O QUE NÃO É SER CRISTÃO

Há muito da cultura cristã ou hábitos cristãos, que são confundidos com a essência do cristianismo. No entanto não se constituem indicação distintiva para se eleger um cristão.

Embora muitos desses hábitos e práticas possam ser vistos no meio cristão, não significa que aqueles que o praticam estejam vivendo o cristianismo puro e autêntico.

Isso porque o cristianismo é caracterizado pelo amor – e ponto final. As coisas que derivam das várias situações vividas e articuladas pelos cristãos não constituem o cristianismo em si. Até mesmo porque algumas delas variam de local para local.

Assim há coisas exteriores que não indicam cristianismo, como:
1. Vestuário social – se você está bem vestido para uma reunião social, isto não o faz cristão.
2. Bíblia em punho – andar com a Bíblia empunhada não reflete o fato de ser um deles.
3. Aplicar recursos – dizimar, ofertar e aplicar seus recursos (doações) não o fará cristão.
4. Santificar um dia – separar o dia bíblico, determinado por Deus, para adoração e descanso, não determina que seja cristão genuíno.
5. Boas obras – embora isso tenha haver com amor cristão, muitas boas obras são motivadas pelo orgulho pessoal.
6. Ir a igreja – com certeza, entrar, permanecer e sair da igreja não faz uma pessoa cristã.
7. Sobriedade – abster-se das drogas sociais, é muito comum no meio cristão, mas não determina ser um deles.
8. Pobreza – pois é, nem todos pobres entrarão no reino dos céus. Há só um requisito para entrar ali, e não é a pobreza.
9. Pureza sexual – embora os solteiros cristãos procurem ser castos até o casamento, e os casados fiéis aos seus companheiros, isto também não é a essência do cristianismo.
10. Honestidade – uma virtude distintamente cristã, mas há honestos até em meio ao ateísmo.

Isto tudo não determina a qualidade cristã em uma pessoa. Muitas das coisas listadas acima são comuns e rotulam o crente, mas podem apenas rotular e o conteúdo ser bem diferente.

O indivíduo pode possuir dentro de si o ódio, amargura, inveja, ciúmes e outras coisas mais, mesmo com o rótulo (comportamento exterior) de cristão.

É fácil mimetizar um cristão.

Praticar certas coisas e repetir certos hábitos não nos fará cristãos. O que determina o cristianismo é o amor. Dizimar com amor é o cristianismo genuíno; optar pela sobriedade em amor aos conselhos Divinos caracteriza o cristão autêntico.

Existe um abismo entre o cristão nominal e verdadeiro.

Mas no vale deste abismo esta cheio de pessoas ingênuas e descuidadas que caíram ali.

Nenhum comentário: