PESSOAS SE CASAM
Uma pesquisa britânica revelou os motivos porque os ingleses procuravam o casamento; embora muitos não tenham prioridades espirituais e morais, algumas coisas podemos concluir do comportamento da nossa geração do século 21. As razões porque se casaram foram as seguintes:
1. Porque encontrou o verdadeiro amor
2. Porque queria ter filhos
3. Porque o parceiro(a) queria
4. Porque estava na idade de casar
5. Porque compraram uma casa juntos
6. Porque tinha medo de ficar sozinho(a)
7. Porque achava que não teria mais chances
8. Porque a família queria
9. Devido a gravidez
10. Porque queria aproveitar a festa e os presentes
A pesquisa foi feita com casais da Inglaterra, um país bem diferente do Brasil. Foram 4 mil entrevistados pela companhia especialista em pesquisa de mercado One Poll.com.,e ao que indica o censo foi via Internet.
A pesquisa revela que “um entre quatro britânicos não se casaria novamente com o mesmo parceiro ou parceira. Cerca de 35% dos entrevistados revelaram que o marido ou a esposa não são o melhor parceiro sexual que já tiveram, enquanto outros 23% confessaram que não se casariam com a mesma pessoa novamente se tivessem uma segunda chance”.
Valores como a virgindade e a baixa rotatividade de parceiros no relacionamento pré-marital (namoro, noivado) fazem a diferença entre aqueles que são cristãos ou não. Quando a insatisfação é sexual, a virgindade é determinante para que ela não ocorra. Pessoas que tiveram apenas a relação sexual no casamento não possuem expectativas quanto a outros parceiros anteriores (que não existem).
As comparações surgem quando a virgindade é quebrada e as experiências anteriores naturalmente surgem diante da nova e permanente relação do casamento. Permanecer virgem é um fator de estabilidade para o casamento. “Antes de encontrarem seu parceiro ou parceira, a maioria dos britânicos disse ter tido uma média de sete romances e 17% disseram terem saído com 20 ou mais parceiros até se casarem. Aproximadamente um terço confessou que era virgem antes do casamento”.
“Mais de 55% disseram que investiam mais com roupas para impressionar o sexo oposto e outros 60% gastavam mais socializando; 33% confessaram que se divertiam mais quando eram solteiros”. As relações baseadas em apelos sexuais não são estáveis como aquelas que se estabeleceram em cima de um relacionamento de conhecimento e amizade. Os moldes atuais para a atração do sexo oposto são exatamente o que a pesquisa indica – mulheres: apelo sexual nas roupas; homens: socializando ou variando de parceiras, ou seja, promiscuidade. Esse é o real motivo porque 1 em cada 4 britânicos não estão satisfeitos com suas escolhas.
“Na busca pelo casamento, 43% freqüentavam bares e casas noturnas, enquanto 22% acreditaram nos encontros planejados por amigos; 12% confessaram escolheram os encontros às escuras e 8% apelaram para os classificados”.
Os métodos contemporâneos de busca pelo par ideal são totalmente inseguros quanto ao prognóstico para um casamento. Como você quer um par ideal para um casamento para o resto de sua vida, procurando em um local como uma casa noturna (“balada”)? Não há como conseguir uma pessoa ideal ali! As pessoas vão às baladas para se divertir, explorar-se sexualmente e para motivos extra conjugais... não há como encontrar alguém com propósitos idealistas de casamento ali. E mesmo que ocorra o encontro entre o par ideal, as suas intenções serão as mesmas? A mulher pode querer apenas diversão enquanto o homem está no desespero para uma relação séria.
“Aproximadamente um terço dos entrevistados (1.300 pessoas) não se casou por amor e sim porque gostariam de ter filhos”, conclui a pesquisa. A fórmula, de um dos parceiros desejar ter filhos, mais o outro querer ter sexo, revela que um terço das relações estavam equivocados.
Cabe aos cristãos avaliar e aprender com o erro dos outros. Valores como o “ficar”, vida sexual ativa sem se casar, promiscuidade, alta rotatividade de parceiros nos namoro, diversão sexual, exploração do sexo oposto, erotismo no vestuário etc... não valem a pena para aqueles que querem sonhos dourados ou a felicidade no casamento.
