Cristãos não comemoram a Páscoa; cristãos celebram a Santa Ceia.
O cristão é regido pelos conceitos bíblicos; e de acordo com a definição bíblica a Páscoa era uma festa judaica, com o formato de uma ceia familiar.
Não era uma simples ceia, era uma cerimônia cheia de significado e símbolos.
Nesta ceia o cardápio era fixo - um cordeiro assado, ervas amargas, pão sem fermento [ázimo] e vinho sem fermento [suco da vide].
Todos esses elementos da ceia apontavam para o Messias e preparavam o adorador para Sua chegada; entendendo devidamente o significado da Páscoa e sua ceia, o adorador iria receber o Messias e aceitá-lo quando Ele se manifestasse.
O que significava o cardápio da ceia da Páscoa:
-o cordeiro - a figura do Messias, 'o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo' João 1.29 - comendo o cordeiro, o adorador interiorizava a justiça do Messias. O 'corpo' perfeito do Messias era colocado dentro do crente.
-ervas amargas - apontavam para o sofrimento do Messias; o Rei dos Judeus, seria um rei sofredor, que sofre no lugar dos seus súditos e coloca Sua vida em favor dos pecadores.
-pão sem fermento - apontava para a vida sem pecado do Messias; Ele seria o substituto do ser humano, não só na sua morte, para também na sua vida. A vida perfeita do Messias era depois atribuida ao pecador [Romanos 5.19].
-vinho sem fermento - apontava para a morte do Messias; era uma morte expiatória ou a fim de pagar pelos pecados dos humanos. Daí o vinho ser sem fermento. Somente a vida sem pecado do Messias satisfazia a condenação da Lei. O Inocente e Justo, pagando a dívida do pecador.
Diante de todo esse quadro, quando Jesus morre na cruz do calvário, cumprindo toda essa imagística da profecia, Ele, Jesus, cumpre o propósito da Páscoa.
Por isso Paulo diz - "Cristo, nossa Páscoa, foi sacrificado por nós" 1Corítios 6:9.
Jesus é a nossa Páscoa. E a Santa Ceia foi instituída como celebração a partir da vida de Jesus.
Não existe sentido os cristãos se desejarem Feliz Páscoa se Jesus é a nossa Páscoa. Ele cumpriu a festa e seus simbolismos.
A Páscoa como foi originalmente instituída, não existe mais. Jesus é a nossa Páscoa.
Se você se pauta pelos conceitos bíblicos, tem de se satisfazer com essa realidade.
Na última Festa da Páscoa comemorada por Jesus com seus discípulos [João 13:1-20], Ele institui OUTRA cerimônia no lugar.
A Santa Ceia foi instituída a partir dos simbolismos da Páscoa Original. Jesus na Santa Ceia mantem o Pão sem fermento e o Vinho sem fermento [1Coríntios 11.23-26].
A isso também Jesus acrescenta uma rotina das casas dos judeus do primeiro século, como sendo uma parte dessa cerimônia - O Lava-Pés [João 13.4-14].
Na fala de Jesus - "vós deveis lavar os pés uns dos outros" v14 temos o mandamento desta cerimônia.
Isso se constitui a Santa Ceia, ou a festa que tomou o lugar da Páscoa. Assim como o Papai Noel, sinto dizer, que Páscoa não existe mais.
Os que gostam de associar a Páscoa à religiosidade, fazem isso por cultura católica, mas não é um costume bíblico ou cristão propriamente.
É contraditório, no mínimo, um cristão desejar Feliz Páscoa. Pois Jesus é nossa Páscoa. E a festa que Ele instituiu no lugar, substituindo a antiga Páscoa, foi a Santa Ceia.
Mais grave ainda é pais cristãos associarem essa fábula ao sentido da páscoa; nossas crianças deveriam ser ensinadas, nessa época, a terem o pensamento crítico, a pensarem biblicamente e optarem por coisas saudáveis, e não chocolate.
A Páscoa que hoje existe é um comércio de um simbolismo [ovos de chocolate] de uma fábula. Cristãos que se submetem a esses símbolos de Coelhos, chocolates, Papai Noel etc, são marionetes do mundo. Copiam o mundo e perdem o sentido como crentes.
É nesse sentido que Paulo apela para os cristãos - "rejeita as fábulas profanas e velhas, e exercita-te a ti mesmo na piedade" 1Timóteo 4:7
Na sua igreja provavelmente houve ou haverá uma Santa Ceia; porque Jesus é a nossa Páscoa.
Não deturpe o evangelho, mas pregue como ele o é na Bíblia. Rejeite as fábulas profanas.
Depois disso tudo, faz sentido pra você, dizer: Feliz Páscoa!?
LEIA TAMBÉM:
O Chocolate Nosso de Cada Dia
Cristãos Comemoram a Páscoa?
A Ilusão da Páscoa
Nenhum comentário:
Postar um comentário