O USO DA MAQUIAGEM E A SAÚDE DA MULHER


Todo crente é templo do Espírito Santo, o corpo da mulher cristã é habitação da Divindade. Essa verdade é expressa na teologia paulina - "o Espírito de Deus habita em vós... o santuário de Deus que sois vós, é sagrado" 1 Cor.3.16 e 17.

A maquiagem além de alimentar a vaidade e a ostentação, traz sérios problemas de saúde.

Uma lida na composição das diversas maquiagens vai esclarecer que as substâncias que são usadas são tóxicas à pele e aceleram o envelhecimento, podem ser a causa de depressão e ainda fecham os poros da pele.

Na minha opinião aqui está o maior erro que as mulheres cometem contra si mesmas. 

A maior parte dos cosméticos produzidos possui parabenos como conservante e base composta por derivados do petróleo (parafina e óleo mineral) que são altamente alergênicos e são suspeitos de causar depressão.


A pele é recoberta com substâncias que fecham os poros e intoxicam as células da pele; isso provoca envelhecimento do epitélio no rosto. O agravante é que a limpeza da pele não é feita devidamente depois de cada maquiagem e a pele sempre está com os poros obstruidos evitando o suor e a respiração saudável.


O epitélio é envenenado duas vezes, com suas próprias toxinas, produtos tóxicos do cosmético usado e ainda impedido de 'respirar' por fechamento dos poros. Há mulheres que se esquecem de lavar o rosto após a maquiagem e chegam a expor-se a esse produtos tóxicos 24h seguidas. 

Esses componentes tóxicos podem ser facilmente identificados pelas profissionais de estética a partir do INCI indicado na composição do produto no rótulo do mesmo. Para o uso estético, as profissionais devem procurar utilizar produtos com base de óleos vegetais que não poluem o meio ambiente e diminuem a incidência de alergias e reações prejudiciais à pele.

Confira as principais características de cada componente e entenda como atuam:

Parabenos (Etylparaben, Methylparaben, Propylparaben, Butylparaben ):
Muito utilizado como conservante em base de cosméticos. Os conservantes também podem trazer malefícios à saúde. Os Parabenos são os mais antigos da sua categoria. Eles penetram na pele e se depositam nas glândulas, indo direto para a corrente sanguínea e alterando os níveis de estrogênio. 


"Isso é alarmante, pois existe uma enorme utilização de cosméticos que contêm Parabenos por gestantes, lactantes, crianças e pacientes sob diversos tratamentos, como câncer, reposições hormonais e terapias crônicas. Hoje, o mercado possui preservantes naturais ou mais modernos que, até o momento, demonstraram segurança, permitindo o desenvolvimento de formulações mais seguras".

No caso de desodorantes ou produtos a serem aplicados nas axilas, as pessoas devem ser mais seletivas ainda, pois estudos recentes comprovaram que o uso de Parabeno nessa região pode estar associado ao aumento da incidência de câncer de mama. "Se as pessoas encontram Parabenos no rótulo de seus cosméticos, elas devem rejeitá-lo. Já existem linhas e produtos verdes (adequadamente ecológicos), como por exemplo, a linha ‘Liv Botanicals’, da Avon, que são livres de conservantes".

Os Parabenos podem ser identificados nas formulações dos cosméticos e desodorantes com diversas nomenclaturas, entre elas, Parabens, Methylparaben, Ethylparaben, Propylparaben e Butylparaben.

A metildibromoglutaronitrila é um conservante de batons, pós e outros cosméticos; não é permitida na União Européia (UE) desde março de 2008 e os produtos que a continham foram retirados das prateleiras européias até 23 de junho de 2008.

O ácido benzóico também sofreu retaliações e teve a aprovação de seu uso modificada. Ele só pode ser utlizado em produtos enxaguáveis a 2,5% ou menos, em produtos para higiene bucal a no máximo 1,7%, e em produtos leave-on a um teor máximo de 0,5%. Os seus sais, como o benzoato de sódio e metil benzoato, só podem ser usados a 0,5% ou menos em quaisquer produtos cosméticos.


O iodopropinil butilcarmabato (IPBC) não pode ser utilizado em produtos orais ou labiais (batons), ou em produtos infantis (para crianças de até 3 anos), exceto nos destinados ao banho e enxaguáveis. Na verdade, se for utilizado em outros produtos, deve conter o aviso no rótulo: “não utilizar em crianças abaixo de três anos de idade”. 



O IPBC também não deve ser usado em cremes e loções que serão aplicados em grandes partes do corpo. De qualquer forma, ele pode ser usado em aplicações enxaguáveis até 0,02%, em produtos leave-on até 0,01% e em antiperspirantes ou desodorantes até 0,0075%.


Uréia e Hidantoína: são conservantes que liberam formaldeído. O formaldeído pode irritar o sistema respiratório, provocar irritações cutâneas e acelerar as palpitações do coração. A exposição ao formol pode causar dores articulares, alergias, depressão, dores de cabeça, dores no peito, fadiga, perda de sono, tonturas e, até mesmo, otites. Pode agravar tosses e resfriados, e desencadear asma.

Esses componentes são comuns em quase todas as marcas de cosméticos para pele, corpo e cabelo, antiperspirantes. ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Brasil) determina que todas as vezes que um produto tiver na usa composição a uréia em dosagens maiores de 3%, deve conter no rótulo o seguinte alerta: “Não Utilizar Durante a Gravidez”. A ANVISA proibir a fabricação de cosméticos que contenham em sua composição mais de 10% de uréia.

Metil, propil, butil e parabenos: pesquisadores do Departamento de Biologia e Bioquímica Universidade de Brunel no Reino Unido realizaram um estudo e constataram que os parabenos são fracamente estrogênicos, ou seja, podem minimizar a ação do estrógeno e interferir no desenvolvimento e na reprodução sexual. Em geral, são usados como inibidores de crescimento microbiano e para prolongar a vida útil do produto.

Petrolato e óleo mineral: presentes em muitos produtos para os lábios. Pode causar problemas na pele, como interferir na capacidade da “pele respirar”, inibe a capacidade da pele em absorver umidade e nutrição, “tampa” os poros. Para a pele é importante “respirar” para libertar as toxinas e causar envelhecimento precoce.

Lauril sulfato de sódio (SLES/SLS): utilizado para aumentar a capacidade de espuma dos produtos, facilitando a penetração e dispersão do cosmético. Muito usado em xampus. Podem causar irritações oculares e provocar reações alérgicas. Penetra muito facilmente na pele e permanece nos tecidos por um período de tempo relativamente longo. Nos EUA foi proibido seu uso nos sais de banho. Penetra no corpo pela raiz do cabelo, absorvido especialmente pelos olhos. Pode provocar perda de cabelo, aumento da sensibilidade da pele, intensificação das reações alérgicas e desidratação da pele.

Cores sintéticas: Várias cores sintéticas são usadas para fazer um cosmético “bonito”. Exemplo: Cl 17200, Cl 15510, Cl 60730, Cl42053. Cores sintéticas podem ser agentes que causam câncer. Conforme consta no site, segundo um dicionário consumidores de ingredientes cosméticos, “ [...] muitos [pigmentos] podem causar irritação e sensibilidade na pele e ser absorvido”. A certificação é desconhecida e controversa. A maioria das cores utilizadas em cosméticos aguarda testes e/ou ainda não foram aprovadas, nem estudadas a segurança na sua utilização. Em estudos realizados com animais mostram que podem ser cancerígenos.

Os fatores que prejudicam são muitos. Uma pesquisa realizada pelo College of Optometrists, da Grã-Bretanha, revelou que nove entre dez mulheres estão colocando a saúde em risco ao usarem maquiagem fora do prazo da validade.

De acordo com os estudiosos, a vida útil de um rímel, por exemplo, é de no máximo seis meses, mas, apesar das recomendações, 92% das mulheres admitiram usar o produto por um tempo muito maior.

As campeãs são as mulheres que têm entre 30 e 40 anos, que, mais apegadas a certos tipos de cosméticos, não renovam o estoque porque normalmente os produtos já saíram de linha.

A pesquisadora Susan Blackney disse ao jornal Daily Mail que o estudo investigou mulheres de diversas faixas etárias e revelou que dois terços das entrevistadas admitiram estar usando a mesma maquiagem há mais de dois anos.

Segundo Blackney, batons e rímeis são um prato cheio para bactérias que podem causar sérias infecções.

“O tubo do rímel, uma vez aberto, atrai inúmeras bactérias. Não foi uma surpresa constatar que metade das mulheres sofre de coceira, ardência e reclamou que os olhos lacrimejam constantemente”, disse Blackney.

Os pesquisadores ainda descobriram que muitas mulheres, por falta de tempo, se maquiam dentro do ônibus ou do metrô.

De acordo com os estudiosos, um outro “pecado” cometido pelas mulheres é dividir a maquiagem com as amigas. Segundo as estatísticas, mais de um terço das entrevistadas abaixo dos 24 anos admitiram compartilhar seus produtos de beleza.

“O rímel pode carregar a bactéria da conjuntivite. Se um grupo de amigas usar o mesmo, é praticamente inevitável que todas peguem a doença”.

Mas o rímel não é o único vilão. Segundo o estudo, bactérias acumuladas em bases e pó de arroz penetram na pele, enquanto que as impurezas encontradas nos batons são facilmente ingeridas.

A legislação européia determina que as embalagens de cosméticos indiquem a data de validade, mas ainda não há regras definidas sobre o tempo de vida útil do produto.

“A maquiagem que se usa deve ser tão fresca quanto à comida que se come”, aconselha a pesquisadora.

Na Grã-Bretanha, o comércio de cosméticos arrecada 1 bilhão de libras todos os anos (R$4 bilhões). Em comparação ao resto do mercado europeu, as britânicas são as que mais gastam em produtos de beleza.

Se somos aconselhados a não gastar com aquilo que não é essencial - "Isaías 55:2  "Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão?" Porque aplicar dinheiro em vaidade e ostentação?

A Anvisa, no Brasil, não registra alisantes capilares que tenham como base o formol em sua fórmula. O alerta é da Gerente-Geral de Cosméticos da Anvisa, Josineire Sallum. De acordo com a gerente, o formol, nas concentrações permitidas pela Agência, não tem função de alisante. A substância só tem uso permitido em cosméticos nas funções de conservante (limite máximo de uso permitido 0,2%, conforme a Resolução 162/01) e como agente endurecedor de unhas (limite máximo de uso permitido 5%, segundo a resolução 79/00 Anexo V).

Talvez o mais prejudicial artigo de cosméticos e preferido das mulheres seja o esmalte. Sabe aquele cheiro forte que o esmalte exala - é Tolueno. É uma substância que vicia como a 'cola do sapateiro' e ainda causa câncer.

"Associação de Consumidores Proteste analisou esmaltes as principais marcas vendidas no país para testar as opções mais seguras ao consumidor. Do total, sete receberam conceito negativo por apresentarem concentrações de substâncias químicas que podem ser prejudiciais à saúde, como o dibutilftalato e o nitrotolueno.

As mesmas substâncias já foram eliminadas nas fórmulas europeias, após pesquisas detectarem risco potencial de os esmaltes causarem câncer.

No Brasil, elas continuam presentes nas marcas Impala e Risqué, principalmente porque a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não restringe o uso do dibutilftalato nem o do nitrololueno e não impõe limites para o uso do tolueno e furfural, encontrados na composição dos esmaltes, comprovadamente cancerígenos.

O dibutilftalato, por exemplo, é usado para plastificar os materiais e, no esmalte, para dar mais brilho. O tolueno é um solvente usado para fixação, que, em contato com a pele, pode causar alergia. O uso frequente tem efeito cumulativo, o que pode provocar câncer.

O teste também considerou durabilidade, tempo de secagem e brilho. A Proteste enviou os resultados ao Ministério Público Federal de Minas Gerais para providências e solicitou à Anvisa que limite ou proíba as substâncias nas fórmulas dos esmaltes".

O que não faz bem a saúde da mulher, não faz bem para sua espiritualidade.

Leia também: 
Usar maquiagem é pecado?
Estupro e Cultura

105 comentários:

nilson samuel garbossi disse...

Meus parabéns Pr.Ivair Augusto.
amei o seu blog. além de criativo muito bem comentado, é claro que estamos em um país democrático e não temos motivo pra si esconder a nossa opinião, se fosse para critica-lo estaria aqui do mesmo jeito.
o nosso amigo anônimo que fez um pequeno comentário disse que maquiagem é uma arte, sabe que de fato ele tem razão? quando uma criança é arteira, ou seja ela, consegue fazer arte, parece que o resultado não é dos melhores, além desta criança correr perigo, ela exige muito mais dos pais, do que uma criança normal.
se o papai desta criança não tiver sempre ao lado dela, ela poderá machucar e até correr risco de vida, não é verdade meu amigo anônimo, assim somos nós com o papai do céu se tivermos fazendo arte, ele não tiver olhando por nós,podemos machucar e até correr risco de vida, de uma forma ou de outra eu prefiro dizer, que o Senhor está correto: amem?

and love disse...

Uma coisas que pouco percebem !
qual necessidade de usar uma maquiagem no rosto ?
Se eu pintar o meu rosto para ficar linda ou mais linda do que sou,não estaria eu me enganando eu mesmo,e mostrando uma face que não é minha ?
O cristão se baseia na biblia !
E Jezabel foi uma mulher que usava maquiagem,e Jezabel não foi exemplo de boa conduta pra ninguem,sendo assim o cristão não vai andar,se pintar entre outras,qualquer coisa que se possa comparar com uma pessoa que não é referencia para ninguém

Anônimo disse...

Usa maquiagem quem quer!!

Anônimo disse...

Fiquei impressionada com a matéria, pois fui pesquisar sobre Maquiagem e o que vemos uma matéria dessas. Se e que podemos tirar algo de proveitoso que utiliza o Nome DEUS para dizer que isso é pecado.... Num Mundo que a cada dia fica pior por Corrupção,violencia, Abusos,Racismo,Drogas;;;
Usar o Dom da palavra para isso,,
Isso tudo me ajudou a perceber que cada dia Mundo fica pior, Obrigada por ajudar.... E por isso q o Mundo não vai p frente... afff

Anônimo disse...

Com tanta coisa para se preocupar e falar, nos deparamos com isso...

Anônimo disse...

Só o que faltava! Se atole na maquiagem sem Medo! Desde de quando isso é pecado! Desde não olha para sua cara se ela é pintada ou não ele olha pro seu interior a sua sinceridade é o que importa.

Anônimo disse...

Gente, que absurdo. Seu artigo demonstra uma imensa falta de conhecimento sobre cosméticos. Devemos sim, escolher bem que produtos usamos e teremos consciência dos ingredientes que nos fazem mal (o mesmo vale para o que comemos, o que lemos o que ouvimos...) e hj o mercado tem muitas opções saudáveis, basta se informar. O pecado está em não se cuidar e não no uso da maquiagem em si. Irmãs... cuidem do corpo e alma. Mas isso aqui é legalismo.

Anônimo disse...

Então o uso da maquiagem não é necessariamente pecado. Existe uma diferença muito grande em algo ser pecado e algo possivelmente levar ao pecado. Se eu comer me faz pecar, não é o fato de comer que é um pecado e sim a forma que se tem usado algo que não é pecado para pecar. Em suma, a intensão pode ser considerada pecado, mas o ato em si da maquiagem não é. Não há sustentação biblica para isso. A mulher se apresentar bonita nunca foi pecado. Ester que é tomada como exemplo, a Bíblia fala qua ela se preparou, e embelezou no período de um ano antes de se encontrar com o rei. Então Ester é pagã por estar bela? bem apresentável? O que eu vejo são pessoas que acham errado e tentam convencer com bases nas suas próprias interpretação. Sabe o que é errado? É jugar quem está usando, humilhar... sabe porque? Porque jugar é a demonstração que não está havendo amor. Sabe porqe Jesus chamou os fariseus de sepulcros calhados? Porque no exterior era apreciável, mas o interior podre. O que ta havendo é que a igreja tem se preocupado demais com usos e costumes e desvalorizando o verdadeiro mandamento do Senhor: Amar aos outros como a ti mesmo, não jugar, levar as cargas um dos outros ... Toda vez que alguém destroi espiritualmente alguém por causa de coisas banais como maquiagem, está demonstrando que não é convertido, que está em trevas... porque em 1 João está escrito que se alguém diz que anda na luz mas aborrece a seu irmão, todavia é mentiroso, pois continua em trevas.

É preciso estudar a Bíblia tal como ela é e não como queremos que ela seja.

Mané do Blog disse...

ACHO QUE TUDO EM EXCESSO É PECADO, EU USO E GOSTO DE MAQUIAGEM, E EXISTEM PRODUTOS DE MARCAS QUE SÃO ATÉ ANTIALÉRGICOS, SE FORMOS PENSAR ASSIM NO MUNDO DE HOJE A QUESTÃO DA SAÚDE COMPLICA, NÃO PODEMOS INGERIR? VERDURAS,FRUTAS E LEGUMES, POIS CONTÉM AGROTÓXICOS. NÃO PODEMOS BEBER LEITE LÍQUIDO, POIS CONTÉM FORMOL E CONSERVANTES E O FORMOL É UM DELES. O ARROZ BRANCO LEVA UMA SUBSTÂNCIA HORRÍVEL EM SEU PROCESSO DE CLAREAMENTO.
A ÁGUA QUE BEBEMOS É CONTAMINADA, GENTE...TUDO É CONTAMINADO, ESTER SE ARRUMOU UM ANO PARA SER ESCOLHIDA RAINHA, SALPMÃO SE VESTIU COM O MAIS PURO LINHO, JESUS GANHOU OURO QD NASCEU, OS REIS FAZIAM USO DE OURO. SE DEUS É O MESMO ONTEM HOJE E SEMPRE ELE NÃO MUDOU, NÃO SÃO SUAS VESTES OU SUA APARÊNCIA QUE TE LEVA A SALVAÇÃO.
PARA TUDO EXISTE O BOM SENSO, NÃO VAMOS ANDAR SEMI NUAS, NÃO VAMOS SEDUZIR COM MAQUIAGEM, QUE ABSURDO, ATÉ UM ATOR PASSA PÓ COMPACTO E USA BLHIRO ANTES DE ENTRAR NO AR, A MALDADE ESTÁ NOS OLHOS DE QUEM VER. NÃO PODEMOS PINTAR AS UNHAS? PORQUE O ESMALTE FAZ MAL, O AR QUE NOS DAR VIDA, NOS TIRA COM SUA POLUIÇÃO, TENHA UM CORAÇÃO SEGUNDO A VONTADE DE DEUS, NÃO JULGUE E SIGA OS MANDAMENTOS, SEJA MULHER COMEDIDA, TENHA INTIMIDADE COM DEUS, O POVO DE DEUS NÃO VIVE DESLEIXADO. É UM POVO LINDO.

Mané do Blog disse...

Acho que o blog coloca apelidos de mané em quem não se identifica, meu nome é Joelma e não mané. Troquem sugiro, por abençoado do blog.

× Maria Alice disse...

Quer dizer que usar maquiagem leva ao pecado? Hmm...Devemos usar burca então? O senhor, caro pastor, deve ser contra ao uso de biquíni e maiô na praia, estou certa? Usar maquiagem não é pecado, pecado é usar o nome do Senhor para causar escândalo. aposto que não quer que filha, esposa e ovelhas usem maquiagem, mas admira uma mulher bem maquiada na rua. Por favor, né?! A bíblias nos diz "tudo com ordem e decência" Tenho 19 anos, uso maquiagem, batom vermelho e afins e não sou menos filha de Deus, menos abençoada ou pecadora por isso.
Reveja seus conceitos, pastor e preste atenção ao objetivo do seu blog. A paz!

Unknown disse...

Eu penso o seguinte... iremos subir em outro corpo sendo que jesus mesmo falou que tudo que está aqui na terra voltará a terra e que nosso corpo mesmo virará pó, mas se você pensar em maquiagem, eu uso sou filha de pastor e penso o seguinte... Você usando ou não não vai mudar teu carater.. E DESDE QUANDO DEUS FALOU PARA SEGUIRMOS O EXEMPLO DA BIBLIA? Devemos ser seguidores de cristo! devemos usar as roupas daquela epoca? TUDO Deve voltar a nossa realidade.. EU USO MAQUIAGEM E GOSTO MUITO, mas mesmo assim Deus me usa como levita, mesma coisa tatto, eu não tenho por medo, mas admiro quem tem.. O foco principal é o seguinte... NÃO IMPORTA O QUE, MAS O PORQUE DE ESTAR USANDO, se você usar uma maquiagem para atrair meninos(PECADO!) SE VOCÊ FAZER UMA TATOO COM O NOME DE UM DEMONIO (PECADO!)DOQUE adianta a menina não usar maquiagem e usar uma saia curta? Do que adianta uma menina não usar maquiagem e viver fofocando? Do que adianta uma menina não usar maquiagem e viver uma vida que a igreja a obriga a viver, e não a vida que ela quer levar com Deus? EU APOIO O USO DE MAQUIAGEM, mas cada um deve buscar a sabedoria de saber o limite para tudo.

Unknown disse...

Sem contar que ainda tem igrejas que bebem vinho... ISSO SIM É PECADO, NÃO UMA MAQUIAGEM QUE PODEMOS TIRAR COM ÁGUA! DEUS ABENÇOE VOCÊS! A PAZ.