JESUS SOB ATAQUE
Desde o surgimento do livro “O Código da Vinci”, o século 21 tem visto um ataque feroz e banal à imagem e divindade de Jesus Cristo. O ataque surgiu como reações ao livro de Dan Brown; mas na realidade as suas raízes estão no século 19 com as teorias de teólogos liberais em busca do Jesus histórico, que seria diferente do Jesus dos evangelhos. “Pesquisas de nomes respeitados como o teólogo Rudolf Bultmann, um dos mais influentes do século 20, ajudaram a aumentar a distância que separa o "Cristo da fé" do "Jesus da história", é a conclusão do professor de história do cristianismo da Universidade de Roma Gian Maria Vian. [BBC]
BANALIZAÇÃO
“A Igreja Católica da França conseguiu na Justiça a proibição de um cartaz publicitário que retrata Jesus Cristo como uma mulher.A ilustração do anúncio da grife de roupas Marithe et François Girbaud é inspirada no quadro A Santa Ceia, de Leonardo Da Vinci. O juiz francês que anunciou a decisão nesta quinta-feira afirmou que a peça era um "ato gratuito e agressivo de intrusão nas crenças mais íntimas das pessoas". "Quando você trivializa as bases fundamentais de uma religião, quando toca em coisas sagradas, cria uma violência moral insuportável que é um perigo para nossas crianças", disse o advogado Thierry Massis”. [BBC]
A motivação do marketing ou da idéia inicial é obviamente inspirada no livro de Dan brown; é uma reação em cadeia que banaliza e se utiliza de temas sagrados, banalizando até mesmo a figura da Divindade.
Uma escultura de Jesus pregado na cruz “de chocolate ao leite tem 1,8 metros de altura e 90 quilos, criada pelo artista Cosimo Cavallaro, será exposta na Lab Gallery em Manhattan, Nova York. O escultor Cosimo Cavallaro deu à obra o título de My Sweet Lord (Meu Doce Senhor, em tradução livre).Cavallaro é conhecido por obras feitas com comida. Em 1999 ele cobriu um quarto de hotel em Washington com mozarela derretida. Outras obras dele é uma instalação com vários quilos de presunto fatiado em cima de uma cama”.
“Bill Donohue, a Liga Católica, que se auto-intitula a maior organização de defesa de direitos civis dos católicos do país, disse que a mostra "é um dos piores ataques já feitos contra a sensibilidade cristã". A Liga Católica também criticou a data escolhida para a abertura da exposição, a próxima segunda-feira, na Semana Santa”. [BBC]
COMERCIALIZAÇÃO DA FÉ
“Um filme sobre Jesus ambientado nos dias de hoje, e que deveria ser lançado durante a Páscoa na Itália, despertou a fúria da gigante do setor de bebidas Coca-Cola. A companhia deu início a um processo contra os produtores do longa 7 km da Gerusalemme (Sete Quilômetros de Jerusalém, em tradução livre) devido a uma cena em que Jesus aparece bebendo uma lata do refrigerante.Os produtores tiveram que adiar o lançamento do filme até que a disputa legal seja resolvida. O longa conta a história de um executivo do setor de publicidade em meio a uma crise existencial”.
“Durante a jornada do publicitário a Jerusalém, ele encontra um homem que usa uma túnica e sandálias e que afirma ser Jesus. Este homem parece ter todas as respostas certas para os dilemas morais do publicitário.Durante a jornada no filme, há uma cena polêmica: Jesus entra em um carro e abre uma lata de Coca-Cola. Enquanto saboreia o refrigerante, o publicitário afirma: "Deus, que propaganda". O papa Bento 16 aprovou o filme e disse que gostou da "rica mensagem" que o longa pode passar aos cristãos.A Coca-Cola afirma que Jesus nunca poderia ser usado para fazer propaganda da bebida e escreveu uma carta aos produtores do longa exigindo o corte da cena”. [BBC]
JESUS SERIA PROCESSADO
“Pela primeira vez em 2000 anos, a existência de Jesus Cristo, depois de ter provocado guerras, disputas teológicas e conflitos religiosos, pode acabar num tribunal internacional. É o que promete Luigi Cascioli, o homem que desafia um padre italiano a provar, na justiça, que Cristo existiu de verdade. A primeira audiência do processo foi nesta sexta feira (06/04), na Itália. "Primeira e última”, promete em entrevista à BBC Brasil o advogado do padre Enrico Righi, que está sendo acusado de "abuso da credulidade popular" e "substituição de pessoa".
“O acusador é Luigi Cascioli, ex-agrônomo, aposentado, que se define como "ateu militante". Há três anos ele decidiu processar o pároco da cidadezinha de Bagnoreggio, perto de Roma, e através dele toda a Igreja Catolica. Estão sendo acusados de não ter provas sobre a existência de Cristo e de fazer com que as pessoas acreditem em algo que não existe. A acusação de baseia em textos, escritos e distribuídos pelo sacerdote aos fiéis. Além disso, segundo Cascioli, usaram uma outra pessoa, que existiu de verdade, para construir a identidade de Jesus”.
“Luigi Cascioli alega que seu objetivo é "mostrar a verdade e destruir o cristianismo". E acredita na possibilidade de ganhar a causa com as provas que entregou ao tribunal. Para provar que Jesus não existiu, escreveu até um livro, "A Fábula de Cristo". Não para Cascioli, que pretende insistir. E sempre contra o padre Righi, usado como representante da igreja e até do papa que, como chefe de Estado estrangeiro, não pode ser processado”. [BBC]
DESONRA E DESCRÉDITO DA VERDADE
Outro “best-seller que coloca em dúvida vários episódios da vida de Jesus está causando grande polêmica na Itália, às vésperas da publicação do primeiro livro do papa sobre Cristo. Os autores de Inquérito sobre Jesus, que está há várias semanas na lista dos livros mais vendidos do país, dizem, entre outras coisas, que a ressurreição de Jesus pode ter sido fruto de alucinação de seu seus discípulos. O livro traz uma entrevista com o professor de História especializado em cristianismo Mauro Pesce, da Universidade de Bolonha, conduzida pelo jornalista Corrado Augias”.
“Nele, Augias e Pesce questionam, além da ressurreição, data e local do nascimento de Cristo, que Maria tenha dado à luz permanecendo virgem, e que Cristo tivesse intenção de fundar uma nova religião. Desde que foi lançada, no fim do ano passado, a obra já vendeu 450 mil cópias na Itália. Deve ser ainda publicada no Brasil. O livro aumentou ainda mais as discussões sobre o passado e a vida de Jesus Cristo, assunto amplamente comentado no mundo católico com as teses levantadas por bestsellers como O Código Da Vinci.” [BBC]
FAMA E POPULARIDADE DA MENTIRA
“O sucesso editorial ‘O Código Da Vinci’, que já vendeu mais de 10 milhões de exemplares no mundo, se tornou também um fenômeno turístico em Paris. Uma das modas na cidade agora é visitar os lugares mencionados no livro do norte-americano Dan Brown. Algumas agências oferecem passeios no Louvre e em outros locais descritos em O Código Da Vinci por 110 euros (cerca de R$ 400)”.
“O percurso turístico-literário se inicia normalmente na ala Dénon do museu do Louvre, onde está o quadro da Mona Lisa, pintado pelo italiano Leonardo da Vinci no início do século 16. A Mona Lisa tem um papel central na trama. De acordo com a obra de Dan Brown, o pintor Leonardo da Vinci seria um dos membros da seita secreta Priorado de Sião, detentora do segredo de que Jesus teria se casado com Maria Madalena e tido filhos”.
“Os descendentes de Jesus, segundo o livro, viveriam até hoje na França.O Código Da Vinci, que questiona a divindade de Jesus, começa justamente com um assassinato no museu do Louvre. O passeio continua pela pirâmide do Louvre, que teria, segundo o livro, 666 placas de vidro, o número do diabo. Esse número teria sido um pedido expresso do ex-presidente François Mitterrand, que mandou construir a pirâmide. Por causa da polêmica em relação às informações do livro, o arquiteto sino-americano responsável pelo projeto, Pei, teve de declarar recentemente que a pirâmide tem "menos de 700 placas de vidro", mas não deu seu número exato”.
