IR AO CINEMA É PECADO? (Parte I)


Antes de iniciarmos a discussão é necessário lembrar conceitos sobre o que é pecado. Pecado se constitui em “transgressão da lei”; há ainda a iniqüidade (má motivação) e as concupiscências (maus desejos) etc.

Também é necessário distinguirmos o ambiente do cinema e os filmes. Há dois agravantes aqui – o ambiente e as cenas exibidas ali.

Para entendermos o que ocorre no ambiente, aquela sala fechada e escura com uma tela grande e som dolby estéreo, é preciso rever o que ocorre em nosso cérebro quando exposto a uma super-estimulação sensorial, como ocorre neste ambiente.

A visão é a mais poderosa via de comunicação com o cérebro. Para ser objetivo, sem querer parecer ser simplista – “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Cada imagem é decodificada em elétrons ou energia elétrica de baixa voltagem e transmitida ao cérebro através de diferentes circuitos neurais. Estes circuitos são determinados pelo cérebro de acordo com o estímulo recebido; estímulos sexuais são encaminhados ao hipotálamo por exemplo. Experiências ou cenas envolvendo sexo são mais impressivas desencadeando drogas mais poderosas (neuro-homônios).

Os estímulos elétricos determinam trilhas neurais (memória) e por vezes esses estímulos criam hábitos, porque o centro de recompensa no cérebro (prazer) prioriza essas trilhas pelo estímulo prazeroso que elas desencadeiam. Assim ambientes como as salas do cinema que potencializam os estímulos ali oferecidos são um agravante para o que é exibido ali.

As salas de cinema foram projetadas para “viciar” a audiência nas drogas endógenas que elas super-estimulam. Cada experiência nestes locais é inigualável ao cérebro. Essas experiências estimulantes não acontecem só nas salas de cinema....

O segundo agravante são os filmes. Cada filme oferece um tipo de estímulo de acordo com os gêneros cinematográficos – ação, violência, sensuais, eróticos, horror etc. Aqui ocorre os estímulos ao cérebro também mas as informações que são trazidas ao indivíduo é que se constituem a problemática maior.

Não é normal um cristão se alegrar e se divertir com cenas de violência; isto é sentir prazer com cenas de morte, assassinato, seqüestro, crimes etc. Leia com atenção o texto abaixo e perceba qual o objetivo dos filmes em nossa psique.

“Satanás está usando todos os meios para tornar o crime e vícios degradantes em populares. (...) A mente é educada para familiarizar-se com o pecado. A conduta seguida pelos baixos e vis é mantida diante do povo pelos periódicos do dia (filmes), e tudo que pode despertar a paixão é posto diante deles em agitadas histórias”. (O Lar Adventista, pág. 67 – capítulo: Sons e vistas [imagens] que encantam)

Nossa mente esta sendo preparada para não sentir repulsa pelo pecado, mas se divertir com ele, sentir prazer no pecado e se alegrar com cenas pecaminosas. Essa é a realidade. O mecanismo ocorre a nível fisiológico, com os estímulos oferecidos pelo ambiente e efeitos especiais e a nível de psique e moral, amortecendo nossas sensibilidades espirituais.

Pagamos para nos condicionarmos ao pecado, quando compramos um bilhete do cinema. E muitos exibem com orgulho os tickets que lhe dão direito de assistir os sucessos de bilheteria. Tais pessoas foram “encantadas” pelas imagens e sons; estão cegas ao perigo destes últimos dias.

“Pela contemplação somos transformados” – (O Desejado de Todas as Nações, pág. 427) Contemplando cenas de violência e erotismo seremos transformados a imagem de Satanás. Jesus é manso e humilde e raramente vemos filmes que nos permitam ser transformados a essa imagem. O que é mais estimulante e impressivo ao cérebro? Um filme de duas horas e meia, ou uma leitura apressada de 10 minutos da lição da ES ou da Bíblia?
(continua)

3 comentários:

jader disse...

Olá!
Sou Cristão, simpetizante da igreja Adventista do sétimo dia, mas não me batizo por que não concordo com algumas regras e tradições de homens como se fossem mandamentos de Deus.
Por exemplo:
Acho absurda a idéia de proibir as pessoas de ir ao cinema, de beber café, de usar maquiagem, adornos, calças para as mulheres, e amaldiçoar este ou aquele alimento.
Quanto ao cinema expecificamente acho um fanatismo sem tamanho. Isso afasta as pessoas de Deus ao invés de trazê-las. Hoje até compreendo quando nossos irmãos de outras denominações nos chamam de neo-farizeus, pois colocamos regras de homens como se fossem mandamentos de Deus.
Sinceramente a pessoa tem que ser muito fraca mentalmente para se deixar levar por um filme, ou de não resistir ao ver uma mulher de calças e etc. Não tem como nos desligarmos definitivamente do mundo, pois é nele que vivemos. Essa idéia que a nossa doutrina faz de mostrar o mundo como uma coisa má, do diabo, que quer te prender é muito perigosa, pois nos ensina indiretamente a julgar as pessoas pela aparência, coisa que Cristo nunca fez.
"Quero misericórdia, não sacrifício."
A IASD infelizmente coloca um fardo pesado demais para os seus fiéis, lamentável.

jader disse...

Os assuntos são sérios e envolvem vida e morte. Tome uma decisão hoje de:
1. Priorizar sua comunhão com Jesus através da leitura e oração
2. Não freqüente mais o cinema
3. Diminua os filmes que assiste
4. Seja rigoroso ao selecionar um filme para assistir em casa
5. Peça poder para fazer tais mudanças em sua vida.



Irmão, você diz que isso tem importância! que é caso de vida ou morte"!!!
Me desculpe, mas o que te cegou?
Que fanatismo é esse?
Você acha mesmo que a pessoa ao comprar um tiket para assistir um cinema está levando de brinde o tiket para o lago de fogo???
Se você pensa que sim, então que Deus tenha misericórdia de você.

EEGF disse...

Primeiro parabens pela materia, pois éais de utilidade publica do que teologica,por que cita as complicacões existente em uma mulher anatomicamente diferente do homem, em usar calça e explica as complicacões da mesma.muito bom