A ESTRELA DO NATAL E A GRANDE CONJUNÇÃO

A rara conjunção dos planetas Júpiter e Saturno que ocorre a cada 19 anos está sendo chamada da ‘estrela de natal’ ou ‘estrela de Belém’.

A última vez que os planetas ficaram tão próximos foi em 1623 na Idade Média e no calendário astronômico os astrônomos afirmam que no ano 7Dc essa grande conjunção tenha ocorrido.

Essas previsões astronômicas levam muitos a crer que essa grande conjunção dos dois planetas se tratava da estrela que guiou os magos até Belém [Mt 2:2] indicando o nascimento de Jesus.

No entanto o sinal da estrela que indicou o cumprimento da profecia de Nm 24:17, uma profecia que indicava o surgimento de um rei em Israel, era um sinal sobrenatural e não natural como ocorre com a grande conjunção.

Apesar de ser um fenômeno raro, é um evento natural e não corresponde ao evento descrito na profecia e nem nos evangelhos. Se essa conjunção fosse mesmo a estrela de natal, haveriam magos a cada 20 anos em Jerusalém, a partir da profecia de Balaão [Nm 24:17] procurando por esse rei.

Mas a estrela de natal foi um evento sobrenatural, um evento astronômico único, visível apenas em nossa atmosfera, que orientou os magos do oriente e serviu como sinal profético para o povo do primeiro século.

Os evangelhos dão uma pista de que a estrela de natal era na realidade uma ‘conjunção’ de anjos que visitaram a terra em um período para anunciar a Primeira Vinda de Jesus.

Em Lc 2:13 o evangelista narra o surgimento de um grupo de anjos a pastores de ovelhas nas colinas de Belém, para anunciar o nascimento do bebê Divino.

É forte a evidência textual bíblica de que o evento sobrenatural tenha sido provocado por esse grupo de anjos. A narrativa de Mateus indica que a estrela se deslocava e parava [Mt 2:9] no céu atmosférico para orientar os magos viajantes.

A grande conjunção que aconteceu nessa semana [21/12/20] não era a estrela de natal. O sinal que houve na narrativa dos evangelhos foi um evento sobrenatural.

Esta é uma grande lição para nós hoje, pois a ciência tenta explicar as coisas espirituais e os eventos da narrativa bíblica, diminuindo o poder destes eventos e a sobrenaturalidade deles.

Mas a narrativa das Escrituras é superior a ciência de nossos dias; na realidade a ciência é serva da Palavra de Deus.

Aqueles que se apegam às declarações da ciência acabarão sendo confundidos e enganados. Mas os que confiam na Palavra de Deus herdarão o próprio planeta [Mt 5:5].

O sobrenatural exige fé, e o natal está entre os eventos sobrenaturais que exigem a credulidade humana. A pergunta que surge em nossos dias é se você acredita na encarnação de Deus através do bebê Jesus, e que esse evento sobrenatural ocorreu no primeiro século de nossa era.

E a estrela de Belém foi um sinal para confirmar sua fé hoje.

A grande conjunção que agita o mundo astronômico é apenas um fato que chama a atenção a veracidade do relato evangélico.

Creia nisto!

Leia também A verdadeira identidade do Papai Noel

Postagem relacionada A Touca de Natal do Papa

Nenhum comentário: