SENSUALIDADE É PECADO?

A sensualidade é um dom de Deus, mas como todo e qualquer elemento sexual, está resguardado para a intimidade do sexo, que envolvem homem e mulher casados.

O homem sendo estimulado visualmente, olhar uma mulher é o início de sua excitação sexual – Deus criou os homens assim. Uma mulher com partes de seu corpo descobertas ou delineadas, irá chamar a atenção, e depois alimentar seus desejos sexuais.

A mulher por sua vez é estimulada ao sexo pela audição e tato.

Para entendermos essa questão da sensualidade exposta em público, é como se os homens tivessem a liberdade de ficar sussurrando “cantadas” às mulheres e terem a liberdade de toca-las e fazer carícias, estimulando-as ao sexo.

Mas isto é assédio sexual e violentação!
Sim é!

E com os homens não ocorreria o mesmo?

Quando as mulheres, na sua suposta liberdade, se permitem mostrar o corpo, isso é uma violentação. O mesmo ocorre se tivéssemos a liberdade de estimular uma mulher ao sexo em público, através da audição e tato. Muitas 'cantadas' são reprovadas pelas mulheres e outras abordagens são tidos como assédio, mas a situação invertida, não é considerada.

“Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Chicago indica que mesmo a conversa mais inocente com uma mulher é capaz de ativar os hormônios masculinos. Os pesquisadores pagaram estudantes para que fossem ao laboratório da faculdade com o pretexto de medir os elementos químicos de suas salivas. Na sala, os estudantes conversaram com uma jovem auxiliar da pesquisa.

Os testes de saliva mostraram que mesmo uma rápida interação foi suficiente para aumentar os níveis de testosterona nos homens em até 30%. A disparada dos hormônios foi proporcional à medida que os jovens se disseram atraídos pela mulher. Os que depois disseram ter se sentido mais atraídos foram os que tiveram as maiores mudanças hormonais” (BBC). Homens são estimulados visualmente; o mecanismo é fisiológico.

A questão de sensualidade exposta, envolve um ponto de mistério – a mente feminina. Portanto nunca saberemos porque mulheres insistem em exibir seu corpo de forma sensual, até mesmo em locais que os homens (pelo menos alguns) não querem ser estimulados sexualmente – a igreja.

Para evitar a divagação no tema proposto – sensualidade não é pecado. Sensualidade é um dom de Deus para ser usado no momento correto (intimidade do casal), no local correto (no local da relação sexual) e com a pessoa correta (o cônjuge).

A sensualidade entre casais casados é necessária e primordial para a saúde sexual e relacional entre homem e mulher. Já a sensualidade entre adolescentes, jovens e solteiros só os estimula ao sexo precoce. Exibir sensualidade é um prelúdio ao sexo. Ser sensual aleatoriamente, é estimular uma pessoa estranha, ao sexo; além de deselegante, é antiético, indecoroso e pecado.

Exibir o corpo de forma sensual é muito natural para o mundo não comprometido com as questões espirituais. Afinal questões como virgindade, adultério e infidelidade não são problemas para as relações entre não cristãos. Mas para cristãos o estímulo sexual oferecido por certas roupas e atitudes, é ofensivo e estimula a promiscuidade, assédio, fornicação, adultério e infidelidade – todos pecados sexuais.

“Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis, então, da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pela caridade” Gálatas 5:13.

25 comentários:

Crica Ritter disse...

este assunto foi bastante revelador para mim,que sou bonita,bem feita de copo e gostava de valorizar isso com certos tipos de roupa,porém não sabia que era errado.Pastor o mesmo instinto que o homem tem de olhar é o instinto que a mulher tem em se exibir o que acha mais bonito em si,seja cabelo,corpo,voz,este instinto é tão forte e impulsivo quanto dos homens, Ambos devemos lutar contra esses instintos.Apartir de hoje começo a corrigir minha postura,por não querer pecar ou defraudar ninguem.Obrigada por postar este assunto tão polêmico de forma tão esclarecedora.

Anônimo disse...

Acredito que o pior pecado é deixar de CRER na EFICÁCIA do sangue de Yahoshua derramado pelos pecadores. Tanto rigor com costumes, auto condenação, pressão psicológica contra seus próprios instintos naturais, fiscalização de padrões ditados por XIITAS ocidentais, os quais mais se assemelham a fariseus dos tempos atuais. NO que concerne aos jovens, natural namorar, viver em harmonia com sua própria natureza, sem haver a obsessiva preocupação de auto mortificação da carne (para certos fundamentalistas TUDO É PECADO). Tanta encanação deixam as pessoas com problemas psicológicos e neuroses, sentimentos de culpa infundados. Tudo porque são naturalmente e simplesmente seres humanos. Em que pese haver o cuidado para não sermos devassos (outro extremo, e tudo que é extremo é patológico) penso que certos lideres religiosos tentam transformar pessoas em "SPOKES" (robos auto programados, e no inconsciente cheios de sentimentos de culpa e algumas neuroses). Coisas que talvez eles mesmos não sejam. Nada há de errado de um jóvem namorar e uma jovem se vestir com encantos femininos sem a necessidade de apelar para vestimentas de prostituta. Os Jovens que namoram e possuem sentimentos de ajuda aos necessitados que lhe são naturais porquanto são jovens felizes com sigo mesmos, porque são felizes espontâneas para com a vida. Outros, cheios de conceitos fundamentalistas , usam trajes ditados por Xiitas ocidentais, não olham para o lado com medo de pecar no olhar. Mas são tão infelizes, que se algum necessitado lhe pedir ajuda, tão inconscientes no seu amargor com a vida, acabam NEGANDO AJUDA aos que sofrem. Qual deles agradam mais a DEUS?

vanesca disse...

Brilhante resposta do agnaldo milani...mas acho que a sensualidade natural que deus nos da e saudavel em todos sentidos, porem quando ela aparece em forma de espírito de sensualidade, que tem finalidade de preenchimento de vazios humanos em favor próprio,tal sensualidade deve ser substituida pelo espírito santo de deus...

Aldemi Eugenio disse...

ÓTIMA RESPOSTA AGNALDO, MAS LIDER RELIGIOSO MANIPULA OU INDUZ, SE VC CONHEÇE A BIBLIA ELA É SEU MANUAL DE VIDA, JOVEM QUEREM NAMORAR..MUITO BEM, MAS QUANTOS NAMOROS AGENTE VÊ SE TRANASFORMAR EM CASAMENTOS FRUSTADOS, POR NÃO TER PACIENCIA E DEIXAR A SENSUALIDADE E O SEXO TOMAR CONTA DO AMOR E COMPANHEIRISMO? O AMOR ESTÁ ACIMA DO SEXO, E DA SENSUALIDADE. A SENSUALIDADE USADA DE FORMA INCORRETA, NO MEIO DA RUA, NOS LUGARES FAZEM SIM OS HOMEM DESEJAR, ENTÃO TORNA PECADO PRA QUE TÁ OLHANDO E PROVOCANDO, DEUS É SANTO, ELE É AMOR...MAS TAMBÉM JULGARÁ CADA UM SEGUNDO SUAS OBRAS.

Anônimo disse...

Graças a Deus que nos outorgou o seu Espirito Santo para que possamos vencer tudo aquilo que se levanta contra o verdadeiro conhecimento de Cristo. Quero concluir dizendo que a inerrante palavra do Senhor Deus está acima das nossas palavras e é ela que determina o que devemos fazer e como fazer.

Unknown disse...

Sou uma mulher bonita, tenho minha vaidade (me cuido mesmo), cresci na igreja, casei com meu primeiro e único namorado (nunca nem se quer beijei outro homem), somos casados a 11 anos. Somos felizes e ele incentiva que eu me cuide!
Me cuido porque me amo, sou grata a Deus por ser quem sou!
Não acredito que o exterior dite quem você é, conheci mulheres extremamente religiosas na maneira de se vestir (eram crentes de costumes) e um coração podre, com maldade na alma e uma língua afiadíssima. Acima de tudo, acredito que o que deve preceder um cristão é o caráter, a devoção a Deus e o amor ao próximo.
Já tive problemas sérios de assedio por parte de pastores, mas não houve qualquer contribuição de minha parte (alias, me visto como uma mulher de 34 anos casada)... onde existe uma mente suja, nem uma burca pode ser um impedimento.
As mulheres têm mesmo que se cuidar, fazer isso por elas mesmas e pelos homens que amam. Nenhum marido merece andar por ai com uma mulher parecendo ter saído do tempo das cavernas. Nenhum!
Olhar algo belo todo ser humano olha, mas desejar algo que não é seu, bem... isso é algo bem diferente.
No momento que uma mulher deve escolher suas roupas para evitar que os “irmãozinhos” pequem, bem, triste né? Cada um que cuide de sua mente.
Eu vou para a igreja pra alimentar minha alma, esse é meu objetivo e foco, e acredito que todos tenham o mesmo intuito.

Unknown disse...

Agnaldo Milani: querido irmão, espero de coração que existam mais seres pensantes e racionais no nosso meio. Glorifico a Deus quando me deparo com pessoas normais, pecadores como eu e que buscam viver sua humanidade adorando a Deus e amando o próximo!

Alesoeki disse...

Homens e mulheres dentro das igrejas devem ser ensinados com a Palavra de DEUS, e aqui não estou falando de usos e costumes, pois uso e costume é algo instituído pelo homem, o que estou falando é ensinar a Palavra de DEUS, e a Palavra DEUS condena a sensualidade. Mas o que é sensualidade? Sensualidade segundo os dicionários é: Pessoa sensual, aquele que desperta o desejo no sexo oposto. Como se faz isso? Através do vestuário que expõe partes do corpo que excitam o desejo. A sensualidade é condenada tanto para os homens como para as mulheres. Na Bíblia a palavra que é traduzida por lascívia é (Gr. aselgeia), ela é sinônima da palavra sensualidade, e em Gálatas 5.19 ela e considerada como uma das obras da carne, e essa atitude é tão repugnante aos olhos de DEUS que no versículo 21 do mesmo capítulo a Bíblia afirma que quem pratica esse tipo de coisa “não herdarão o Reino de DEUS”. A Bíblia também nos alerta que o cristão não pode usar o seu corpo como instrumento de iniquidade (Rm 6.13). É tão sério o pecado da sensualidade que JESUS o condena quando Ele ensina sobre o adultério em Mateus 5.28 dizendo: Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. O que JESUS estava nos ensinado era o pecado da cobiça, o dever do homem cristão em não olhar para uma mulher e a desejar, mas o versículo acaba dizendo que o homem que atentar numa mulher é a cobiçar comete adultério “com ela”, ou seja o homem foi culpado por olhar e desejar, mas a mulher também foi culpada por expor o seu corpo de uma forma que atraiu esse desejo imoral no homem, e vice e versa. JESUS estava ensinado que os dois são culpados. Lembrando também que JESUS ensinou o dever de não dar escândalo no Reino de DEUS Ele chega a dizer: “mas ai daquele por meio de quem eles acontecem” (Mateus 18.7)! Escândalo no grego é (skandalon) era usado para indicar uma pedra aonde as pessoas tropicavam ou tropeçavam, JESUS esta nos ensinado que ai daqueles que colocam uma pedra de tropeço na vida do seu próximo para fazê-lo cair. A sensualidade é uma pedra de tropeço dentro da igreja e tem sido a causa de muitos irmãos e irmãs caírem da fé. Por isso não concordo com a imposição dos uso e costumes, mas o ensino contra a sensualidade. Pois uma irmã ou um irmão pode estar nutrindo dentro de si um sentimento de sensualidade independente da roupa que esteja usando, e fazendo isso a sua condenação caso não se arrependa será inevitável. (Gl 5.21) . Fiquem na paz do SENHOR

Alesoeki disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Contudo, discordo das pessoas que acham que a sensualidade deva sConcordo que algumas mulheres exageram na forma de se vestir na igreja. Roupas muito curtas ou calças extremamene justas acabam atraindo os olhares masculinos e desviando a atenção do homem para aquilo que é o objetivo primordial daquele momento que é louvar à Deus. Também, fora da igreja, acho que a mulher cristã deve ter bom senso no vestir. er vivida somente dentro do casamento. Acho interessante como alguns pastores pregam que os costumes mudaram, para justificar que nos dias de hoje, não se condene uma pessoa que come carne de porco ou que trabalhe aos sábados. Dizem que isso só valia para o povo judeu e daquela época. Já com relação ao sexo, fecham os olhos para as mudanças que ocorreram desde a época de Cristo. Naquela época, as pessoas casavam cedo. Quando a mulher e o rapaz começavam a entrar na adolescência, era a época em que normalmente se davam em casamento. Hoje, em nossa sociedade, um homem só estará apto a constituir família após terminar a faculdade e estar devidamente empregado, oquê normalmente ocorre aos 26 ou 27 anos, ou seja, aproximadamente 14 anos depois de os hormônios começarem a se manifestar. Nesse caso, os fundamentalistas cristãos, acham que a pessoa tem de passar a juventude inteira se autocastrando e impedindo de ter uma vida sexual ainda que seja com responsabilidade. Querem ser mais realistas que o rei e, como disse Jesus, colocam sobre os ombros dos outros, fardos pesados que nem eles mesmos são capazes de carregar.

Mauricio Junior disse...

Adorar a Deus é também com o nosso corpo!
Romanos 6
12 Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;
13 Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.
14 Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.

Apresentar o nosso corpo a Deus como vivos (santo) de entre os mortos (aqueles (as) a apresentam sua sensualidade para o estranho (a)) que não é o seu cônjuge.
É pecado despertar desejos sexuais para a pessoa que não é o seu cônjuge ou que não pode suprir!

Anônimo disse...

Há um incógnita, primeiro falam de mulheres de corpo bonito, mas e as que não o tem? Onde está a sua sensualidade? Segundo a sesualialidade feminina provém de costumes da Grécia e Egito e engraçado fomos colonizados pelos portugueses católicos, mas em terceiro lugar temos um livre arbítrio e cada um faz a sua escolha, não tem nada a ver com fundamentalismo cristão pois o mesmo não é uma doutrina mas um costume tanto da igreja católica como protestante, alguém pode imaginar estar num culto ou missa em pleno verão de biquíni e sunga? Onde estaria o foco? O assunto sensualidade parece ser apenas para pessoas que estão num padrão de beleza acima da média, assunto polêmico que envolve muita discussão, mas o ponto é simples cada um sabe de sí mesmo e até onde pode chegar, para quem olha com maldade é porque têm uma mente obscura! Cada um dá conta de sí próprio diante dos homens e diante de Deus!

Anônimo disse...

existe algum texto bíblico que diz que é pecado despertar o desejo do homem e não contelo ?

Anônimo disse...

existe algum texto bíblico que diz que é pecado despertar o desejo do homem e não contelo ?

celia maria disse...