Rodrigo Souza disse...

existe uma coisa q o inimigo de nossas almas usa contras as pessoas q é a cegueira espiritual. ela ñ permite q se veja a verdade mesmo q ela esteja assoprando na cara.sobre este assunto, existem 3 tipos de gente: quem usa,quem ñ usa, mas diz q ñ tem nada contra e apoia, e como eu e este pastor, q são contra esta prática q tem feito pessoas se virarem contra a doutrina bíblica e corrido atrás de fábulas com uma opinião do "ñ tem nada a ver".è simples, é só ler 1ª Jo vers.9, vc q diz q usa maquiagem esmalte, com certeza vai querer usar uma roupinha q combine com isso, aí onde mora o perigo, vc conhece a lascívia?se vc ñ sabe o q é, vá estudar pesquisar orar saber se Deus se agrada destas práticas, q em vez de entronizar a cristo, fica "endeuzando" sua beleza como se fosse a unica coisa q importasse. Leia Is:3:16-26 vamos ler a bíblia e interpretar ñ para apoiar nossas próprias concupisciencias mas sim para se santificar ao senhor cada vez mais.

Rodrigo Souza disse...

existe uma coisa q o inimigo de nossas almas usa contras as pessoas q é a cegueira espiritual. ela ñ permite q se veja a verdade mesmo q ela esteja assoprando na cara.sobre este assunto, existem 3 tipos de gente: quem usa,quem ñ usa, mas diz q ñ tem nada contra e apoia, e como eu e este pastor, q são contra esta prática q tem feito pessoas se virarem contra a doutrina bíblica e corrido atrás de fábulas com uma opinião do "ñ tem nada a ver".è simples, é só ler 1ª Jo vers.9, vc q diz q usa maquiagem esmalte, com certeza vai querer usar uma roupinha q combine com isso, aí onde mora o perigo, vc conhece a lascívia?se vc ñ sabe o q é, vá estudar pesquisar orar saber se Deus se agrada destas práticas, q em vez de entronizar a cristo, fica "endeuzando" sua beleza como se fosse a unica coisa q importasse. Leia Is:3:16-26 vamos ler a bíblia e interpretar ñ para apoiar nossas próprias concupisciencias mas sim para se santificar ao senhor cada vez mais.

Unknown disse...

Erotismo??? putz cara, agente só quer ser mais bonita, se sentir bem é pecado??? Por que eu me sinto bem quando estou maquiando alguém ou quando estou maquiada... MAS COMO ASSIM EROTISMO??? Vaidade.. tá.. vaidade.. você não se veste muuuito bem??? não gosta de se sentir bem com sua roupa bem arrumada, com uma ótima costura, etc?? então homem!não deixa de ser vaidade! então não pregue contra isso!

A Tatuagem, como a Dâmaris disse ali em cima, não apoio mas não tenho preconceito contra quem tenha... Acho que somos templo do espirito santo e não devemos mudar este templo radicalmente, pois como sabemos, uma tatuagem não sai do corpo nunca! mas a maquiagem sim! meu amigo, você chega no fim da noite, toma uma banho, esfrega o rosto e já era! acabou! não existe mais maquiagem em você! Uma coisa que acho extremamente hipócrita são as pessoas que pregam contra isso, mas se tem uma festa e tal, lá tá ela! prega contra ombro de fora: lá tá ela na festa de tomara-que-caia... Prega contra esmalte: lá está ela de esmalte P-R-E-T-O, então são tantas coisas que meu Deus... Se Deus não me quisesse assim, eu acho que ele não me teria como levita e nem me usaria nas igrejas... Então fique na vocação que Deus te colocou e não conteste essas coisas... por favor.. me mostre na bíblia só uma palavrinha, uma palavrinha só irmão, onde tá escrito que "maquiagem está proibida de entrar na sua vida. não use! quem usa são vadias que não prestam e vendem seu corpo pra ficar mais sensual!" por que foi isso que eu entendi que você quis dizer... NÃO SOU PROSTITUTA E NUNCA VOU SER! NÃO SOU VADIA E TENHO MEDO DE QUEM É! NUUUUUNCA TIVE A MÍNIMA VONTADE E A MÍNIMA INTENSÃO DE FICAR MAIS "SENSUAL"!!!! por favor! pretendo seguir carreira de maquiadora e dane-se o mundo! já me disseram que vou maquiar o michael jackson no inferno se continuar assim.. Dane-se! não é o que penso! O importante é eu me sentir bem e de acordo com o que eu quero.. não me sinto bem em sair sem maquiagem. não"! e daí! cada um cada um... não critique isso! não julgue quem está se maquiando ou quem é vaidoso.. todos são! todos gostam de um bom corte de cabelo, uma barba bem feita, uma roupa lindíssima... ISSO É VAIDADE TAMBÉM!

A paz, se não concordou dane-se também, fique com Deus, e como já disse: FIQUE NA VOCAÇÃO QUE DEUS TE CHAMOU...

Unknown disse...

Deus criou todas as coisas, o homem que decidiu o que era certo e errado!

Unknown disse...

A bíblia diz: "todas as coisas lhes são lícitas mas nem todas lhe convem. Ou seja, pecado é usar algo para seduzir, causar inveja entre outras coisas. Eu uso um rímel, um glos e um blush, e deu. Apenas para não ficar com aquela cara abatida de quem está cansada. Acho que não tem nescessidade de encher a cara de massa porq sem nenhum embasamento científico acredito que faz mal pra pele e envelhece. A prova disto é que me comparando com algumas pessoas mais jovem ( tenho 32) que fazem uso exagerado de maquiagem aparento muito mais jovem; ainda me dão 20 anos na boa. Acho que Deus nos emprestou este corpo, ele definitivamente não nos pertence;tanto é que quando morremos nos desvinculamos dele e le volta ao pó. E a bíblia diz que prestaremos conta de tudo que fizemos no juízo final, até de um fio de cabelo. Mas sabemos que há o livre harbítrio, cada um faz o que quer. mas quem serve ao senhor serve em espírito e verdade e realmente a vaidade é deixada de lado. Tem até um louvor que diz: Eu não preciso ser reconhecido por ninguem, a minha glória ´pe fazer com que conheçam a ti, e que diminua eu, pra que tu cresças senhor, mais e mais. E como os serafins que combrem o rosto ante a ti, escondo o rosto pra que vejam tua face em mim...
Pra mim, depende do que quer pra sua vida. Eu cuido da minha vida, do meu corpo, dos meus pensamentos, da minha língua e atitudes.

Gigio disse...

Um bom texto sobre o pecado em si, vale à pena dar uma conferida, boa leitura amigos, clique ou copie o link à frente; http://giovannipinto.wordpress.com/2013/02/07/sobre-o-pecado/

Anônimo disse...

a maquiagem serve para modifica a perfeição e imagens semelhaças de deus o diabo coloca na mente das mulheres que sem maquiagem e feia a maquiagem so prostituta usava nos tempos antigos fora avaidade que pecado e vç que e mulher temente a deus não corte seu cabelo e nem usa tintura no seu veu a biblia chama o cabelo d amulher de veu .

Anônimo disse...

Pastor Ivair, eu te agradeço!
Se não fosse por este blog, jamais saberia o quanto sou privilegiado. Tenho um pastor e tanto, inteligente, coerente e digno da bíblia que carrega e do evangelho que nos ensina.
Fico me perguntando, como será que são suas ovelhas? Logo me vem um cabresto na mente.
Louvo a Deus por homens como Ariovaldo Ramos, Ed René Kivitz, Anésio Rodrigues e tantos outros.

Ivair Augusto disse...

Cada um tem o pastor que merece. Alguns têm pastores que falam a verdade com amor; outros têm pastor que demonstram amor, sem a verdade...

Anônimo disse...

A beleza verdadeira é a natural. Assim que Deus nos fez. Assim que Ele nos quer.

Makes Gaby disse...

Boa Tarde, me chamo Gaby, sou evangélica e Lider de Jovens em minha igreja. Sou maquiadora profissional a algum tempo, e gostaria de deixar minha opinião referente ao tema.
Acredito q a conclusão do pastor em partes esta correta, e em partes dependerá muito o ponto de vista de cada um. Concordo quando ele diz que a maquiagem leva a mulher ( e o homem que cobiçou ) ao pecado quando a mesma lhe deixa sensual, quando a maquiagem é usada para sensualizar um visual. Nós mulheres devemos tomar muito cuidado,pois em determinados casos um simples batom de cor mais vibrante nos torna atraentes e sexy aos olhos dos homens. Roupas, moda, adereços em minha opinião são pecados quando nos sensualizamos com o uso deles, isso se dá não só aos acessórios em questão, mas principalmente a compostura de quem esta usando-os.
A sensualidade da mulher começa no olhar, andar e gesticular, com ou sem maquiagem se ela quiser ser ou estar sexy estará.
Acredito que não podemos generalizar. Como eu disse sou maquiadora e lider de jovens, não saio de casa sem uma boa maquiagem que seja apenas de correções, sou casada, sei que meu esposo se importa sim com minha aparencia, agora, não podemos jogar todo o pecado nas costas das mulheres...
Se a mulher se veste bem, esta pecando, se ela se veste mau é desleixada, o marido trai ela, a culpa é dela que não se cuidou, mas ninguém fala de como o homem enxerga a beleza da mulher????
De uma coisa tenho ABSOLUTA CONVICÇÃO Deus conhece o coração e a mente de cada um, Dele não se esconde nada. Para as mulheres digo: Deus conhece sua VERDADEIRA INTENSÃO quando veste determinada roupa, acessório ou maquiagem.
Para o homem digo: Deus conhece exatamente com que olhos você olha para aquela que não é SUA ESPOSA.

Att

Jussara Singh disse...

isso e religiosidade. Se maquiar nao e pecado. o homem olha a aparencia, Deus olha o seu coracao.
Devemos simplismente ter nossos coracoes puros e entregues a Deus e o Espirito Santo te Guia e te revela o que e certo ou errado. eu te digo nao e a maquiagem que vai te tirar a salvacao e a vida eterna com Cristo.

Ana Brito disse...

Isso se chama IGNORÂNCIA!O Sr. deveria se ocupar em evangelizar e pregar a palavra de Deus ao mundo, ser um verdadeiro pastor e não criar suas próprias conclusões a respeito da bíblia e julgar algo tão banal como pecado, e o que seria pecado?Talvez mentir, desvirtuar e julgar seja pecado!Deus nos quer alegres, inteligentes, bonitos e cheios de saúde para espalhar pelo mundo seus ensinamentos e não malucos e cheios de convicções infundadas e se aproveitando da pobreza de espírito e da ignorância dos outros.Pense nisso!

Anônimo disse...

DEUS NUNCA ME JULGARÁ POR CAUSA DE UMA SIMPLES MAQUIAGEM! EU SOU MAQUIADORA E PAGO MEU PÃO FAZENDO ISSO, O QUE NÃO CAUSA MAL A NINGUÉM! O QUE CAUSA MAL ÀS PESSOAS SÃO ESTES PASTORES FALSETAS QUERENDO FAZER LAVAGEM CEREBRAL NA CABEÇA DAS PESSOAS! PRONTO FALEI!!!!!!!!!

