PERGUNTAS QUE NÃO SE CALAM
As vezes como cristãos desenvolvemos questionamentos que não deveriam estar ocupando nossa mente. Muitas dessas questões são dimensionadas e podem até nos levar a ficar desanimados e fracos na fé.
São tantas as situações que podem nos levar a questionamentos que por vezes a ignorância pode ser uma virtude. Mas todas elas são motivadas pelo inimigo de nossas almas para nos desviar da fé pura.
Por exemplo, uma pergunta que não para de gritar é quanto a Segunda Vinda de Cristo – “Por que Jesus está demorando?”
Outras perguntas gritam mais alto e não nos deixam descansar – “Por que eu, Senhor?”
Ou simplesmente – “Por que Senhor?”
Há alguns questionamentos que são filosóficos e envolvem explicações que transitam da área científica para a metafísica – “Por que coisas ruins acontecem a pessoas boas?”
E assim caminha a humanidade, diante de questionamentos a procura de respostas. Talvez seja por isso que a Ciência seja a religião e a deusa de muitos; por que a ciência pretende responder a tudo.
Mas a realidade de nossa existência não pode ser mensurada ou analisada e medida por nenhum laboratório ou aparelho deste planeta. Nossa realidade compreende as coisas espirituais, e para isso somente um Ser espiritual oferece os diagnósticos, prognósticos, terapias e curas.
Se você tem perguntas sem respostas, você não é o único.
Talvez a resposta de Jesus a pergunta de Pedro lhe ajude a entender boa parte dos seus questionamentos. O cenário é bucólico – uma praia, três homens, uma cena de despedida.
Jesus comissiona a Pedro a pastorear suas ovelhas, e antecipa que ele dará sua vida enete trabalho. Pedro questiona a Jesus sobre sua morte e o que haveria de acontecer com João. Então, vem a resposta que ecoa escatologicamente por todas as eras, mas que nem todos os ouvidos querem ouvir.
“Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Quanto a ti, segue-me” João 21:22 .
“O que lhe importa isso? Quanto a você, segue-me” NVI – foi a resposta a Pedro e para todos os nossos questionamentos.
Sabe, algumas coisas não importam a não ser seguir o Mestre e ser um bom discípulo. Muitas coisas são da alçada do Mestre Celestial. O que é mais importante Ele já nos garantiu – a Vida Eterna. Depois dessa garantia plena... pouca coisa realmente deveria nos preocupar.
CONVERSA ENTRE ANJOS
Eram três anjos conversando. Estavam juntos em cima de um telhado qualquer enquanto seus preciosos objetos de atenção e cuidado dormiam em aposentos abaixo deles.
Muriel o anjo que guardava um empresário materialista falava aos seus colegas celestiais das suas expectativas sobre a salvação do mesmo. Dizia o anjo – Tenho me esforçado para conduzir Roberto a situações que o coloquem diante das realidades do evangelho. Recentemente consegui que ele fizesse uma viagem de 12 horas de vôo ao lado de um Ministro do Evangelho; vocês não imaginam o progresso que tem sido depois disto.
O ministro lhe falou sobre muitas verdades e ora por ele ate hoje. As orações do Ministro tem ajudado muito na batalha contra os anjos rebeldes. Muitos argumentos a favor desta vida tem sido conseguidos assim. Roberto agora se preocupa com outros valores, é mais humano e até assiste pela TV algumas pregações no fim da noite. Ainda resiste em entrar dentro de igrejas, mas creio que logo irá aceitar o Salvador Jesus.
Jediel, um anjo entusiasta que guardava a vida de um jovem universitário logo disse: - Você não imagina o que tem sido minha luta com Felipe! Ele só pensa nos prazeres; tenho passado por momentos difíceis tentando salvar a vida dele das artimanhas do mal, devido as situações em que Filipe se envolve.
Recentemente ao usar drogas, Felipe se envolveu em uma confusão em uma casa noturna de prazeres. Quase o perdi. Pude salva-lo por que sua mãe orava por ele nesta noite. A mãe de Filipe é cristã, e tem me ajudado muito com suas orações.
Minha missão aqui na terra tem sido muito agitada; quando não são confusões estou tentando livrar Felipe dos falsos conceitos que aprende nas universidades e livros que tem lido. Já tentei aproxima-lo de muitos cristãos, mas ele é muito preconceituoso. Mas hoje aqui nesta cidade passando pela rua, um antigo colega de Felipe o reconheceu e foram fazer um lanche juntos.
Felipe percebeu que seu colega era feliz; e ele é um cristão. Os dois amanhã irão jogar tênis juntos. Estou ansioso para ver o que irá acontecer.
Um silencio envolveu os três anjos que se perdiam em seus pensamentos. Como o terceiro anjo não falou nenhuma palavra, Muriel perguntou sobre a alma que ele guardava.
- Não há muito o que dizer. Ela é uma cristã. Não se envolve com o testemunho, não fala do Salvador a ninguém; vai a igreja ouve e não reparte o que aprende. Não sei como motiva-la a viver seu cristianismo.
Recentemente tentei aproximar ela de seu vizinho, mas ela só conseguiu invejar o carro dele. Foi uma situação constrangedora para mim. O pior é que os anjos do mal enchem sua vida de novas situações para ela estar ocupada com coisas variadas, menos com o evangelho. Mas temo por sua vida.
Os dois outros anjos, se olharam e concordaram; Muriel disse com voz triste. – Parece que o pior caso de nós três é o seu...
