ROUPA CURTA E VIOLÊNCIA


O resultado da pesquisa do IPEA chocou o país ao revelar que "mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas", foi a conclusão de 65,1% das 3810 pessoas entrevistadas de ambos os sexos;  e surpreendente também foi a resposta positiva de 58,5% quanto à proposição "se as mulheres soubessem se comportar, haveria menos estupros".

Este artigo não quer discutir a pesquisa ou os resultados dela, ou o que a população pensa.

Mas o objetivo é o que os ensinamentos bíblicos vêm trazendo como valores há seculos sobre modéstia e simplicidade ao se vestir.

Um dos conselhos mais diretos e claros sobre a modéstia em se vestir é quando o apóstolo Paulo escreve em 2 Timóteo 2.9 - "as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia".

O livro Educação, pág. 248  afirma - "A simplicidade no vestir, aliada à modéstia das maneiras, muito farão no sentido de cercar uma jovem com aquela atmosfera de sagrada reserva que para ela será uma proteção contra os milhares de perigos".

As normas bíblicas são muito criticadas mas há bom senso em cada uma delas.

Vivemos em um mundo violento e injusto; as mulheres deveriam ter liberdade de usar roupas agradáveis em um país onde o verão pode chegar a 45oC. Mas a violência e o crime estão por toda parte e a prudência é a melhor opção.

Essa foto ajuda entender que o problema não está somente na roupa mas nos olhos do agressor. Apesar da 'burca' não ser uma idéia bíblica, mas de convenções culturais, ambas as situações são extremas - a da cobiça dos homens e da imposição masculina de uma roupa agressiva à mulher.

Os argumentos de que Deus não se preocupa com o que vestimos, é um argumento falho, pois foi Deus que substituiu as roupas de Adão e Eva, quando já se encontravam vestidos ao se depararem com sua nudez - Gen.3.21.

Os conselhos direcionados às primeiras igrejas cristãs também são uma evidência de que o vestuário é importante para o cristão.

Cristãos verdadeiros irão pautar seu estilo de vida de acordo com a Palavra de Deus e não de acordo com os modismos do mundo. A bíblia não descreve o tipo de roupa a usar, mas ela afirma sobre pudor e modéstia.

Seja com as túnicas do passado ou as calças e camisetas de nossa era, o vestuário deve se caracterizar pelo pudor e modéstia.

Nenhum comentário: