PRIORIDADES NO PÓS MODERNISMO


O que você considera como primordial para a felicidade de um casamento?
“Fidelidade, uma boa vida sexual, compartilhar tarefas domésticas são hoje, nesta ordem, as três maiores prioridades no casamento. Salário e moradia adequados, compartilhar crenças religiosas, gostos e interesses também foram considerados mais importantes do que ter filhos”. Em 1990 (17 anos atrás) “65% dos entrevistados disseram que filhos eram muito importantes para o sucesso do casamento. Hoje, 41% pensam dessa forma”.

Ter filhos era em 1990 a terceira maior prioridade em razão para um casamento feliz; hoje é a oitava opção a ser seguida. “Segundo os autores da pesquisa, "satisfação pessoal" tornou-se a grande prioridade em um casamento”.

Assim as relações entre homem e mulher ficam cada vez mais centradas no que o parceiro pode oferecer – estabilidade, prazer, trabalho doméstico, dinheiro e etc. O grande princípio de ‘amar’ que o evangelho coloca como princípio para as relações se perdeu em um século de prazeres.

O cristão, no entanto deve centrar suas decisões e valores nos ensinos e crenças do evangelho. E de acordo com esses princípios as prioridades para um casal cristão não seriam muito diferentes embora em sentido oposto ao que a pesquisa indica. Isto porque o cônjuge cristão tem de primariamente priorizar a “satisfação do parceiro” (Mateus 7:12 e Lucas 6:31).

Quanto a lista de prioridades para a felicidade do relacionamento ela não mudaria muito para um relacionamento baseado em princípios cristãos, que seria da seguinte forma: amor (fraterno e sexual), fidelidade, servir ao parceiro, compartilhar crenças religiosas, compatibilidade de personalidade, ideais e gostos.

A lista não é muito diferente, porém visa o individuo que está ao lado. E quanto a questão de ter filhos, ela está implícita na questão sexual. O relacionamento sexual entre homem e mulher implica em um risco de paternidade; isto deve ser consciente, planejado e aceito com naturalidade. A partir do momento que excluímos tal possibilidade, o egoísmo se torna o centro de nossa relação sexual.

Filhos ajudam na formação psíquica e emocional do casal. Tiram o egoísmo e desafetos da relação; longe do que muitos casais acreditam – que os filhos separam o casal – as crianças tendem a nos ensinar. Qual nossa parte então? Educa-los.

A tendência do ser humano é uma vida egoísta. Mas ter filhos está no planejamento do Criador para suas criaturas. Embora a realidade financeira de muitos não permita muitos filhos, ter crianças no lar aumenta a alegria e traz vida à casa.

Sim; crianças tiram nosso sono, exigem do nosso tempo, os gastos são aumentados etc. Mas qualquer atividade hoje em dia vai exigir isto. Se você não tem filhos, vai ter uma vida social mais ativa – você vai dormir mais tarde, vai exigir do seu tempo, vai ter gastos com restaurantes etc.

Mas a felicidade que os filhos trazem para o lar é única.

Nenhum comentário: