E SEU EU NÃO FOR A IGREJA?

Há tantas formas de se manter em contato com o Evangelho, que por vezes podemos pensar que ir a igreja é algo do passado.

Desde os cultos virtuais ao vivo (TV ou internet) até a exibição em DVD de sermões seletos, programas especiais e shows musicais, todos estes recursos podem parecer até mais apropriados do que o culto de quarta-feira.

Mas existe um fenômeno que ocorre quando os crentes se reúnem, e que não acontece na sala de TV, ou diante do monitor do seu Notebook.

Jesus já havia afirmado que “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles” Mateus 18:20. Quando os membros estão reunidos, sejam eles em número reduzido ou uma grande congregação – o corpo de Cristo é formado e Ele se faz presente.

A união dos crentes, o seu ajuntamento para adorar, louvar e comungar juntos é a fórmula para desencadear a maravilhosa presença do Espírito Santo entre eles.

Quando você vai a uma reunião de crentes, da sua igreja, algo sobrenatural acontece. Isso não ocorre na sala de sua casa, ou na frente do seu PC. Isso só ocorre quando “dois ou três reunidos em” nome de Jesus, o invocam e o adoram através da liturgia do culto.

O fator sobrenatural não está na liturgia ou no local em si mesmo, mas na união dos crentes.

Paulo também já havia postulado sobre o ‘corpo de Cristo’, dizendo – “Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo” I Coríntios 12: 12.

O corpo de Cristo é sua igreja, e nós os seus membros; a parábola proposta por Paulo tinha o objetivo de mostrar que cada membro deste corpo tem sua função (dons).

Mas há outra verdade intrínseca na formação do corpo de Cristo – a reunião dos crentes. Toda vez que você se reúne com os seus irmãos na fé, o ‘corpo de Cristo’ (a igreja) é nutrida. Ou seja, assim como no corpo físico, a união saudável de todos os membros, órgãos e sistemas nutrem o corpo, também somos nutridos espiritualmente quando nos reunimos.

Quanto mais vezes nos reunimos, mais fortalecidos somos. Quanto mais cultos eu freqüento na companhia dos meus irmãos de igreja, mais eu sou nutrido espiritualmente.

Este é um fenômeno sobrenatural; o cristianismo é uma religião sobrenatural.

Há poder na união dos crentes – “a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste” João 17:21.

Você pode achar que assistir sermões selecionados na internet pode ser o máximo; pode pensar que ouvir somente grande oradores que estão disponíveis por um ‘click’ seja a grande fórmula para se manter atualizado... mas tudo isso jamais irá aumentar a sua fé, esperança e amor!

Só cresceremos nessas virtudes essenciais através da reunião com os crentes. Só assim o ‘corpo de Cristo’
é formado e nutre os crentes.

Na próxima vez que você pensar em ficar em casa e deixar de ir a igreja, lembre-se que somente junto aos seus irmãos é que existe vida espiritual. Só através do companheirismo, da união e adoração dos crentes é que algo ocorre dentro de nós – a presença de Jesus , através do Consolador.

E se eu não for a igreja?

Estarei me privando de todo esse processo, que é chamado de ‘santificação’.Esse negócio de isolamento e alcançar a santificação, é uma fórmula do catolicismo primitivo (monasticismo).

Ninguém que se isolou em uma caverna ou mosteiro no passado, ou na atualidade, na mais sofisticada caverna pós-moderna que existir, alcançou ou alcançará a santificação.

Me isolando em casa, sem ir a igreja, posso até receber o título de santo, mas serei aquele santinho do ‘pau oco’. A verdadeira santificação só ocorre no ajuntamento dos crentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário