31 de Outubro de 1517 - O Iluminismo da Reforma

 Hoje 31 de Outubro celebramos 505 anos da Reforma Protestante, um dos maiores eventos iluministas de toda história humana.

O Iluminismo foi um movimento cultural que começou na Europa modificando a cultura, ciência e indústria do mundo pós-idade média.

Literalmente a Idade das Trevas da baixa e alta idade média foram seguidas do Iluminismo, uma torrente de conhecimento, um despertar para o pensamento e a razão.

O iluminismo foi de origem celestial.

Jesus se declara como a Luz do Mundo [João 8:12]. Toda essa torrente de luz, conhecimento e lucidez, que pareciam estar ausentes na humanidade, e de repente inundam os humanos, vieram da conclusão do trabalho celestial que Jesus executava no Santuário Celestial [Hebreus 4:14-16].

No Tabernáculo na primeira sala, o Lugar Santo, havia um candelabro que representava o Messias que viria, como a “a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina toda a humanidade” João 1:9. Foi do Santuário Celestial [Hebreus 8:1] que saiu a torrente de Luz, conhecimento que iluminou os humanos no século 16. Do Santuário Celestial partiram todas os movimentos iluministas.

A Reforma como início do Iluminismo

A Reforma protestante foi o despertar do iluminismo, como amanhecer da humanidade.

Não foi o pensamento científico, o pensamento tecnológico da era industrial, ou a inspiração artística que provocaram o iluminismo.

Foi a leitura da Palavra de Deus de um monge em um mosteiro quando leu sobre a Justiça de Deus, concedida aos humanos, no livro de Salmos, que despertaram a primeira fagulha do conhecimento humano.

Martinho Lutero, encontrou a Justiça de Deus no Salmo 23 que afirma que “o Senhor.., refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça”. Mais tarde compreende no livro profético de Habacuque que “o justo pela sua  fé, viverá” Hc2:4. E nas cartas de Paulo aos crentes de Roma, se depara com a declaração de que “por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos” Romanos 5:19.

Esse foi o verdadeiro iluminismo dos humanos.

A arte, a tecnologia e a ciência são frutos da fé. Foi a partir da intercessão e obra de Jesus Cristo no Santuário Celestial, que foram possíveis a libertação dos humanos do cativeiro das trevas impostas pelos poderes das trevas e potestades do mal [Colossenses 2:4].

A redescoberta da justificação dos humanos é o maior evento iluminista que ocorreu no século 16. Justificados pela fé os humanos puderam receber outros conhecimentos na área secular.

Isso porque Jesus, no Santuário Celestial, nos enviou essa torrente de luz de conhecimento, que só foi possível mediante a conclusão do Seu trabalho de intercessão na primeira sala do templo celestial.

As verdades descobertas no 16 não podem deixar de serem anunciadas; aos crentes de hoje é deixado o legado de pregar e anunciar a Justiça de Jesus aos humanos. As verdades redescobertas pela Reforma Protestante não podem ser substituídas pelas causas do século 21.

As soluções que tanto esperamos para a violência, desigualdades, corrupção, e dezenas de outras causas sociais, a solução está em Jesus, e na Sua justiça, perdão e graça.

Enquanto os teólogos, filósofos, políticos e os haters das redes sociais não entenderem essa ordem de prioridade – que Jesus e Sua justiça devem ser o primeiro na vida pessoal de cada pessoa, não iremos ter solução para qualquer outra coisa em nosso planeta.

Precisamos de um novo iluminismo no século 21. O conhecimento da Justiça de Jesus!


Leia também A Razão da Pandemia

Nenhum comentário: