NOVELAS & SÉRIES NETFLIX - QUAL A DIFERENÇA?


As séries de TV, mais especificamente as da NETFLIX são muito parecidas com as tradicionais novelas. A fórmula das séries abordam assuntos de interesse dos mais jovens, mas são tecnicamente novelas com uma temática mais variada.

As novelas seguem uma fórmula de uma estória e permanecem por 6 a 8 meses. As séries percorrem temporadas e podem ficar até 10 anos como a famosa Friends, uma 'sitcom' [série cômica] de 236 episódios.


Por que séries ou novelas são inadequadas para os cristãos?

1. Ambas fornecem a doutrinação para as coisas deste mundo. Enquanto a Bíblia conceitua os crentes sobre as coisas espirituais, as séries e novelas conceituam sobre as coisas da 'carne', ou as paixões pecaminosas.

2. "Somos transformados pela contemplação" [DTN; 312.2]; e o tempo que se passa a ouvir e ver a filosofia propagada por aquele veículo, seja a novela ou a série, nós somos conceituados por essa filosofia. Essa é uma guerra pela mente das pessoas. Satanás quer nos fazer à sua imagem e nossa mente  ser formatada por seus conceitos. Por outro lado Deus quer nossa mente reformulada por Sua justiça e que retornemos à Sua imagem e semelhança.

3. O conteúdo - as novelas são basicamente contos de romance, e passam valores para relacionamentos; ali são expostas relações de adultério, traição, divórcio, fornicação, desvios sexuais, ira, egoísmo, ciúmes etc. As séries são mais variadas em seu conteúdo; há séries cômicas, de ficção, séries policiais, terror, romance etc. E o conteúdo é violência, irreverência, fornicação, sexo livre, perversão sexual, crime, drogas etc. Satanás quer que sejamos como ele - violentos, homicidas, falsos, corruptos e cheios de maldade. O seu instrumento para nos tornar iguais a ele são as coisas deste mundo.

4. O vício - séries ou novelas viciam. A adrenalina ou oxcitocina, liberadas pelo envolvimento que se tem com as tramas, são viciantes. As séries exploram isso bem mais que as novelas, por terem um 'cardápio' mais amplo e diversificado. As séries que exploram ação e violência são difíceis de serem assistidas em um só episódio. Muitas séries são liberadas por temporada no Brasil e alguns seguidores assistem a todos os episódios em um fim-de-semana ou menos.

5. A espiritualidade - nossa espiritualidade é afetada com o tipo de entretenimento que temos. Sejam séries ou filmes, eles nos inspiram; seja para o bem ou para o mal. Há séries e novelas que simplesmente estão nos afastando de Deus. Quanto mais enchemos nossa mente com essas cenas, menos queremos saber da Bíblia ou de relacionamento com Deus. Menos se lê a Bíblia e muito menos se ora.

6. O caráter é afetado - assim como a leitura de um livro muda os nossos conceitos e hábitos, as novelas e séries também mudam nosso caráter. Séries violentas, despertarão a violência; novelas irreverentes, nos tornarão irreverentes. "Contemplarão imagens e ouvirão sons, e estarão sujeitos a influências desmoralizantes que, a menos que delas se guardem inteiramente, imperceptível mas seguramente lhes corromperão o coração e deformarão o caráter”. LA; 408.

7. Entretenimento insalubre - esse tipo de entretenimento não faz a mente descansar, pelo contrário, são entretenimentos que acionam drogas endógenas em nosso corpo e desencadeiam reações estressantes.

8. Tempo - as séries pelo seu número variado e duração das temporadas consomem muito do tempo útil. Enquanto poderia se estar praticando um esporte, ou usando o tempo para relacionamentos saudáveis, a novela e principalmente as séries nos roubam essas experiências.

9. Filosofia - toda série e novela carregam uma filosofia de vida. Nós cristãos somos chamados a viver uma filosofia de vida separada dos valores deste mundo.

10. Fanatismo - as séries e as novelas produzem fãs. As séries tem o poder de fazer as pessoas a adotarem hábitos como colecionar ítens, se vestir como o tema abordado, comprar coisas relativas à série, acompanhar os atores, ter ídolos e sermos seus seguidores.

Nosso ídolo e herói é Jesus Cristo; somos discípulos ou seguidores Dele.

Não permita-se ser enganado ou entretido com outras coisas.


Dicas:
1. Escolha séries boas para assistir.
2. Evite assistir tudo de uma só vez.
3. Fique longe das séries agitadas e emocionantes - elas viciam.
4. Reserve um tempo fixo para esse tipo de entretenimento, e não exceda em dias ou horas.
5. Leia livros.
6. Viva a vida, pratique esportes e se relacione com pessoas.

Um comentário:

Marta Muniz Martins disse...

Pastor Ivair, isso se dá mesmo se for uma novela infantil? Como no caso, As aventuras de Polyana que passa no SBT as 20:45.
E em relação aos episódios do Chaves?