ANATOMIA DA TENTAÇÃO


Tentação é um termo técnico muito comum às realidades espirituais. Se você é uma pessoa cristã e preocupada com sua espiritualidade, sabe da realidade de Anjos do Bem e do Mal. Os Anjos do Mal fazem constantes tentativas para desviar a lealdade dos cristãos.

O objetivo das tentativas dos Anjos do Mal é fazer com que o cristão desconfie de Deus e por fim optem por não obedecer ao Pai Celestial. Isso é a tentação – desconfiar de Deus e confiar em seus desejos.

As tentações aos humanos são seguidas de estratégias. Isso é uma guerra por sua alma. Um conflito onde não só há risco de vida, mas também de perdas eternas. Não há retornos.

Veja a anatomia de uma tentação – uma análise fria dos fatos na ótica do Mal:
1 – Satanás é real. Ele não se importa, detesta você e quer que você seja desleal a Deus.
2 – Ele conhece você. Sabe de suas tendências e preferências para o mal. Tg 1:14
3 – Os Anjos das Trevas estão constantemente tentando lhe colocar em situações em que você seja desleal a Deus. O ponto de referência são seus desejos e preferências.
4 – Eles usam de tudo – amizades, ambientes, necessidades, sonhos, desejos – tudo que for necessário.
5 – O alvo é sua decisão. No final, você opta por seus desejos ou a vontade de Deus. Sua preferência ou o conselho Divino.

Da perspectiva Divina a tentação é um evento em que não somos deixados sozinhos. É necessário que passemos por elas para provar a nossa lealdade. Nossa natureza má é ela em si mesma o argumento para que seja necessário a prova. Na ótica Divina é assim que ocorre:
1 – Deus é real. Ele se importa, ama você e quer sua lealdade.
2 – Ele criou você e o conhece melhor do que ninguém. Sabe de suas fraquezas, mas não as explora. Sabe de sua tendência para o mal e “não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar” I Co 10:13.
3 – Se você permitir e decidir não ser desleal, Deus “sabe livrar da tentação os piedosos” 2 Pd 2:9
4 – Deus envia poder e escape pelo Espírito Santo para dar sucesso aos que se decidem ser leais.
5 – “Feliz o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam” Tiago 1:12 .

Mas há a sua perspectiva da tentação. O que precisamos saber sobre esta realidade?
1 – Somos fracos. Não há o que fazer a não ser decidir estar ao lado de Deus.
2 – Não confie em você mesmo. Confie no poder de Deus; só Ele pode te livrar. A tentação é uma realidade espiritual e somos carnais – se apóie em Deus.
3 – Fuja do pecado. Fuja das situações que favoreçam a tentação. Isto envolve amizades, ambientes e hábitos.
4 – Aprenda a reconhecer tentações sofisticadas. Elas não vem somente embaladas em situações evidentes.
5 – Se você cair lembre-se: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo. E ele é [o pagamento] pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo” 1 Jo 2:1 e 2.

Nenhum comentário: