FICAR DOENTE É PECADO?


Pecado se constitui em “transgressão da lei”; e dentro da “Lei” há mandamentos, conselhos e testemunhos. O livro de Levíticos se constitui parte da “Lei” que traz em sua segunda seção, dezenas de conselhos e mandamentos para a preservação da saúde do homem. Ficar doente depois da consciência sobre as leis, se constitui pecado; mais grave ainda é estar consciente dos conselhos modernos que temos no Espírito de Profecia, que são extensões ampliadas de todas as práticas sanitárias de Levíticos.

É nesse contexto que a última seção da “Lei” diz: "te ordeno, hoje ames o SENHOR, teu Deus, que andes nos seus caminhos e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, PARA QUE VIVAS E TE MULTIPLIQUES... dando ouvidos à sua voz e te achegando a ele; pois ELE É A TUA VIDA E A LONGURA DOS TEUS DIAS” Deuteronômio 30:13 e20.

As regras de saúde em levíticos eram rígidas e uma pessoa para ser excluída da rotina espiritual não precisava estar doente, mas só o fato de estar com suspeita de contaminação (imunda) era separada, passava por processos de descontaminação e só depois era readmitida na rotina religiosa. Era um processo de controle sanitário; entendemos isso quando lemos que ali era um acampamento de um milhão de pessoas. Para se manter a saúde desse acampamento em condições tão adversas eram necessárias regras sanitárias rígidas.

Doença no século 20 é algo complexo. Afirmar que ficar doente é pecado, vai ofender a muitas pessoas, pois um percentual muito alto de pessoas possui alguma desordem orgânica, no entanto ter uma doença constitui-se uma mudança dos planos originais de Deus e da imagem que refletimos DEle.

As doenças são agrupadas de acordo com sua origem – infecciosas, fisiológicas adquiridas, traumáticas, psíquicas, por lesões de esforço repetido (LER), por dependência, acidentais, congênitas,etc.

Doenças Infecciosas – são as que se tratam principalmente em Levíticos; a maioria das doenças ali relatadas são infecciosas causadas por fungos (doenças de pele) e bactérias (lepra, cólera, difteria, peste etc) causadas pela falta de higiene e condições sanitárias básicas. Eram tratadas de forma rígida com quarentena (13:46; 14:8) e rigorosa higiene (14:9; 15:5) mas com certeza algumas medidas visavam também a não contaminação por vírus.

As doenças infecciosas eram perigosas em um acampamento de um milhão de pessoas e podiam se alastrar em horas e matar a dezenas de milhares em dias. Em uma população pecuarista como eram os israelitas o contato com animais favorecia a pragas ou doenças zoonóticas. Havia ainda problemas com pulgas, carrapatos e outros insetos comuns aos animais que podiam infestar o acampamento trazendo a peste. As doenças infecciosas hoje são bem controladas devido as leis sanitárias e a higiene que são bem popularizadas. Mas a tuberculose, hepatite e a AIDS são as atuais campeãs de infecção. Um aidético é culpado como pecador por sua doença? Uma pessoa que adquiriu Hepatite C e sofre com seus efeitos e tratamento é pecador?

A complexidade que o pecado envolveu o homem criou situações atípicas e que indiretamente fazem o homem ser caracterizado como responsável pelo seu pecado. Há diferentes formas de infecção pela AIDS. A origem da doença (a teoria mais aceita) é que caçadores e tribos da áfrica tenham se contaminado com o sangue de macacos (por ingestão da carne crua ou mal cozida) e o vírus tenha se transmitido por via sexual. A partir daí vem a complexidade do pecado (quebra da lei). Se os homens nunca tivessem tocado nos animais imundos, não haveria essa doença; mesmo assim na ignorância das tribos isoladas no centro da áfrica, se eles tivessem uma moral sexual, a doença iria ficar circunscrita ao casal ou no máximo a aquela família, devido a infecção vertical do vírus (mãe e feto).

Mas hoje se sabe que a promiscuidade é o principal veículo do vírus, sendo as demais formas secundárias – transfusão de sangue, injetáveis e acidentais. As DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) estão incluídas aqui e são indicadas em Levíticos (15:4, 21, 26).

Doenças Fisiológicas – essas são as epidemias e pandemias mundiais. Trata-se das doenças cardíacas (não congênitas), diabetes (não congênita), doenças renais, hepáticas, e muitas outras que foram adquiridas por maus hábitos de alimentação, inatividade, alcoolismo, fumo e dezenas de outras coisas anexadas ao estilo de vida. Entre essas doenças há os sintomas e causas de algumas patologias que acabam se caracterizando como doenças – hipertensão, AVC (acidente vascular cerebral), obesidade, osteoporose etc.

Estamos em um século de pessoas doentes, enfermas. São raras as pessoas que não possuem alguma anormalidade e isto acarrete em algum desconforto ou sintomas que venham a atrapalhar o viver diário. Implicações indiretas como o consumo de medicamentos, consultas médicas, gastos com a saúde são indicadores de como estamos “doentes” e nossa vida é uma sobrevivência. As doenças fisiológicas são causadas pelos maus hábitos e são as principais referidas nos Conselhos sobre Saúde que temos no Espírito de Profecia.

Excluindo as causas congênitas (que uma pessoa nasce com o problema) estar doente por uma causa fisiológica, se constitui pecado. A declaração de EGW está principalmente dentro deste segmento de doenças em que somos responsáveis diretos por nossa saúde ou ausência dela. As doenças cardíacas são essencialmente resultado dos hábitos alimentares errados, com uma alimentação rica em gordura animal, falta de exercício físico e alimentos hiper-calóricos ou industrializados.

“Segundo a Organização Mundial de Saúde, o derrame cerebral, ou acidente vascular cerebral (AVC), atinge 15 milhões de pessoas por ano e é a terceira principal causa de morte natural no mundo. Destas, cinco milhões morrem, e outras cinco milhões sofrem seqüelas que as deixam deficientes. No Brasil, 129.172 pessoas morreram de AVC em 2002... o fumo, a dieta ruim e o sedentarismo são apontados como as principais causas que podem levar a um derrame. ” [BBC].

Até mesmo o câncer que tem sido relacionado com o fator congênito (herdado ao nascer) tem outras causas ou elementos inibitórios que retardariam ou até anulariam a manifestação de células mutantes e desenvolvimento da doença. “Os especialistas conseguiram determinar que, de 7 milhões de mortes por câncer em 2001, 2,43 milhões estavam ligadas a fatores de risco que poderiam ser modificados. Entre eles estão alimentação ruim, fumo, álcool, obesidade, falta de exercício e poluição do ar, segundo o estudo publicado na revista especializada The Lancet. As conclusões são baseadas em uma análise ampla de estudos científicos e outras fontes, como relatórios governamentais” [BBC].

Desconhecemos muito do que rege o desencadeamento das doenças, principalmente das fatalidades, mas maior é o conteúdo do que conhecemos como leis de saúde e que nos fazem responsáveis diretos sobre se somos saudáveis ou não; se temos qualidade de vida ou não; se vivemos muito ou não; e por fim, se ficamos doentes ou não.

Doenças Psíquicas – há muitas pessoas com depressão hoje em dia, e muito se fala que a depressão é resultado de não se confiar em Deus ou não possuir uma comunhão real com Ele. Novamente estamos diante da complexidade do pecado. A depressão é uma doença fisiológica, mas tratada nos consultórios dos terapeutas da psicologia e psiquiatras.

A Depressão propriamente dita ocorre quando há uma deficiência na produção de neuro-hormônios no cérebro. Substâncias como a Serotonina são as responsáveis para oferecer aos humanos a sensação de bem estar; a depressão fisiológica surge quando esse mecanismo não funciona e a Serotonina para de ser fabricada. Há vários motivos para essa perda de produção. Uma pessoa sedentária com um estilo de vida desfavorável tem sua produção de Serotonina diminuída. O defeito fisiológico pode ser corrigido com drogas, mas uma pessoa normal, que passa sob estresse psíquico e acaba por desenvolver a doença, tem condições de superar o trauma psíquico e fisiológico. O uso das drogas só potencializará a deficiência.

Portanto há aqueles que possuem depressão por característica própria de sua personalidade (melancólicos) ou introvertidos com tendências para a reclusão, pessimismo e negativismo. Trata-se de seu patrimônio psíquico, muitas vezes herdado. Por outro lado tem aqueles que adquiriram a doença pelo uso indiscriminado dos medicamentos; em crises existenciais, relacionais e outras, usaram do medicamento para combater a simples tristeza, ou o fato de estarem depressivos mas não com a doença fisiológica depressão. Cabe a um profissional (terapeuta) cristão e competente, dignosticar. Além da depressão existem outras doenças e cada caso deve ser acompanhado de terapia. Muitas dos casos com origem a partir das relações familiares desestruturadas ou um caráter ou personalidade mal formado. A terapia aliada ao evangelho pode ajudar muito às pessoas com desordem psíquicas.

Outras doenças – há ainda as doenças do trabalho, como a LER; caracterizadas pelo trabalho repetitivo e excessivo. Muitas vezes as empresas são as responsáveis por não oferecer condições saudáveis para o funcionário. Outras vezes o individuo é responsável diante de Deus por dedicar o melhor das suas forças ao emprego, e desenvolver assim doenças pelo excesso de trabalho e descuido com a saúde. As doenças traumáticas são decorrentes dos acidentes em geral.

Formalmente são deficientes aqueles que passam por traumas de acidentes e perdem funções ou adquirem disfunções. A causa do acidente revelará se houve negligencia humana ou fatalidade. As doenças congênitas são resultado do pecado "in situ" ou por que temos em nosso planeta a ordem das coisas afetadas por essa realidade espiritual. Crianças que nascem com defeitos e possuem doenças das mais variadas formas em síndromes e deficiências, representam os sinais do pecado de um planeta e não de um individuo propriamente dito. Há fatores adversos em cada situação que podem determinar exceções. Mulheres que tem filhos tardiamente estão mais propensas a ter bebês com problemas; pessoas que usam drogas como a maconha também estão expostas a mesma situação.

Conclusão – muitas das doenças que relatamos são devido ao afastamento do homem de seus propósitos originais, que foram estabelecidos pelo Criador. Ficar doente é pecado? Muitas vezes sim. Muitos ficam doentes por que não seguem as leis, conselhos e o estilo de vida que Deus revelou ao homem – “Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido. Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no meio do teu coração. Porque são vida para os que as acham e saúde, para o seu corpo”; Prov. 4:20 a 22.
Mas Deus não nos deixa abandonados em nossas precipitadas escolhas – “Eis que eu farei vir sobre ela saúde e cura, e os sararei, e lhes manifestarei abundância de paz e de verdade... Porque restaurarei a tua saúde e sararei as tuas chagas, diz YHWH...” Jeremias 30:17

Um comentário:

DRIVERS DOWNLOAD. DOWNLOAD DE DRIVERS E PROGRAMAS GRÁTIS disse...

Deus é Pai !!!

Sinto vontade de chorar quando leio estas palavras bonitas .
Igual aquela carta do ceu.

que se ve no youtube, da uma emoção.
Eu to com arritimia nao sei se é do coração ou sindrome do panico, tenho medo de morrer direto. Tenho medo de morrer sempre. Meu Deus, ajudai-nos