ANJOS TWITANDO
A rede Twiter para quem não sabe são mini blogs onde as pessoas colocam pequenas informações sobre suas vidas a todo momento. Com um celular conectado a internet, eles relatam o que estão fazendo e como se sentem. Pessoas em outros lugares podem acompanhar a vida deste indivíduo; podem saber tudo o que se passa e o que faz.
A rede twiter funciona bem com os famosos; se pode saber tudo sobre a vida de uma personalidade, se você acompanha suas atualizações. Onde ele está; o que está fazendo; o que pensa; o que acha de determinada situações, enfim, você tem um diário momentâneo da pessoa.
Anjos twitam. A todo momento os anjos estão enviando informações. Mas não teclam sobre eles mesmos; eles relatam nossas vidas – nós somos os famosos no universo – “pois somos feitos espetáculo ao mundo, aos anjos e aos homens” 1 Coríntios 4:9.
Não pense que os anjos voam de um lado para o outro com pesados livros e canetas de pena com tinteiros... se nós pobres mortais dispomos de celulares com twiter, imagine eles! Estão a milênios twitando por ai.
Isso por que o céu está interessado em nós. Tudo o que pensamos, intencionamos, dizemos, fazemos e realizamos é descrito pelos anjos relatores. Sejam coisas boas ou más, as informações são atualizadas no céu instantaneamente.
O Pai Celestial acompanha nossa vida em sua Onsicência, Ele não precisa da rede Tweeter. Mas nós carecemos que nossa vida seja assim relatada. Nossas orações, palavras bondosas, atitudes sinceras, pensamentos puros – todas essas e muitas outras irão depor ao nosso favor no dia do Juízo.
Elas serão a prova de que aceitamos o Salvador e somos novas Criaturas.
Mas o relatório via Twiter dos anjos é completo. Vão as boas informações, mas também as más. Se nossa vida é mais ruim do que boa, isso irá depor contra nós no dia do Juízo.
Mas a Boa Notícia aqui é a seguinte – você não precisa se preocupar com suas obras ou com o que você faz. Você já foi declarado justo; você já foi perdoado; você já aceitou a salvação em Cristo Jesus. Portanto apenas mantenha-se conectado a Ele.
Porque manter-se ligado às coisas deste mundo só irá gerar atualizações das coisas carnais. Mas manter-se atualizado com as coisas celestiais só irá gerar santidade e justiça.
Manter-se conectado a Jesus é vivenciar uma vida de oração, meditação e testemunho. Quando estas três coisas existem no viver diário, nossa vida permanece em conformidade com a salvação que já recebemos.
Lembre-se você é a personalidade famosa deste universo. Você é o herdeiro do Pai Celestial.
“Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo” Gálatas 4:7 .
MARKETING DIVINO
As propagandas publicitárias são periódicas.
Nós podemos identificar os referenciais em cada década:
+ anos 60 – elas se concentravam na empresa, a marca ou nome da empresa era o referencial
+ anos 70 – o produto era o referencial
+ anos 80 – a filosofia da empresa era o que interessava
+ anos 90 – o benefício do produto
+ século 21 – o cliente é o referencial
As propagandas atualmente se centralizam na pessoa: “Você é o nosso negócio” – é a frase de uma empresa.
Uma rede bancária explora os desejos do cliente com a seguinte campanha – “O que é mais importante para você?”
“Você é a nossa especialidade” poderia ser a campanha mestre de todos os marketeiros deste século; ou ainda: “Você é o nosso negócio”.
As mentes do século 21 estão descobrindo a importância do indivíduo, das pessoas. Mas isso tem sido a especialidade de Deus a milênios. Embora a estratégia de marketing nada ofereça a não ser a venda do produto (e nada mais) a estratégia Divina está concentrada nas pessoas e tem como foco principal a felicidade de cada um.
Nenhuma empresa realmente se preocupa com seu cliente; no máximo oferecem um bom produto pensando na satisfação do cliente e nada mais. Se você tiver alguma insatisfação com o produto e quiser seu dinheiro de volta, vai perceber que o mais importante não é você...
Através de milênios Deus tem se preocupado com as pessoas. Desde o Éden deus saiu a procura de seus filhos em uma jornada que já dura 6 mil anos. Saiu do céu em busca de seus filhos, primeiro para vesti-los e lhes dar dignidade; depois saiu para saldar a grande dívida que havia contra eles, e isto lhe custou a própria vida.
Deus sempre foi assim e não muda (Ml 1:6). Por vezes pensamos em retornar para Deus, ou voltar ao convívio da igreja. Mas muito antes disso Deus já estava a nossa procura e nos estava atraindo para perto de si.
Deus tem um compromisso com a humanidade. Cada vida é preciosa para Ele. Não há pessoas excluídas, não há pessoas ignoradas. O empenho da Divindade é a sua felicidade.
Você pode duvidar disso; pode olhar para os lados e ver algumas coisas que provem o contrário. Pode olhar para dentro de si mesmo e ver estragos muito maiores e dores muito mais profundas. Mas nada disso vai tirar o fato de Deus nos ter amado “de tal maneira que deu o seu Filho unigênito para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” Jo3:16.
Um vôo de Rio de Janeiro para Londres custa 826 Euros ou até 2.500 reais; mas ter você no céu, junto a Ele - não tem preço... Para Deus o que importa é você. Deus só tem um empreendimento - salvar você.