ASSISTIR A FILMES É PECADO?



Pecado é errar o alvo de se tornar igual a Jesus.

E certamente há filmes que nos levam a nos tornar diferentes de Deus.  “É pela contemplação que somos transformados” 2 TS, 341.

Até a mídia admite que há filmes próprios e impróprios de acordo com a censura; e estabelece limites de idade para certos filmes, colocando classificações como: cenas de nudez, violência, palavrões, cenas de sexo explícito etc.

Filmes nem sempre são culturais; a não ser que possamos criar uma categoria nova de filmes como a cultura mundana ou pecaminosa.

Cultura e seus elementos nem sempre é algo bom. O maior evento cultural do Brasil é o Carnaval; você tem dúvidas sobre o carnaval ser algo bom?

Também não é suficiente apenas não ir ao cinema. É necessário assistir bons filmes. Não ir ao cinema e assistir a qualquer filme, não diminui o problema da iniquidade em nossa mente. A iniquidade continuará a ser fortalecida e a transgressão será uma questão de oportunidade.

Nem todos os filmes de comédia são inocentes; nem todos os romances são puros. É necessário muito critério para a escolha dos filmes.

Há pouca coisa que os cristãos podem assistir com segurança. Há muito apelo sexual, violência e crime.

Talvez você imagine que não há nada de mais em assistir algumas poucas cenas de sexo pré-marital, conceitos sobre drogas etc. Mas a exposição a tais conceitos é que fortalecem a iniquidade interior.

Se divertir com cenas de erotismo, violência e crime é se alegrar com a existência do pecado.

“Satanás está usando todos os meios para tornar o crime e vícios degradantes populares (...) A mente é educada para familiarizar-se com o pecado. A conduta seguida pelos baixos e vis é mantida diante do povo pelos periódicos do dia, e tudo que pode despertar a paixão é posto diante deles em agitadas histórias” LA, 406.

Há duas grandes forças operando em nosso planeta; o Espírito Santo tentando levar os seres humanos a serem igual a Deus. Do outro lado, Satanás tentando desfigurar os humanos e leva-los a serem como ele. Você está sendo transformado à imagem de quem? De Deus ou de Satanás?

Descrevendo a situação de alguns crentes o seguinte texto afirmava que “contemplarão imagens e ouvirão sons, e estarão sujeitos a influências desmoralizantes que, a menos que delas se guardem inteiramente, imperceptível mas seguramente lhes corromperão o coração e deformarão o caráter” LA, 406.

Corrupção do coração e deformação do caráter é o penúltimo estágio na descendente trilha do pecado – a perversidade – ou hostilidade contra Deus.

Não é difícil encontrarmos mesmo dentro da igreja essa atitude em alguns crentes – hostilidade para com as coisas de Deus, a rotina da igreja, o estilo de vida cristão.

Perversidade ou Santidade? A escolha é nossa; e pode estar nas prateleiras das locadoras de DVDs ou na escolha do canal de filmes.

Post Relacionado:
Ir ao Cinema é Pecado?
Hollywood e o Falso Profeta

13 comentários:

Jorge Esteves disse...

Excelente visão. Sem julgar, apenas "Palavra".

Jean Cardozo disse...

Pastor eu acho q é pecado assistir qualquer filme "Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,
Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus."(Gálatas 5:19-21). Estes frutos da carne estão presente em todos os filmes. Sem falar que Deus não se satisfaz com representações teatrais(os films estão inclusos)
“Não tenho conseguido encontrar nenhum caso em que Ele tenha ensinado os seus discípulos a empenharem-se na diversão do futebol ou em jogos de competição, a fim de fazerem exercício físico, ou em representações teatrais; e, no entanto, Cristo era nosso modelo em todas as coisas” (Fundamentos da Educação Cristã, p. 229)
. "Nem um jota ou um til de qualquer coisa teatral deve aparecer em nossa obra. A causa de Deus deve ter molde sagrado e celestial. Fazei com que tudo quanto esteja em conexão com a apresentação da mensagem para este tempo tenha o sinete divino. Não permitais qualquer coisa de natureza teatral, pois prejudicaria a santidade da obra” (Evangelismo, p. 137-138).

Anônimo disse...

tudo que se relaciona com a televisão é pecado diante de deus pois em DEUTORONOME CAP-7 VER-26 CONDENA FORTEMENTE A TELEVISÃO,pois99% que passa na televisão é abominação diante de DEUS.em salmo cap-101 vr-3,tambem condena a televisão,isaias cap-33 ver-15 a 16. etc.
caso ainda tiver duvida assista o video e pensse pois jesus não é brincadeira ele estar voltando.
https://www.youtube.com/watch?v=GFvudvYQHAA

Anônimo disse...

Se é pecado para você, não assista.

Mas não condene se não acusa a mente do seu irmão.

Anônimo disse...

Nem tudo é lícito cuidado com aquilo que se ver

Unknown disse...

tudo que se relaciona com a televisão é pecado diante de Deus ne, como voçe falou
então uma pregação em DVD agente assisti na televisão, o filme de Jesus e pecado tambem assistir. po cara assim tambem e uma tremenda covardia só quem pode assisti a televisão e os impios!

Anônimo disse...

Caro amigo vou te falar o que e pecado realmente se masturbar. falar palavrão ficar sem fazer sexo fanatismo.ver um filme não tem problema nenhum depende da pessoa sou convertido e vej o filmes e dai? Ninguém pode julgar ninguém cara quem julga éo diabooo !!!

Unknown disse...

Quem come não julgue quem não come

Unknown disse...

Sim nao e tempo de brincar. E tempo de adorar a deus e ficar em santidade para subirmos com ele no gramde diA.

Unknown disse...

A Bíblia diz o seguinte:não amei o mundo,nem o que está nela pois quem ama o mundo o amor do pai não está nele.com isto estou a entender que os filmes, novelas,músicas que não tem haver com Deus pode nós levar a queda espiritual sem percebermos que já saímos da presença de Deus "o amor do pai não está nele".

Unknown disse...

Igraçado vejo as pessoas dizer que a tv filmes e ect.. É pecado mais quero dizer que o pior pecado e a falta de amor ao proximo. Cuantos que deixam de cuidar das suas vidas pra ficar olhando a vida dos outros falam mau ceiticam igreja contra igreja irmão contra irmão isso e bem pior do que assistir filmes ou tv.

Lucaz disse...

Concordo, Mas não adianta ser santo e não assistir TV, mas ser preconceito ser homofobico, e já qu3 e para generalizar, 80% dos cristãos e homofobico

Lucaz disse...

Qualquer filme ????? Aí tu generalizou bonito kkkkkkk