“Depois de passar pelo Louvre, os turistas atravessam para a margem esquerda do rio Sena, onde se situa outro monumento importante no livro: a igreja Saint-Sulpice, que teria sido o quartel-general da seita Priorado de Sião. Desde o lançamento do livro, a igreja de estilo romano, fundada no século 12, passou a receber muito mais visitantes: 20 mil apenas neste último verão francês."A linha meridiana em latão que atravessa o solo da igreja não é o vestígio de um templo pagão", diz o cartaz. "Contrariamente às alegações fantasiosas de um romance, ela nunca foi chamada de linha rosa e não coincide com o meridiano do Observatório de Paris. A única maneira de dar um sentido religioso a esse instrumento de astronomia é reconhecer em Deus o Criador e o Senhor do Tempo".
A MENTIRA CONVENCE E FASCINA
“Escrita em inglês e francês, a placa diz ainda que "as letras P e S nas duas janelas circulares, situadas nas duas extremidades do transepto, se referem a São Pedro e São Sulpice, que são os dois padroeiros da igreja, e não a um Priorado de Sião perfeitamente imaginário". Muitos turistas fotografam e filmam a placa”.
"Nunca tinha ouvido falar na linha rosa e ver esse meridiano na igreja é fascinante", diz ela. "Mesmo que as informações não sejam verdadeiras, como alegam os padres da Saint-Sulpice nesse cartaz, isso não tira o prazer de descobrir o monumento", diz ela."Estamos nos divertindo com a visita desses lugares descritos em O Código da Vinci", diz ela. Depois de Paris, Katie irá a Milão ver A Última Ceia, de Leonardo da Vinci. "Viríamos para a Europa de férias, mas é certo que grande parte do nosso roteiro foi fixado em razão do livro", afirma”.
MISTICISMO NO LUGAR DA FÉ
“Um italiano gerente de bar na Suíça anunciou planos de vender uma concha de ostra que lembra a imagem do rosto de Jesus Cristo, de acordo com a imprensa local.Matteo Brandi, de 38 anos, espera repetir o sucesso de uma mulher da Flórida que vendeu um pedaço de torrada que supostamente fazia lembrar a imagem da Virgem Maria por US$ 28 mil. Brandi disse que encontrou a concha, cujo conteúdo já foi consumido, em uma entrega há dois anos. A ostra "colou" em sua mão como se Deus o estivesse chamando, disse o italiano”.
“Um pedaço de uma torrada com queijo que, segundo a sua proprietária, "mostraria a imagem da Virgem Maria" foi vendido no site de leilão virtual eBay por US$ 28 mil (quase R$ 77 mil).O cassino online Goldenpalace.com confirmou que comprou o produto e disse que a torrada já "faz parte da cultura pop".O Goldenpalace.com disse que levará a torrada para uma "turnê" pelo mundo antes de vendê-la e doar o dinheiro para instituições de caridade”.
“Vamos usar o dinheiro que arrecadarmos com esse pedaço de torrada para caridade, e nós também esperamos que isso eleve o espírito das pessoas", disse Richard Rowe, presidente do cassino."Acreditamos que todo mundo deva ter o direito de ver a torrada e conhecer o seu poder místico." Diane Duyser, a dona da torrada, disse que, mesmo depois de uma década, a torrada continua sem qualquer sinal de mofo.Ao final do leilão da torrada, na segunda-feira, a página com a oferta do produto havia recebido mais de 1,7 milhão de visitas”.
CONCLUSÕES
Isto se trata da ponta de um grande “iceberg” que tem implicações para a mente da humanidade e para os interesses do Vaticano. A mente das pessoas está se distanciando de Jesus Cristo e a banalização da fé traz descrédito enquanto a mentira fascina. Os europeus se orgulham de sua cultura mas é trágico ver que os países mais desenvolvidos estão em um poço de ignorância afundados até o último fio de cabelo.
Por outro lado o Vaticano tem sido o grande “advogado de Cristo”. Nas várias entrevistas os defensores da bandeira cristã não são os protestantes, mas os católicos. A batida do martelo em favor da fé vem das mãos de J. Ratzinger, que lançou esta semana o livro intitulado “Jesus de Nazaré”. Um livro que comenta os evangelhos e enaltece a crença cristã nestes.
O quadro geral é um esboço do último e grande engano, quando Satanás personaliza a vinda do próprio Jesus Cristo que descerá aqui a terra e autorizará o próprio papado a continuar em sua advogação da fé cristã. O grande cenário ganha forma e as cores começam a se esboçar em seus matizes – por fim o quadro profético revelará a cena final.
A EXTINÇÃO DO HOMEM
“Uma pesquisa realizada na Grã-Bretanha mostra que dois em cada três homens trocariam suas namoradas pelo carro de seus sonhos. A enquete, realizada pela MTV britânica antecipando a estréia da versão local do programa Pimp My Ride, também exibido no Brasil, mostrou ainda que 55% dos entrevistados consideram seus carros como prioridade em suas vidas.Apenas 16% deles colocaram suas namoradas no primeiro lugar da lista. A sondagem entrevistou mil donos de carros da Grã-Bretanha, com idades entre 16 e 24 anos”. (BBC)
Esse tipo de comportamento está determinando um estilo de vida materialista e consumista até mesmo nas relações. Homens e mulheres estão optando por relacionamentos descartáveis, onde a busca pelo prazer é o objetivo único. As relações pré-maritais que visavam o conhecimento (namoro) foram substituidas por relações físicas de carícias ou sexo.
Até o casamento está sofrendo com a mentalidade materialista e consumista, onde a relação mais estável e duradoura está sendo descartada e os conjuges são trocados como "carros velhos e obsoletos". Pessoas não são descartáveis; relações humanas como a conjugal não é opcional ou passível de troca.
O número de adolescentes grávidas, pessoas vivendo juntas sem o casamento e jovens com uma vida sexual livre e descompromissada, apontam para esse fenômeno de mudanças e trocas de parceiros como se fosse algo natural e saudável.
Os divórcios assumem números assustadores; a cada 2 casamentos um termina em separação do casal. A incompatibilidade é a grande responsável, de acordo com os conjuges insatisfeitos; no entanto a incapacidade de administrar essa incompatibilidade é a verdadeira causa.
“Os britânicos revelaram também que passam, em média, 4 horas e 29 minutos por semana fazendo pequenos reparos, polindo e "enfeitando" seus carros - em comparação com a média de 3 horas e 42 minutos dedicadas aos cuidados com o próprio visual. Por fim, 67% dos homens disseram preferir o ronco de um possante motor V8 contra 33% que gostariam mais de se aninhar ao som do ronronar de uma mulher”. (BBC)
Os valores do mundo afetam nossas relações. A pesquisa britãnica é um retrato de uma realidade cotidiana, no entanto com proporções desastrosas.
A igreja constitui-se o último abrigo seguro para homens e mulheres resguardarem seu patrimônio familiar. Os cristãos devem cada vez mais se manter firmes diante das investidas e valores da cultura moderna, pois ceder a eles significa extinguir a família, a igreja e por fim a fé cristã.
Coisas simplórias estão envolvidas neste processo. A educação dos filhos, nossos hábitos de recreação, nosso estilo de vida, nossa maneira de relacionar – podem estar nos levando a um processo auto-destrutivo.
O que você fará no sábado a noite determinará em muito a evolução deste processo. Nossa cultura nos empurra filmes e programas onde a pornografia, o erotismo, a sensualidade promovem a sexualidade irresponsável do prazer. Por outro lado milhões de jovens procuram relações furtivas apenas para se explorarem sexualmente e terem um prazer sem compromisso ou afeto.
Esses valores não podem alcançar a juventude cristã. Jovens acordem para a realidade que está diante de vocês. Hoje Deus está provando os verdadeiros homens e mulheres que estarão amanhã no limiar da Eternidade. O que você vai fazer? Vai continuar sua vida na busca de prazeres? Vai seguir a vida fácil e prazerosa deste mundo?
Os homens deste mundo já dão sinais de extinção; estão destinados a perdição eterna. E você?