PECADO – QUE É ISSO?


Pecado é um termo que expressa o nosso afastamento de Deus. Primariamente, não tem haver com o que se deixa de fazer ou com o que se faz; mas com QUEM deixamos de conhecer – Deus.

Pecar é negar a Deus em vários níveis de nossa vida. Há os que negam a existência de Deus, e há aqueles que negam a intervenção de Deus em sua vida.

O pecado é a negação virtual de Deus – mesmo que você acredite na existência dele.

O pecado produz culpa. Deus jamais queria que a humanidade experimentasse esse sentimento; Deus ou o Espírito Santo não produz culpa no pecador.

Pecado também é transgressão. Isso envolve a Lei de Deus, a Lei do amor – amor a Deus e amor às pessoas. Que são sumarizadas nos 10 Mandamentos: 4 deles se referindo a Deus, e 6 deles se referindo às pessoas.

Pecado é relacionado com as ações porque quando nos afastamos de Deus ou deixamos de conhecer a Deus, a nossa tendência é viver de uma forma peculiar – matando, adulterando, roubando, mentindo.

Os atos pecaminosos são os resultados, não é o pecado propriamente dito. O pecado é esquecer de Deus, ignorar a Sua vontade ou simplesmente deixa-Lo de lado.

Um pecado virtual pode se tornar algo muito peculiar. O excessivo amor próprio, pode levar a busca da auto-satisfação do prazer sexual. Daí surgem o adultério, prostituição, fornicação etc.

Um pecado virtual pode também se tornar algo muito sofisticado. A busca pela felicidade pode nos levar a uma escalada social em busca de recursos e dinheiro de tal forma que nos esqueçamos que Deus é nosso provedor.

Assim pecado é algo muito real, tanto quanto a existência de Deus. No entanto Deus é totalmente antagônico ao pecado. Assim como a luz e as trevas.

O pecado também é inerente ao ser humano; não podemos negar sua existência ou nos livrar dele. Mas o pecado é também anti-natural; fomos projetados para viver sem ele.

Deus se coloca como a solução Final para o pecado. “João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” João 1:29. Só Deus pode extirpar o pecado da vida do homem.

No entanto essa cruzada contra o pecado acontece por etapas na vida do homem. Primeiro Deus livra o homem da CONDENAÇÃO do pecado. Segundo Deus livra o homem da INFLUENCIA do pecado. Terceiro, e último, Deus promete livrar o homem da PRESENÇA do pecado.

Enquanto aqui estivermos teremos a presença do pecado entre nós, nos assediando (tentação) mas Deus promete na Glorificação (Segunda Vinda de Jesus) nos livrar permanentemente da presença do pecado – “Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade” I Coríntios 15:51-53.

Nenhum comentário: