IR A ESTÁDIOS DE FUTEBOL É PECADO?


Não há um lugar em que a expressividade seja tão livre quanto em um estádio de futebol.

Ali se usa palavrões, grita-se ofensas, se expressa o ódio, a raiva etc.

O Salmista descreve o Justo como aquele que “não se detém no caminho dos pecadores,  
nem se assenta na roda dos escarnecedores” Salmo 1:1. E o que mais existe nesse 
ambiente são escarnecedores.

Quando você compra o ingresso para os jogos de seu time, você não escolhe quem vai estar ao seu lado; mesmo que você pague 150 ou 400 reais por cadeiras cativas haverá outros lugares onde pessoas estarão ali para xingar, tomar o nome de Deus em vão, falar palavrões, coisas indecentes etc.

A discussão sobre o que é, e o que não é pecado é importante para o cristão? Para aqueles que aguardam a Segunda Vinda de Jesus com certeza é importante. Jesus vem buscar crentes livres do pecado e de sua influência.


Talvez ir a um estádio não esteja classificado como pecado, propriamente dito, mas entre as ofensas ou ‘queda do estado original’. Há uma expressividade do ser, emoções, vibração etc.

É estar a um passo do pecado; a iniquidade foi alimentada, o conselho de Deus foi recusado e caímos do estado original ‘andando no caminho dos ímpios e se assentando na roda dos escarnecedores’.

Aqui há apenas um fator determinante – o ambiente; porque o que se assiste (na TV) não é ofensivo em si mesmo (o esporte). Quando há violência ela é punida; quando há brigas as emissoras minimizam s cenas (nem sempre); os palavrões são ocultos à audiência etc.

Alguns demonizam a prática do esporte e a transmissão da partida. O esporte em si mesmo é saudável; a exibição da partida de futebol é um entretenimento.



Obviamente você tem de fazer sábio uso do seu tempo; são 90 minutos de entretenimento...
Algumas dicas:

1.       Assista apenas a algumas partidas
2.       Evite o fanatismo
3.       Não idolatre jogadores
4.       Não ocupe os demais dias com revistas, programas e notícias de esporte
5.       Evite a cultura do esporte
6.       Escolha apenas um esporte para entretenimento (imagine acompanhar futebol, vôlei, automobilismo, basquete, UFC etc.)
7.       Seja criterioso, pois nem todo esporte é saudável ou lícito
8.       Não gaste dinheiro com futilidades do esporte
9.       Torcer para um time não é mau em si mesmo, até o momento em que isso não afete seus relacionamento com outras pessoas
10.    Não tire o tempo das coisas espirituais para o entretenimento

Um cristão em estádios de futebol é algo inimaginável. Se você tem ido, confesse sua ofensa e peça perdão Deus.

Ore como Davi – “Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mal perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar” Salmo 51:3-5.

“Os verdadeiros seguidores de Cristo terão sacrifícios a fazer. Fugirão dos lugares de diversões mundanas, pois não encontram aí a Jesus” MJ, 376.

Pense nisso.

2 comentários:

distrito de dois vizinhos disse...

Tio I
Obrigado pela sua iluminação!
Que benção.
Saudades, seu amigo Jorge Leite

Anônimo disse...

Pastor .. Gostaria de tirar uma dúvida com o senhor! Como eu posso torcer para um time de futebol de forma saudável, se eu tenho o conhecimento que ele precisa do dinheiro dos ingressos, que são dados pelos seus torcedores pescadores que vão ao estádio, para ele se manter e pagar os salários de seus jogadores? Gostaria da sua resposta. Grato!