Bia disse...

Eu nao acredito que eu li isso... E o pior sao as pessoas alienadas q acreditam nesse homem... Tenho eh doh dessas pessoas...

Anônimo disse...

NÃO TOQUES NO URGIDO DE DEUS ELE FALOU A VERDADE

Anônimo disse...

YESHUA HAMASHIACH GOSTEI MUITO DO ESTUDO SEI QUE TEM PESSOAS QUE NÃO GOSTA DA VERDADE MUITOS PREFERE UMA MENTIRA DO QUE A VERDADE O DIABO TEM ENGANADO A MUITOS.MUITOS VÃO PARA O INFERNO POR CAUSA DA DESOBEDIÊNCIA A PALAVRA DE DEUS SUAS GRITICADORAS VAIDOSAS PASTOR EVAIR DEUS COM VOCÊ AMÉM

Anônimo disse...

seja você mesmo usar maquiagem pra que? Deus te ama como você e e não como você quer parecer Shalom Jesus te Ama

Anônimo disse...

Voltemos no tempo:
-Na Bíblia quem usava maquiagem nunca foi exemplo
-Os apóstolos aconselhavam o exemplo da pomba e a não usar
-Maquiagem vem da cultura egípcia ou paganismo
-Maquiagem nunca foi de uso das servas de Deus na igreja primitiva
-Tem mais coisas que eu poderia citar, mas como não quero convencer ninguém pq hoje vivemos no achismo e fazendo a própria vontade

Nos dias de hoje...
-O povo só quer ser sal, ser luz nem pensar. Não andam em equilíbrio acham que apenas o coração precisa de transformação, quando a palavra mesmo diz que o coração é enganoso
-Quem não viu ou estudou como era o costume das mulheres cristãs na década de 80 pra trás, claro que vai achar isso normal. Toda religião do mundo tem usos e costumes o cristianismo principalmente, olhe pra os cristãos do oriente, eles são modelos o cristianismo veio de lá
-É mais fácil vc tentar convencer um leão ser vegetariano do que fazer uma garota "crista" largar maquiagem
-Hoje em dia o povo quer ouvir sobre soluções para problemas só ciais, fazer o que você fazendo é o mesmo que falar da vida alheia pra eles
-A maior verdade de hoje é que o povo quer ouvir o Evangelho desde que ele mude só o interior, por isso que ouvem apenas um evangelho sem cruz, sem abnegação, e sem o negue - se a si mesmo

Apesar de sua postagem ser correta, mulher nenhuma que usa maquiagem vai dar bola pra isso, pq ela olha pra os lados na igreja e todo mundo usa, então ela crer que ser diferente do mundo é qualquer coisa menos abandonar algo que ela julga banal...

Anônimo disse...

A maquiagem faz mal pra pele, e fecha os poros, se a mulher näo souber usar um bom demaquilante pra limpar a pele, hidratar e tonificar, ou usar maquiagens baratas de baixa qualidade, as boas maquiagens contem bases hidratante na sua composiçáo, bem se ve que esse texto foi escrito por um homem rs.Outra coisa, ,realmente na biblia náo está escrito que é proibido usar maquiagem, vcs acham que Deus, um ser täo maravilhoso e cheio de amor iria se importar com uma coisa dessas?Isso é coisa do homem, regra criada pelo homem, meu pai foi presbítero da assembléia de Deus, numa época em que as regras eram bem rigidas, mulher näo podia andar de calça, náo podia raspar as pernas, náo podia cortar cabelo, nao podia usar maquiagem, as pessoas nao podiam ver tv, eu era criança mas lembro bem, tinha mulher de pastor que cortava cabelo, usava maquiagem, e nas reunióes que faziam com os lideres, onde a familia tbem estava presente, faziam churrasco, tinha televisáo, todos assistiam, o povo nao podia, mas os lideres sim, regras criadas pelo homem.Eu uma época me desviei da igreja, e quando comecei a voltar, aos poucos, me aconteceram algumas coisas muito ridiculas, como por exemplo, eu tinha desacostumado a usar saia, entao eu ia de calça, pois tinha um auxiliar la da igreja que quando ele passava por mim na rua e eu estava de calça, ele passava do meu lado e virava a cara, me ignorava pq se achava santo demais pra me cumprimentar, e um dia na escola dominical ele disse com a boca cheia que virava a cara mesmo, eu nunca vi alguem sair tao humilhado de um pulpito, pq um irmaozinho levantou na mesma hora, e disse: irmao, quem somos nós pra julgarmos nosso proximo?Se Jesus mandou atirar a primeira pedra quem nao tiver pecado, quem somos nós pra apedrejar alguem?Pois eu, quando estou perto de alguem que eu sei que esta fraco na fé, eu faço questao de cumprimentar, conversar, e mostrar o amor de Deus, virar a cara náo é atitude de um verdadeiro cristáo.Eu quis citar esse episódio como exemplo, que a maioria das regras sáo criadas pelo homem, e as vezes pequenas atitudes como a desse irmáo, podem levar uma alma a perdiçáo, sendo que Deus é amor e quer que todos se salvem, e ele nos ama incondicionalmente.Eu náo acho que a maquiagem esteja ligada a iniquidade,eu semore me maquio e nem por isso me considero iniqua, a biblia diz que devemos ser luz em meioas trevas, devemos dar o exemplo, e ser um espelho para o mundo, sinto orgulho quando pessoas náo crente me dizem: nossa mas vc é crente?vc é tao bonita, tem o cabelo táo bem cuidado, sempre maquiada, bem vestida, as pessoas táo presas a visáo de antigamente, onde as mulheres náo queriam ser crentes pq teriam que ficar feias, cabelo com pontas, pernas peludas, roupas feias, é isso que a igreja representava antigamente, por causa de que?por regras criadas pelo homem. Enquanto para alguns a maquiagem é iniquidade, pra mim pode representar poder, no egito as pessoas se maquiavam, tanto homens quanto mulheres, e vcs acham que José, o menino que foi jogado a morte e se tornou governador daquela grande naçáo, náo usava maquiagem???Com certeza que usava, afinal ele ocupava um cargo de poder, e se maquiagem fosse iniquidade, vcs acham que Deus teria usado ele pra uma obra táo grande, que salvou milhares de vida???José era um homem usado por Deus, e foi luz em meio a escuridáo, e um espelho pro seu povo.A biblia diz que muitos que dizem: senhor, senhor, náo entraráo no reino de Deus, náo perca a sua salvaçáo por regras criadas por quem é falho, busque a Deus, e se realmente vc estiver errando, tenho certeza que Deus vai tocar no teu coraçáo, e te dar forças pra consertar oque estiver errado, siga as regras de Deus, náo do homem.

Unknown disse...

é verdade que QUANDO a palavra de DEUS nos corrige sempre,usamos até a própria bíblia para nos defender.quando isto atinge a nossa ferida significa que vai doer.se falarmos para uma irmã (como essas que faz uso de maquiagem)que é pecado assistir filmes imorais com certeza ela que talvez não assiste iria concordar com um estudo condenando a prativa da imoralidade,ou seja CARA OU COROA!meus parabéns pr.EVAIR AUGUSTO um abraço do PB ADEMIR SANTOS

Anônimo disse...

Putz! Se é pecado, já fui pro Inferno...

Unknown disse...

Vamos direto ao ponto: "Do mesmo modo, mulheres, sujeitem-se a seus maridos, a fim de que, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavras, pelo procedimento de sua mulher,
observando a conduta honesta e respeitosa de vocês.
A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas.
Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus.
Pois era assim que também costumavam adornar-se as santas mulheres do passado, que colocavam a sua esperança em Deus." 1 Pedro 3:1-5. De mais a mais, maquiagem remete à Jezabel, uma mulher idólatra. Você pretende ser equiparada a idólatra ou a uma mulher santa? Paz.

Anônimo disse...

Verdade:)

Anônimo disse...

o pastor falou tudo se vc tem duvida é porque não lê a biblia ou não quer obedecer porque pratica essas vaidades a biblia ela condena todo tipo de vaidade,mas jesus estar voltando e quando isso acontecer e ele levar o seu povo escolhido e voce que critica ficar ai não terá mais como se arrepender,jesus quer que santifiquemos nosso corpo,alma e espirito.
muitas igrejas pregam doutrinas faceis para ter igreja cheia mas Deus já disse na sua palavra que muitos são chamados e poucos escolhidos.

Anônimo disse...

Procurem seguir a jesus cristo

Anônimo disse...

Concordo com o post. A verdade tem que ser dita doa a quem doer, com o cristão é sim sim ou não não. A paz!!

Grazi disse...

Tudo isto vi nos dias da minha vaidade: há justo que perece na sua justiça, e há ímpio que prolonga os seus dias na sua maldade.
Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo?
Não sejas demasiadamente ímpio, nem sejas louco; por que morrerias fora de teu tempo?
Bom é que retenhas isto, e também daquilo não retires a tua mão; porque quem teme a Deus escapa de tudo isso.
A sabedoria fortalece ao sábio, mais do que dez poderosos que haja na cidade.
Na verdade que não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque.
Tampouco apliques o teu coração a todas as palavras que se disserem, para que não venhas a ouvir o teu servo amaldiçoar-te.
Porque o teu coração também já confessou que muitas vezes tu amaldiçoaste a outros. Eclesiastes 7:15-22

Simone disse...

Ora, quanta ignorância!
E quanta hipocrisia!
Vocês homens radicais, se virem uma mulher feia, vão querer namorá-la? Acho que não, né.
Toda mulher merece sim se valorizar, se sentir bonita e pecado mesmo é ficar desleixada, sem tomar banho, sem escovar os dentes, sem se pentear...
Vocês homens machistas que têm uma mente poluída e veem maldade em tudo! Eu pinto as minhas unhas, nunca me fez mal e nem vai fazer, afinal eu não tenho alergia as fórmulas do esmalte. Bom, quanto a maquiagem em geral, eu uso as vezes, menos nos olhos, pois sou alérgica e tenho olhos sensíveis. O que é uma pena! Acho lindo rímel e sombra nos olhos!
Tudo na vida deve ser feito com bom senso, e na maquiagem, adornos, roupas, calçados, perfumes e acessórios não será diferente e nós mulheres sensatas do mundo inteiro sabemos disso. Quanto as fórmulas nocivas, já não acredito muito, pois como diz o texto, foram feitos testes em animais e sou contra esses testes cruéis e não confio nesses testes, pois a pele do animal que for, não é igual a pele do homem e mulher.
Devemos sim ter ordem e descência. Mas julgar o próximo, porque sua forma de se adornar e vestir com certeza é algo que Deus não aprova. Tem mulher que não liga para maquiagem e tem mulheres que usam e gostam de maquiagem! E ambas estão certas, o importante é ser feliz, e a menina, a moça, ou senhora que quiser se sentir mais bonita, qual é o problema? Que pecado tem? E a judia rainha Ester, se enfeitou toda, e foi Deus que elevou-a rainha da Pérsia! Será que Deus era contra ela se arrumar? Mas Jezabel também se arrumava, que ao contrário de Ester, esta era de um coração perverso. Mas isto não quer dizer nada!!! Abaixo segue estes versículos:

''Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração. 1 Samuel 16:7''

''Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça. João 7:24''

Ah, e tem muitas mulheres que não são nada vaidosas, mas são de má índole, furtam, fofocam, difamam, ate adulteram... Conheço algumas...
Eu sou crista e me embelezo tranquilamente e com ponderação (nada contra quem exagera ou é desigual a mim) sim senhor!!!! Hehe! Para a glória do Senhor e para me sentir bem.