A sensualidade que Deus condena é a sensualidade maligna, objeto usado para a sedução de alguém ou de outros, a pessoa sabe ser atraente e usa esta ferramenta para alcançar seus objetivos, ou ainda sendo pessoa cristã não observa que sendo sensual pode fazer outros pecarem em pensamento, roupas muito justas, saias com aberturas longa, blusas com cavas longas onde se vem o corte dos seios e muitos as vezes mais expostos do que o normal, roupas transparentes, cruzamento de pernas, modo de sentar, de andar, de falar, em fim , a sensualidade é um espirito maligno que estar sim nas igrejas evangélicas, a mulher cristã deve guarda a sua sensualidade para o seu marido, as jovens solteiras devem se cuidarem de sua aparência sem a necessidade de serem sensual , pois a mulher Deus já fez bonita, charmosa,inteligente e excelente ajudadora do homem, não precisando apelar com vestes indecentes ou exageradas, devem se cuidarem na beleza e na saúde também, e mais que a sensualidade , e melhor ser mulheres cheias da unção do espirito de Deus, sabedoria do alto, que Deus possa reinar totalmente em suas vidas no corpo na alma e no espirito, ai, a sensualidade para nada aproveita, por que JESUS ESTAR AS PORTAS E SOMENTE OS SANTIFICADOS NA PALAVRA NO SANGUE DO CORDEIRO VERÁ A DEUS, então vamos ser feliz em CRISTO JESUS, leiam Judas 119. Celia Maria - RJ.

celia maria disse...

Celia Maria - Leiam Judas 1: 19

Unknown disse...

Nosso corpo é extremamente importante para Deus, seu valor é tão grande que ele é habitação do seu Santo Espírito (1 Co 6:18-20). Por isso, se vestir e se portar decentemente não é uma mera obediência a regras de igreja, mas um ato de referência e fidelidade ao Senhor que tem grande propósitos em nossa vida, mas exige de nós condições para permanecermos em sua presença.

Unknown disse...

a nação erra porque não conhece as sagradas escrituras.
a igreja cristã não pode aceitar esse tipo de comportamento mulheres cristãs usando roupas sensuais mini vestidos gostam de sentar nos primeiros bancos e cruzar pernas
não existem diferenças entre o ímpio é o justo pastores é traindo suas esposas com mulheres sensuais dentro da própria igreja
escândalos de fornicação Adultério e prostituição têm surgido dentro da igreja pós modernista.
em Gálatas 5 fala sobre os desejos da carne
e lascívia é o mesmo que sensualidade é o ato de provocar desejo sexual aos homens
é pecado e esses Não herdarão o reino dos céus.
o apóstolo Pedro disse em suas epístolas que a mulher deve andar em modéstia Como a santa mulher de Deus.
vamos nos santificar mais orar mais que buscar a Santificação na qual Ninguém Verá ao Senhor Jesus Cristo
Vamos deixar a podridão o pecado que cheira mal as narinas de Deus.

lisa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lisa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lisa disse...

É POR NÃO ACREDITAREM QUE A SENSUALIDADE É PECADO QUE O BRASIL ESTA CHEIO DE ESTUPRADORES.
NOS TEMPOS ANTIGOS ONDE AS MULHERES SE DAVAM MAIS AO RESPEITO (CLARO NÃO SÃO TODAS)NÃO EXISTIAM TANTOS!

Anônimo disse...

"Da mesma forma quero que as MULHERES SE VISTAM modestamente, COM DECÊNCIA e discrição, não se adornando com tranças, nem ouro, nem pérolas, nem roupas caras,"
(1 Timóteo 2:9 )
" mulher veio então ao seu encontro, VESTIDA COMO UMA PROSTITUTA, cheia de astúcia no coração."
(Provérbios 7:10 )
Eis ai a escolha de uma mulher ao se vestir:com decência ou como uma prostituta!!!
Assim diz o Senhor!!!

Mauro Dionisio disse...

Kkkk, alivio

Igreja Ev. Assemb. De Deus Obra de Amor disse...

É Triste pessoas que não se negam a si mesma, é triste pessoas que não conhecem a Deus e é triste pessoas carnais que não tem o Espírito, porque só se conhece a Deus pelo Espírito.

Muito Bem disse...

Amei seu posicionamento Unknown, muito plausuvel 👏👏