Anônimo disse...

Afinal, com todo o respeito, quem é o senhor e de qual igreja o senhor é? Estranho um blog ter sido feito para falar só sobre um assunto!
E maquiagem não é pecado mesmo! Se for assim, o senhor peca então, pois em toda a bíblia as vestes masculinas não era nada parecido com as roupas hoje, que com certeza deve ter origem em povos pagãos!?! é fácil dizer que a mulher não presta né! Mas, e os homens? Andavam bem vestidos e alguns eram hipócritas, na bíblia tem inúmeros exemplos, de gênesis ao apocalipse viu! Se liga! Presta a atenção! Se fosse assim, então é pecado limpar e arrumar a sua casa também, afinal, também isso é vaidade! E os produtos de limpeza, cheios de ingredientes pesados... E lendo Eclesiastes 12:12, então quer dizer que eu não posso estudar? Me formar? Ora, claro que sim, e cuidado para não deturpar a bíblia, pois texto fora dó contexto vira pretexto! A maquiagem em si não é errado, assim como a sua roupa moderna, sua casa, seu carro... Tudo depende da sua intenção, pois São apenas coisas materiais a bem favor do ser humano! Claro que em tudo devemos ter santidade! E respeito ao próximo também, porque os homens cristãos ou não pecam muito!!! Melhor prestar mais atenção em Jesus Cristo dó que por defeito nas mulheres... E a alma, fica aonde?

''Não julgueis, para que não sejais julgados.
Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.
E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?
Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão. Mateus 7:1-5''

''A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;
Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! Mateus 6:22-23''


''Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.
Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.
Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.
E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. Mateus 5:27-30''

Anônimo disse...

''Porventura esquece-se a virgem dos seus enfeites, ou a noiva dos seus adornos? Todavia o meu povo se esqueceu de mim por inumeráveis dias. Jeremias 2:32''

Impossível esquecermos dos adornos e maquiagem!

''Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas joias. Isaías 61:10''

Ops! As noivas de todas as nações também se maquiam! E as não noivas também, e???

Anônimo disse...

pastor, me perdoe, só agora que consegui visualizar seu blog todo e sobre ó senhor e sua igreja;. café meu computador só mostrava os comentários!
Mas me desculpe, mas não dá para concordar com os seus argumentos, que é pecado o uso de maquiagem, pois tem tantas coisas piores que infelizmente estão acontecendo que nem nas igrejas se fala, como por exemplo a violência doméstica, a mentira, a desonestidade, a pedofilia, etc..

Simone disse...

Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.
1 Coríntios 10:31

Taty Santos disse...

Nossa, você só lembrou de Jezabel? E Ester que se ornou para entrar na presença do rei? Noemi ensinou a Rute a se embelezar. Exemplos de que a beleza da mulher não é pecado.. Iisso é uma doutrina insttuida por certas igrejas. Que devem ser respeitadas, mas não confundidas!

Anônimo disse...

PURO BABACA E MAIS IDIOTA QUEM ACREDITA EM DEUS AINDA... NA VERDADE A BIBLIA EH A MAIOR MENTIRA JA CONTADA, SEM CONTAR DE JESUS Q NAO EXISTIU E ISSO EH COMPROVADO POR VARIOS FILOSOFOS DA EPOCA Q NUNCA RELATARAM NADA

Anônimo disse...

Deus ve o coraçao das pessoas e ano a casca!
Ser Pastor nao e ser dono das ovelhas e sim cuidador das ovelhas
Pessoas com as proprias doutrinas criadas nao deviam ser pastores
Jesus veio a terra para as ovelhas perdidas
E com doutrinas feitas pelo homem espanta as ovelhas perdidas
Cai na real
Le a Biblia de novo e segue a Jesus e ano a ti mesmo
Jesus nos ama com e sem maquiagem

Anônimo disse...

Deus ve o coraçao das pessoas e nao a casca!
Ser Pastor nao e ser dono das ovelhas e sim cuidador das ovelhas
Pessoas com as proprias doutrinas criadas nao deviam ser pastores
Jesus veio a terra para as ovelhas perdidas
E com doutrinas feitas pelo homem:
nao pode isso, nao pode aquilo
espantam as ovelhas perdidas
Ama o teu proximo independente de classe social, indepedente como esta vestido ou de onde vem
Cai na real
Le a Biblia de novo e segue a Jesus e nao a ti mesmo
Jesus nos ama com ou sem maquiagem

Unknown disse...

Muito chato ler aquele artigo todo... Fica falando sobre produtos químicos e por aí vai. Se for olhar por esse lado, pare de tomar remédios (químicos) e morra cedo. Simples. Sei que pregamos os tais remédios da natureza e sou todo a favor, mas não dispenso um antibiótico em caso de infecção de jeito nenhum. Os tão criticados produtos químicos são os verdadeiros responsáveis pela queda da mortalidade infantil e pela longevidade de tantas pessoas. Um dos filhos de E. G. White morreu de pneumonia, alguém tem dúvida que ela usaria antibiótico naquela época se pudesse?
Agora, falando sobre beleza feminina, maquiagem e jóias... Pra mim está claro que Deus entende a natureza humana (e a natureza feminina, coisa que só mesmo Deus para entender), então Ele entende perfeitamente bem quanto é importante para uma mulher estar bela, se sentir bela. Quando usa em Apocalipse o paralelo entre o Seu encontro com a igreja e o casamento, Ele diz que a noiva (igreja) está adornada para seu noivo. Pena que os pastores atuais continuem usando textos de EGW escritos no século 19, na região mais puritana do mundo, para defender posturas tão arcaicas em pleno século 21. Mulheres adventistas, por favor, continuem cuidando da beleza, fiquem antenadas com a moda, vistam-se bem.... Assim, espero, em pouco tempo teremos as mudanças tão necessárias e seremos menos tratados como estranhos pelos nossos irmãos de outras denominações.

Gilberto Abreu disse...

Quando Deus destruiu o mundo com o dilúvio, as ações dos homens e os pensamentos e desejos do seu coração eram continuamente maus. Hoje não é muito diferente. A libertinagem, algo bem disperso no mundo atual, e instrumento de satanás, inimigo de Deus e do homem, tem ganhado cada dia mais adeptos. Ao criar o homem, "lá no Éden" e na nova perpetuação da terra, depois do dilúvio, por meio de Noé e sua família, o Senhor sempre colocou seus limites e restrições. E o que é maravilhoso, é que tudo é em prol do bem do próprio homem. Infelizmente, uma das características marcantes do pecado e seus seguidores, é a desobediência. Foi assim que tudo começou, lá no princípio, lembra? Muitas pessoas tem usado o livre arbítrio que Deus lhe deu, para tornar-se um MINI-DEUS. Criando seu próprio universo e vivendo para o seu bel-prazer. Não adianta! Se Deus falou tá falado. Se Ele disse, tá dito. E não vai ser o teu desejo pessoal de querer satisfazer a si próprio que vai mudar essa verdade, ou jogá-la por terra. Portanto, usar o que é de Deus, "O SEU CORPO" para profanar, ou satisfazer os desejos da sua carne e do diabo, é pecado sim! Parabéns Pastor. Você é verdadeiramente, não só um homem de Deus, mas servo dEle. Tem muita gente por aí, se intitulando filho de Deus, mas, são desobedientes tão quanto satanás. Tô contigo. E o diabo que morra!!!

Anônimo disse...

Eu não acredito que li isso!Nunca li tanta besteira junta kkkk hiprocrisia,falta de conhecimento tecnico e sensasionalismo tudo menos embasamento biblico correto.Oremos

Anônimo disse...

e isso mesmo concordo vaidade e pecado a biblia condena a mulher corta o cabelo que se veu ja a maquiagem ea mulher tentado muda a perfeição que deus lhe deu...e quantas igrejas estão nesse pecado da vaidade oque era pecado a 20 e 30 anos atras hoje não e...

karla_fransouza disse...

O pastor explicou "tecnicamente", porém onde diz na BIBLIA que o uso de maquiagem é proibido?
Baseado em quais passagens bibicas essa proibição tem fundamento?

Anônimo disse...

Deus é um deus feliz temos que andar bem vestidos e felizes se andarmos desajeitados passaremos uma imagem feia.. .maquiagem nao é pecado isso e um absurdo nao deixar uma mulher se arrumar e ser feliz nao ha principios biblicos q diz q usar maquiagem e pecado! Mais alguns escravos da religiao q nao sabe diferenciar o que e errado e o que e certo

Anônimo disse...

Vc não sabe de nada! Vc vai ver quando vc for para o inferno!

Unknown disse...

Usar Jezabel como um exemplo torna-se fácil crer em sua tese, porém o que me dizer de Ester que tornou-se rainha e com certeza seguia os preceitos da época onde pessoas com um Poderio elevado dos demais na sociedade ornamentação-se para que fosse reconhecida a "Majestade" colocando em lugar de destaque perante os homens por Deus?
Além do mais de que valem esses post escandalizado-se de mulheres que usam uma maquiagem ou um desodorante sendo que são para essas devidamente que seus olhares percorrem? Por ventura não seria mais sensato que insentivassem sua esposa a ficar mais bela para que não precisassem cometer o pecado da cobiça e hipocrisia?
Está na hora de se atentarmos ao realmente importa!

Ivair Augusto disse...

Olá Júlia
Nem tudo que a Bíblia relata é mandamento, conselho ou permissão aos crentes de hoje.
É muito claro que o povo seguia os hábitos e padrões das nnações pagãs; e isso ocorre na história de Ester.
Ela vivia no cativeiro (fora de Jerusalém) e sofreu influências dos medo-persas.
Pelo fato dela pertencer ao harém do rei, isso autoriza a poligamia?
Ester permitiu-se uma relação polígama. Foi dentro da poligamia que se casou e ocorreu toda a história que conhecemos.
Essa era a realidade dos povos antigos, principalmente entre os pagãos.
Nabucodonosor quando se converteu e aceitou servir a Yahweh, era dono de um harém quase como o de Salomão; por isso a poligamia se torna viável entre os crentes?
Essa é uma leitura irresponsável das Sagradas Escrituras.
Nem tudo que está na narrativa Bíblica é uma autorização ou permissão. É preciso ver o contexto histórico dos fatos.
As jóias, maquiagem, poligamia, dança, sensualidade nos vestuários etc, estão presentes na narrativa Bíblica, mas nem por isso é o ideal de Deus para seu povo.
O Novo Testamento em 1 Timoteo 2.9 e 10; e 1 Pedro 3.3 é claro sobre a modéstia e simplicidade da mulher. Se os cosméticos ppte os corretivos, forem usados com modéstia, a mulher não estará usando de vaidade.
Na postagem em nenhum momento foi dito que não se pode usar um desodorante ou cosméticos. O alerta é para a saúde de qualquer pessoa ao usar químicas ou produtos tóxicos.
A mulher cristã deve cuidar de sua aparência e estar bem cuidada, mas sem ostentação, vaidade.

IMPACTO RÁDIO disse...

http://impactoradioweb.blogspot.com.br/2014/07/ouca-agora-estudo-sobre-costumes-da.html

Deixo neste link uma resposta a esta pagina.

Fran M. disse...

Caro Pastor

Creio que a coisas piores no ser humano para Deus julgar que a "maquiagem"... Coisas digamos mais "internas".. Aquelas coisas que só "Deus" sabe.. Quanto ao argumento sobre as coisas químicas e prejudiciais, só se voltássemos para a Idade da Pedra para não ter algo químico. Sabia que em sabonetes, pasta de dente, sabão para lavar roupa, detergente, alimentos, etc tem parte destas substâncias???!! O Senhor usa antitranspirante? Usa talco para chulé? O senhor usa espuma para barbear? Gel para o cabelo? Ah.. Por falar nisso culturalmente o homem não "usa maquiagem," mas barbear-se, tomar banho, tirar seu cheiro de chulé, também não é vaidade? A maquiagem é uma vaidade, mas isso também é.. Logo.. Preocupe-se com coisas maiores.. Fica a dica..

Anônimo disse...

SEU TEXTO É TENDENCIOSO! VOCÊ RELATA OS RISCOS E DÁ UMA PITADA DE AVERSÃO DIVINA! TENTA ESCONDER SUA INTENÇÃO, MAS ELA É CLARA EM TODO O CONTEÚDO: QUERES IMPLANTAR COMO PECADO O USO DA MAQUIAGEM! CREIO QUE NESSE TEMPO DO FIM, TEMOS COISAS MAIS IMPORTANTES A DISCUTIR E FAZER DO QUE PERDER TEMPO COM ESSAS BABOSEIRAS!

celsoluism disse...

Ola, é isso mesmo pastor vamos todos parar de usar sabonete, creme de cabelo, shampoo, na verdade vamos nem tomar banho mais porque todos estes produtos usam parabeno, inclusive seu perfume caríssimo, o senhor não deve entender muito de química por isso disse o que pensa sobre esta questão mas vou dar uma dica: ao tirar o parabeno dos produtos que faz mal realmente foi usado outra composição tão venenoza quanto o parabeno porem menos conhecido, exemplo: phenoxyethanol que é muito encontrado em quase todos produtos caros do mercado, hehe isso o senhor não sabia né? pois então se não é encontrado nenhum nem outro vamos encontrar benzyl alcohol, benzoato de sódio, álcool etílico, metanol, álcool isopropílico e álcool SD, bom ja deu pra entender seu erro na parte química da conversa né? agora vamos à parte bíblica da história, vamos ao melhor disto tudo: não só as mulheres mas tambem os homens se enfeitavam e não era pouco, inclusive o que foi segundo coração de Deus,e isto na palavra conforme o senhor ja conhece né? o senhor sabe o que diz em Gn 41:42, Êx 35:22, Et 8:2, Dn 5:29 Lc 15:22, Ex 32:2-3, Ex. 35: 22; 2Sm. 1:10, Gn. 24: 22, 47,Ez. 16: 11, Ez. 16:12, Is. 3:18,Is. 3: 20,etc... o senhor então esta dizendo que todos estes citados nestas passagens da Bíblia foram condenados por Deus? bom o senhor se enganou denovo, Moisés, Jó, Davi e outros são os que seguiram conforme a palavra de Deus ou não? Jesebel se maquiava e por isso maquiagem foi condenado porque os padres da época cometiam adulterio, mas a culpa do adulterio é de quem? da prostituta ou do padre? o que muitos confundem é a passagem de 1Tm. 2: 9-10; 1Pd. 3:1-4, mas de fato a palavra diz sobre a diferença da beleza interna e externa perante Deus, se refere que a beleza que importa a Deus não é e externa (carnal) e sim a interna (espiritual)... Se Paulo tivesse proibido o uso de joias ele não teria usado o exemplo da santidade da mulher conforme usou no Antigo Testamento, a Bíblia foi escrita em um determinado contexto e cultura onde havia muitos costumes diferentes dos nossos, assim nem tudo o que está na Bíblia é para fazer? Leia o seguintes versículos e me diz se é isto que Deus ordena fazer: Gn. 16, Ex. 21: 7, Ex. 21: 16,17 Lv. 20:9,Lv. 23, Dt. 21: 15-17, Dt. 21: 18- 23,Dt. 22:13-21, Dt. 25:5-10, Dt. 26: 12-15, é engraçado como deixam a pele dizer como você é por dentro, por exemplo, em 1Co é proíbido cortar o cabelo da mulher e do homem, mas em israel não (1Co. 11:4-16), 1Co tambem diz que a mulher pode profetizar e orar nos cultos (1Co.11: 5) mas em Efésio onde Timóteo estava era proíbido isto (1Tm. 2:11-12)

celsoluism disse...

isto somente porque o costume de onde Timoteo morava era diferente, mas isto não diz que é assim que Deus quer é apenas costume local de Timóteo, as pessoas confundem escandalizar e se cuidar, o que não esta tão ligado assim, se maquiar e se cuidar pode sim estar fazer com que a pessoa passe a ser vaídosa mas jamais quer dizer que esta errado, o que é errado é ser vaídosa, Timóteo reflete sobre a atitude de uma cristão como por exemplo cuidar-se do físico: “Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir”, (1Tm. 4:8) agora me diz onde esta escrito que crente não pode malhar? ele diz que o mais importante é a palavra de Deus e que isto deve estar em primeiro lugar antes de tudo, inclusive maquiar, malhar e outras coisas o que fara que isto não se torne vaidade... outra confusão que se usam muito é em relação a roupa, quer dizer então que Jesabel sendo prostituta com aqueles belissimos vestidos deveria tambem ser seguido né? de hoje em diante as mulheres não podem usar vestido pq Jesabel era prostituta... Veja bem o que diz a palavra: "A mulher não usará roupas de homem, e o homem não usará roupas de mulher, pois o Senhor, o seu Deus, tem aversão por todo aquele que assim procede.", Dt. 22: 5, onde esta escrito que calça é de homem e vestido de mulher? os homens tambem usavam vestidos, o que definia o que era do homem e o que era da mulher era a cor da veste... em Mateus 10:16, ("Eu os estou enviando como ovelhas no meio de lobos. Portanto, sejam astutos como as serpentes e sem malícia como as pombas.") fala não da mulher mas sim dos problemas que os apóstolos de Jesus teriam e que deveriam enfrentá-los, leia todo o capítulo de Mateus e não só o versículo que lhe interessa, gosto do que Mateus diz sobre quem faz isto: "Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão." (Mt 7:5)... Bom acho que já deixei claro o que esta na Bíblia né... Que Deus abra os olhos de todos para o que é correto e não pelo que alguns dizem...

celsoluism disse...

só para esclarece o motivo de minha resposta a este tópico:
https://www.facebook.com/photo.php?v=525176997583456 , o apóstolo deixou claro que não se pode usar maquiagem...

Ivair Augusto disse...

Pior que a hipocrisia é a mentira revestida de uma meia verdade.
A Bíblia não trata só de costumes, e muito do que o Celso escreveu envolve questões morais.
Quando, por exemplo, Paulo que escreveu a Timóteo para orientar as mulheres [1 Tim.2.9] ele falou em “pudor e modéstia”, e isso não é uma questão de costume, como colocou o nosso leitor desatento.
A questão da maquiagem, jóias, roupas e dezenas de outras coisas que a Bíblia orienta, são pautadas para corrigir a moral e acrescentar virtudes; evitar sim, a vaidade, a imoralidade, etc.
É muito fácil escrever um ‘achismo’ sem se deter no texto ou na interpretação da mensagem.
A abordagem do Celso sobre as calças, e aquele velho argumento de que não existia calça nem para homens no templo bíblico, e sim túnicas como vestidos – isso é um argumento simplista.
Ele faz a seguinte pergunta – “onde esta escrito que calça é de homem e vestido de mulher?”
Eu gostaria de acrescentar outras perguntas, neste tipo de raciocínio do Celso, para mostrar como são absurdas as perguntas:
onde esta escrito que não pode beber cerveja?
onde esta escrito que não pode usar maconha?
onde esta escrito que não pode ver pornografia?
onde esta escrito que não pode ser pedófilo?
onde esta escrito que não pode se masturbar?
Não é porque a Bíblia omite determinado assunto que seria liberado fazer ou usar determinada coisa.
A Bíblia possui princípios que norteiam cada um dos assuntos acima, inclusive para o uso das calças compridas indecentes ou insalubres.
As calças compridas podem ser usadas por mulheres, inclusive na igreja, mas de forma decorosa e saudável.
O artigo sobre maquiagem e calças compridas, são tratados no campo das virtudes e da saúde da mulher.
O Celso recomendou um versículo, e vou recomendar um para ele também – “Deixai-os; são cegos condutores de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova” Mateus 15:14.

Ivair Augusto disse...

O Celso recomendou que eu lesse algumas passagens como Ez 16...

Só para mostrar como ele não sabe o que recomenda aos outros e como a leitura dele é pobre e fraca, ai vai a explicação apenas de um verso da dezenas de verso que ele recomendou mas não entendeu.

http://ivaircosta.blogspot.com/2014/07/o-uso-de-joias-em-ezequiel-16.html

celsoluism disse...

Bom o que postei não foi conforme minha opinião só sobre o fato mas sim o que diz a palavra, ou a palavra esta errada? seguindo em Ezequiel 16:10-14

10 Também te vesti de bordados, e te calcei com pele de dugongo, cingi-te de linho fino, e te cobri de seda.

11 Também te ornei de enfeites, e te pus braceletes nas mãos e um colar ao pescoço.

12 E te pus um pendente no nariz, e arrecadas nas orelhas, e uma linda coroa na cabeça.

13 Assim foste ornada de ouro e prata, e o teu vestido foi de linho fino, de seda e de bordados; de flor de farinha te nutriste, e de mel e azeite; e chegaste a ser formosa em extremo, e subiste até a realeza.

14 Correu a tua fama entre as nações, por causa da tua formosura, pois era perfeita, graças ao esplendor que eu tinha posto sobre ti, diz o Senhor Deus.

então Deus cometeu o erro dando coisas pecaminosas e ela ou ela como ser humano capaz de errar que cometeu o erro de usufruir erroneamente das coisas que Deus a deu? a culpa não é do que se usa, não se pode julgar ninguem sem conhecer como diz o ditado "Não se pode julgar o livro pela capa!", talvez o senhor tenha esquecido que na Biblia diz sim sobre o uso do alcool (Provérbios 20:1,Efésios 5:18, 1 Coríntios 6:9-10), sobre pornografia e masturbação no próprio 1 Corítios 6:9 "9Não sabeis que os injustos não herdarão o Reino de Deus? Não vos deixem enganar: NEM IMORAIS, nem idólatras, NEM ADÚLTEROS, nem os que se entregam a práticas homossexuais de qualquer espécie... Em 1 Corítios 6:18 diz: 18 Fugi, portanto, da IMORALIDADE SEXUAL. Qualquer outro pecado que uma pessoa comete, fora do corpo os comete; todavia, quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo. Não deixando de passar Rom 1:24-27 e nem Êxodo 20:17, falando sobre drogas em Salmo 1 ou ja viu alguma pessoa do bem fumando maconha? e tambem maconha com o passar dos anos corrompe o cérebro causa danos graves e irreversíveis e o corpo é de Deus, 2 Cor 7:1, sobre a pedofilia Mateus 18:6, Levitico 18:7-10 "Não descobrirás a nudez da filha do teu filho; nem a nudez da filha da tua filha. Pois a desonra delas seria tua própria desonra", Levítico 20:1-5, Lucas 17:2, 1 Timóteo 1:9-10, a palavra diz que é contra Concupiscência em II Pedro 2:10 (Concupiscência: pecado estimulado pelo corpo, alma, espírito), se diz que o homem não pode jamais fazer tropeçar uma criança como pode aceitar pedofilia cujo ato sexual é forçado ou induzido, Romanos 1:28-31 diz sobre as mentes depravadas e pessoas sem respeito a família, em Deuteronomio 22:28-29 diz sobre o estuprador, Números 31:16-18 diz para poupar as meninas virgens que não conheceram um homem pois as que conheceram deveria ser mortas, alem do mais muitos costumam pegar apenas a parte da Bíblia que lhes convem e citar como exemplo mas vejamos o que diz em Romanos 13:1-7 (pedofilia é crime previsto por lei) já que conforme o senhor a Bíblia não se refere à pedofilia, vemos como o senhor esta equivocado quanto a estas perguntas "onde esta escrito que não pode beber cerveja?
onde esta escrito que não pode usar maconha?
onde esta escrito que não pode ver pornografia?
onde esta escrito que não pode ser pedófilo?
onde esta escrito que não pode se masturbar?", a Bíblia com certeza condena qualquer destes atos, se caso o senhor ainda tenha dúvida então leia: Gênesis 9:6; 1 Coríntios 14:33; Romanos 12:8, repostas as todas suas perguntas, são crimes previstos por lei, todos os crimes cometidos nas perguntas acima são condenados por Deus. Meu texto não é infudado pois a Bíblia foi meu texto, agora seu texto foi sim pretencioso, mas acho que isso já foi longe não tenho que dizer mais nada pois o senhor deveria saber de tudo que esta nestas passagens da Bíblia, enfim que Deus abençoe a todos...

Ivair Augusto disse...

Caro Celso
Percebo que sua dificuldade está em ler os textos.
Você não entendeu nem minha resposta. Não leu e interpretou errado até o que escrevi...
Imagino como deve interpretar o texto bíblico!

Rodrigo Santos disse...

Usando sua linha de raciocínio, não devemos usar shampoo, pois tem substâncias químicas, nem mesmo sabonete. Não devemos tomar refrigerante, pois contém muitas substâncias químicas também, inclusive o corante caramelo 4, que é altamente cancerígeno. Não tomemos sol também, pois ele pode causar câncer na pele. Também não podemos usar protetor solar, para evitar o câncer, pois ele é química também.
Bom mesmo, é que as mulheres cristão fiquem cada dia mais descuidadas, mais largadas, para daí o cidadão crescer o olho sobre as mulheres que andam chiques, arrumadas, maquiadas, perfumadas, dai ele trás a justificativa de uma traição.
Não vamos ser hipócritas. As mulheres devem sim ser vaidosas, para demonstrar o brilho de Deus nas vidas delas. Não é necessário uma mulher de saia até o tornozelo, sem maquiagem alguma, sem brincos, sem uma batom sequer, sem cortar o cabelo ou sequer depilar a perna, por exemplo, para se demonstrar que serva de Deus.
As mesmas pessoas que condenam essas atitudes, em sua maioria, admiram a beleza de outras mulheres bem arrumadas por aí a fora.

w@ndersoN disse...

O SENHOR USA GRAVATA, NAO SABIAS QUE ISSO É VAIDADE? SABIAS QUE FOI CRIADA POR UM HOMOSEXUAL ? assistam isso, ai http://fabianabertotti.com/2014/o-video-da-maquiagem/

Ivair Augusto disse...

Wanderson
procure um bom livro e estude um pouco de ética, teologia e doutrina cristã; deixe os vídeos e opiniões de jornalistas de lado, e se apegue a Bíblia.
Jornalista faz reportagem, da Bíblia vêm a Teologia e a doutrina saudável.

w@ndersoN disse...

Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade.

Eclesiastes 1:2

Ivair Augusto disse...

Rodrigo Santos
Se você não lê rótulos ou seleciona seus artigos de higiene, não atribua esse hábito a quem você não conhece.
Eu seleciono muito bem o que compro, ou seja aquilo que recomendo eu faço na minha vida particular.
Sou naturalista, vegetariano e cristão.
Então se você não vive o que acredita, não atribua aos outros suas falhas ou pecado.
Quanto a sua acusação de que fico 'admirando a beleza das mulheres por ai a fora', geralmente atribuímos aos outros nossos próprios pecados.
Então cuide-se.
A discussão da maquiagem aqui está dentro de um contexto doutrinário e uma realidade que talvez não seja a sua. Não gostou? Feche a página e siga sua vida.
Respeite a opinião das pessoas.
Mas se escrever o que não deseja a si mesmo, vai ler o que não desejaria também.

Ivair Augusto disse...

Quanto a questão das gravatas, eu só lamento que alguns vão além da Bíblia para inventar situações.
O argumento da maquiagem e saúde da mulher e sua espiritualidade, tem fundamento bíblico.
Mas ficar inventando coisas para justificar argumentos, isso sim é extremismo.
Se o assunto da maquiagem é bíblico e as mulheres foram orientadas nas cartas pastorais a usar de modéstia e simplicidade, eis aí o argumento.
O que falta a muita gente é uma interpretação que vá além do achismo.
Mais uma vez apelo para a leitura da Bíblia, livros e artigos sérios sobre o assunto.
Recomendo o livro "Qual a roupa certa" do Dr. Samuele Bacchiocchi; o livro discute roupa, maquiagem, jóias e outras situações.

Anônimo disse...

Se usar maquiagem e adornos é ruim porque Jezabel (que era ruim) as usava, então, alguém, por favor avisem a Deus pra tirar os adornos e enfeites da igreja lá em Ezequiel 16:18-14 e pocalipse 21:2!!!

Anônimo disse...

Cantares 1:10 "10 Formosas são as tuas faces entre os teus enfeites, o teu pescoço com os colares."

Anônimo disse...

Ivair, gostaria que você fizesse alguma matéria sobre se é pecado ou não as mulheres cortarem o cabelo. Já vi estudos teológicos que falam que tosquiar = cortar e outros onde tosquiar = cortar como os homens. Existe muita polemica sobre o assunto e gostaria de esclarecimentos.

Pa. Luciméri disse...

Fale a respeito de Jesus Cristo, sua morte por nós, sobre a graça de Deus. Isso sim é relevante... e não essa discussão barata de uso ou não de maquiagem!

Danielle Vianna disse...

Beleza... então é só usar a maquiagem da Renew!! Não agride a pele, trata dela e ainda age contra o envelhecimento! Desculpe o merchan... mas é a realidade! (cada um com a marca da sua preferência) O.o

Anônimo disse...

Cada igreja (pastor) cria sua teologia a partir de um unico versiculo,esquecendo do contesto.Acho que temos outros assuntos que deveriam ser trabalhado nas igrejas ,como vestimentas,adulterios e ate sexo ,visto que muitas meninas evangelicas estão ficando gravidas.Será que esses assuntos não cabe ser falados nas igrejas? Acho melhor andar com os rosto maquiados do que o coração.Hipocrisia nas igrejas ,ah isso não.

Anônimo disse...

E a vaidade oculta no coração que faz mal a alma, a saúde espiritual? Essa o senhor não respondeu? Afinal maquiagem sai com um lenço! E a falsa modéstia?

Leonardo Nascimento disse...

Fiquei intrigado com algumas coisas.. Tomar café além da conta agride ao corpo, tomar medicamentos causam reações e agridem ao corpo, a poluição agride ao corpo, comidas com agrotóxicos agridem ao corpo, refrigerante agride ao corpo, a radiação do celular e microondas agride ao corpo. sinceramente, a justificativa pra se condenar a maquiagem não ficou muito clara. Ou se cumpre toda a Lei ou não se cumpre, pois cumprir apenas o que convém é farisaísmo.

Anônimo disse...

Que idiotice, que vergonha! Ainda tem a coragem de escrever para a Tatianna Bertotti e dizer
uma baboseira daquelas. Tanta coisa boa pra fazer no ministério , tantos problemas sérios que as pessoas tem. Acabei de ver o video da Tatianna, parabésn pra ela!

Ivair Augusto disse...

Sinto desaponta-lo mas não fui eu que critiquei a jornalista.
Se vc não sabe a diferença entre 'bispo' e 'pastor', sinto muito...
E quanto a 'sua vergonha', isso na realidade é questão de auto-estima.
Vergonha é trocar a opinião de um teólogo por de uma jornalista e humorista.
Envergonhado estou eu.


Anônimo disse...

TANTAS ALMAS PARA GANHAR E VC PREOCUPADO COM MAQUIAGEM... DÁ PARA ENTENDER QUE ANDAS OBSERVANDO MUITAS MULHERES POR AI!! FICO ATÉ IMAGINANDO COMO DEVE SER SUA ESPOSA COM AS AXILAS CABELUDAS, AS PERNAS COM PELOS ENORMES, ENFIM.. ESTÁ FALTANDO MUITO, HOMEM DE DEUS! ESTÁ SE PREOCUPANDO COM A VIDA ALHEIA AO INVÉS DE PRATICAR O IDE DE CRISTO!! BUSQUE MAIS A DEUS E PEÇA PARA ELE DIREÇÃO PARA FALAR POR QUE NÃO É ASSIM DESSE JEITO.. POR QUE AO INVÉS DE OLHAR PARA AS MULHERES NÃO VAI BUSCAR ALMAS PARA O REINO, A BÍBLIA DIZ QUE QUEM GANHA ALMAS, SÁBIO É! MUDE SEU MINISTÉRIO EM SALVAÇÃO DE ALMAS PARA GANHAR ALMAS E NÃO PARA REPARAR A VIDA ALHEIA.. FICA NA BENÇA HOMEM DE DEUS!

Ivair Augusto disse...

Olá anônimo
Sua visão sobre ganhar almas me assusta; porque não basta ganhar as almas, mas ensina-las, mante-las e preserva-las.
A grande comissão de Jesus afirma - "Ide... fazei discípulos... batizando... ensinando-as" Mt 28.19 e 20
Então amigo, faço minhas suas palavras, tantas almas para ensinar e vc preocupado com quem já está fazendo isso?
Se estou orientando é porque há base bíblica; afinal, o que você acha que é vaidade?
Novamente faço minhas suas palavras - "pare de reparar no 'trabalho' alheio".
Vá você e faça melhor ou faço algo, e não atrapalhe quem já esta fazendo.

Anônimo disse...

Yes, vç acertou, isso, não faz bem para saúde espiritual nem para carnal, se Deus quisesse que fossemos pintadas ele o teria feito, isso e desfazer das coisas q Deus fez, se ele quis q fossemos assim, assim é,
E ñ tem nada a ver com pureza de dentro, temos que ser ouro por dentro e por fora...
Mas poucos entende isso...

Anônimo disse...

Yes, vç acertou, isso, não faz bem para saúde espiritual nem para carnal, se Deus quisesse que fossemos pintadas ele o teria feito, isso e desfazer das coisas q Deus fez, se ele quis q fossemos assim, assim é,
E ñ tem nada a ver com pureza de dentro, temos que ser ouro por dentro e por fora...
Mas poucos entende isso...

Anônimo disse...

Yes, vç acertou, isso, não faz bem para saúde espiritual nem para carnal, se Deus quisesse que fossemos pintadas ele o teria feito, isso e desfazer das coisas q Deus fez, se ele quis q fossemos assim, assim é,
E ñ tem nada a ver com pureza de dentro, temos que ser ouro por dentro e por fora...
Mas poucos entende isso...

israel santos disse...

Gente isso é bem normal eu tinha um demagogo desses dentro da minha casa meu pai que falava que era errado usar essas coisas pois era vaidade so minha mae que nao podia usar ! certo !? mas as piranhas com que ele traia minha mae sempre ,eram bem maquiadas ele adorava isso.Acho ridiculo isso ! pastores capa de santidade nao leva ninguem ao céu nao adianta viver uma vida de mentira na igreja sendo que por tras é tudo sujo lembrem-se o senhor Deus alem de amor tambem é justiça é guerra e a mao dele pesa bem ,assim como pesou sobre a vida do meu pai seja fiel ao senhor e á sua palavra nao seja um radical pois isso é ridiculo e prejudica muitas vidas de pessoas que acreditam nesses tipos de devaneios triste viu ainda me deparar com esse tipo de coisa

Anônimo disse...

Tudo o que esconde a verdade é mentira! Quem e o pai da mentira? O problema do pecado SAO AS CONSEQUENCIAS! Se eu tenho os cabelos escuros e pinto de loiro é vrdade ou mentira? Se minhas unhas nao tem cor, e eu pinto de rosa, vermelho etc, é verdade ou mentira? O problema nao e só isso, tudo que vem do diabo, tem aparencia de bom, mais o problema é o fim, o resultado, pesquise no google, e veras que o batom, os esmaltes,tinturas, anticonceptivo, sao acumulativos no corpo, entram na corrente sanguinea e pode provocar cancer, e ficam no sangue por anos, se nao acredita, olha o anticonceptivo no google, leva 9 anos pra se descontaminar, e o pior, que depois contamina o sangue dos nossos bbs na gestacao!! NAO PEQUEMOS MAIS DE INOCENTE, JOAO 10:10 "O INIMIGO VEIO SE NAO PARA MATAR, ROUBAR E DESTRUIR", INVESTIGUE NO YOUTUBE, NO DISCOVERY CHANNEL, NO HISTORY CHANNEL, SOBRE OS ILUMINATTIS, QUAL E O PLANO DIABOLICO PARA NOS ATACAR, COM PRODUTOS QUIMICOS, E "ALIMENTOS" COM EXCESSO DE AÇUCARES E SAL, PARA BAIXAR NOSSAS DEFESAS, E REDUZIR A POPULAÇAO,VI UM DOCUMENTAL ONTEM NO DISCOVERY, COM O TITULO "ENCUENTRO EXTATERRESTRE" EN ESPAÑOL, PORQUE ATUALMENTE MORO NO CHILE, ALI VI COMO A BIBLIA É A UNICA VERDADE, TUDO ESTA PREPARADO, PRA PERSEGUIÇAO DOS CRENTES, O ANOS QUE ESTAO POR VIR SERAO REALMENTE TERRÍVEIS, O QUE TUDO TEM A VER COM A MAQUIAGEM??? QUE CHEGOU A HORA DO CRISTAO SE LIBERAR DE TUDO O QUE NAO VEM DE DEUS, PENSE ASSIM, SE A MAQUIAGEM PODE TRAZER COMO CONSEQUENCIA CANCER, QUE É UMA DOENCA MUITO DIFICIL DE SE COMBATER, ENTAO É PECADO, A HORA É AGORA DE BUSCAR UNÇAO, SER BATIZADO COM O ESPIRITO SANTO, QUEM NAO NASCER DA AGUA E DO ESPIRITO NAO PODE ENTRAR NO REINO DOS CEUS, BATISMO PELA AGUA É FACIL, O DIFICIL E O BATISMO COM ESPIRITO SANTO, PORQUE SO ACONTECE COM QUEM ANDA EM SANTIDADE, "SEM SANTIDADE NINGUEM VERA O SENHOR!!!" JESUS VIRA NAS NUVENS A BUSCAR UMA IGREJA, SEM MANCHAS E RUGAS!! EU NAO QUERO ATACAR NINGUEM, SO ALERTAR, AS PESSOAS QUE ESTAO DISPOSTAS A LAVAR AS SUAS VESTES NOS MAIS MINIMOS DETALHES! PAZ DO SENHOR SEJA COM TODOS...

rm turismo disse...

EI APOSTOLO, ACREDITO QUE O SENHOR NÃO BEBE COCA-COLA JÁ QUE FAZ MAL A SAUDE. ACREDITO TAMBEM QUE O SENHOR NÃO TOMA REMEDIOS, POIS TODOS POSSUEM EFEITO COLATERAL. TA NA HORA DE PENSA UM POUCO E FALAR MENOS DO QUE NÃO SE SABE.

Anônimo disse...

Pera ai!! Deixa ver se eu entendir... Quer dizer que a minha salvação depende da maquiagem do meu rosto?? A maquiagem eu removo com agua e sabão... e um coração imundo como é que se limpa??? HIPOCRITAS!!

Anônimo disse...

ENTÃO, SE FOR PELA QUIMICA QUE TEM NOS PRODUTOS DAS MAQUIAGENS ESTAMOS TODOS PECANDO, POIS ATUALMENTE A MAIORIA DOS OS ALIMENTOS QUE CONSUMIMOS ESTÃO CARREGADOS DE AGROTÓXICOS... não vejo fundamento nem nexo nesse texto...

Tanta gente precisando de conhecimento cristão para uma real salvação e voce "pastor" se apegando a coisas futeis.

Anônimo disse...

Me Desculpe os pastores serios!! Mas esse ai faz parte da Raça de viboras! Como pode falar coisas boas, sendo maus? Pois a boca fala do que o coração está cheio. Mateus 12;34, Tanta coisa boa pra fazer no ministério , tantos problemas sérios que as pessoas tem e vc se preocupando com maquiagem. Hhahahaha não me faça ri.

Att. Any

Anônimo disse...

Sua esposa deve ser um mostro!! por isso fica de olho nas outras mulheres que se arruma e são felizes...

Vou orar por vc...

Unknown disse...

tudo tem que ser com ordem e decência.... não vejo como pecado, mais não é uma prioridade... a mulher de deus ela tem o brilho de cristo e suas atitudes como mulher de deus a tornam mais bonita que qualquer mulher maquiada... a mulher que se maquia com extravagância com certeza esta com o coração cheio de desejos carnais e transpõe isso através da maquiagem... volto a dizer: não sou contra a mulher se cuidar, desde que seja com pudor... escrito por Elenice Martins

Creuza disse...

Só o que faltava! Se atole na maquiagem sem Medo! Desde de quando isso é pecado! Desde não olha para sua cara se ela é pintada ou não ele olha pro seu interior a sua sinceridade é o que importa.

Bruna Andrade disse...

Só sei de uma coisa! Vejo muitas pessoas que não conhecem a palavra, que nem estudo completo tem agir com uma sabedoria e decência tão grande que chegam a envergonhar aqueles que se dizem estudiosos e conhecedores das Palavra! Oremos e Trabalhemos mais na obra! O mundo tá tão complicado, o tempo tão curto que muitas vezes nem tempo pra passar uma maquiagem temos quanto mais tá discutindo sobre seu uso ou julgando quem usa! Ganhem seu tempo pregando sobre o amor, sobre o respeito, honestidade! Num percam tempo falando sobre maquiagem não! Pq quando vc coloca Deus em primeiro lugar, Ele vai tirando de vc as coisas e desejos do seu coração que não são de acordo com Sua vontade! Ele tem uma plano de vida diferente pra cada um!

Anônimo disse...

"I Pedro 3
Os deveres das mulheres e marido cristãos
1 Semelhantemente, vós, mulheres sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra;
2 Considerando a vossa vida casta, em temor.
3 O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura de vestidos."
Esta é apenas uma entre várias passagens da bíblia que diz respeito a postura de um cristão.
A bíblia é a palavra de Deus escrita. A palavra de Deus não fica velha nem sai de moda. A palavra de Deus não tem que se adaptar ao nosso gosto ou ao nosso "eu acho que é assim", ela é imutável, goste quem gostar, acredite que quiser acreditar, ela se cumpri de qualquer forma.
Eu vi comentários criticando a Bíblia, não faça isso, se você não crê na bíblia ao menos respeite quem crê. Agora para aqueles que dizem que creem e acha que Deus só quer o coração esta muito enganado, na bíblia não diz que Deus só quer o coração e o resto que se perca.

claudia santos disse...

engraçado quando se fala algo contra a maquiagem o povo se ira de uma forma a xingar os irmaos. isso e incrivel o que a vaidade pode fazer com a pessoa ela perde a razao e nao consegue debater sem agredir as pessoas Deus tenha misericordia!

Unknown disse...

Damares vc é levita de qual tribo?

Unknown disse...

Damares vc é levita de qual tribo?

Chip7 disse...

"A maquiagem além de alimentar a vaidade e a ostentação, traz sérios problemas de saúde."
Eu te digo que a comida (em geral) além de alimentar a glutonaria traz sérios riscos a saúde.
Para com esse legalismo! Pare com a distorção das Escrituras!