AS SEIS DECISÕES MAIS IMPORTANTES DA VIDA


Nossa vida é composta e determinada por decisões. Há uma citação do livro Educação página 146, que afirma o seguinte: “O que fazemos é resultado do que somos. Em grande parte, as experiências da vida são fruto de nossos próprios pensamentos e ações”.

Suas ações determinarão seu futuro. Suas decisões cristalizarão ou desintegrarão seus sonhos. Portanto, suas decisões são fundamentais.

A partir da grande decisão do batismo e de que Jesus é o Senhor de sua vida, as demais decisões do cristão devem gravitar em torno de sua existência espiritual.

Podemos listar seis grandes decisões para seu sucesso na vida cristã:
1. Ter uma comunhão diária
2. Orar
3. Praticar o Bem
4. Testemunhar
5. Envolver-se na igreja
6. Submeter-se à vontade de Deus

TER UMA COMUNHÃO DIÁRIA – vida espiritual sem comunhão é uma farsa. Você precisa dos
cultos matinais e vespertinos em família; isso é como o pulsar da vida religiosa. Famílias que não se reúnem para orar pela manhã e ao final da tarde, demonstram que Jesus não é o Senhor de sua vida, mas sim o consumismo, o materialismo e a rotina do trabalho. Se você vive só, faça seus cultos sozinhos, mas procure famílias da igreja para cultuar ao pôr-do-sol de sexta, por exemplo.

Primeiro Deus, depois o resto.

Nestes cultos a Palavra de Deus, os hinos ou cânticos, a meditação, irão te conduzir ao contato com o Divino. Aqui a fé, a esperança e o amor são fortalecidos; você poderá sair para as atividades do dia, abençoado pelo Criador.

ORAR – não é simplesmente orar ao acordar, ao se alimentar e ao se deitar; também não
estão aqui incluídas as orações dos cultos que já mencionamos. Que tipo de oração você precisa decidir praticar, então?

A oração pelos outros; aquelas orações em que você intercede por amigos, companheiros de trabalho, familiares, irmãos da igreja. Você precisa de uma vida de utilidade em oração. Orar de forma intercessória é um estilo de vida para o cristão. Você demonstra interesse, preocupação e envolvimento, quando ora por alguém. Esse tipo de envolvimento é o princípio do amor – que se preocupa e age em favor de alguém.

Outra forma de oração que é vital para a existência espiritual, é o diálogo com Deus. Orar não é apenas pedir e agradecer. Orar é dialogar. Tome tempo, simplesmente, para falar com Deus sobre as coisas da sua vida. Conte a Deus sobre seus sonhos, desejos, expectativas, erros, fracassos, vitórias, frustrações, enfim, converse com Deus em um formato de diálogo, sem chavões ou formatos de oração formal.

Deus é um Ser pessoal, e precisa de pessoalidade de suas criaturas. Converse com seu criador, abra seu coração a Deus. Faça isso regularmente.

PRATICAR O BEM – um cristão que não pratica o bem, é uma das maiores falácias que
poderiam existir. Se você não realiza algo em favor de pessoas necessitadas, carentes ou até próximas a você, sinto muito em dizer – você está em sentido contrário na caminhada cristã. E isto equivale a dizer que não esta salvo... você será julgado por suas boas obras: vestir os nus, alimentar os famintos, visitar os doentes, solidarizar com os presos.

Você não pode se enganar pensando que só em ir a igreja, isso faz de você um cristão; não é assim! Isso o faz membro de uma igreja; mas cristianismo é muitíssimo mais do que isso. Cristianismo é se preocupar com as pessoas e atende-las em suas necessidades. Isso implica em ter preocupações, gastos, dores de cabeça, uso do tempo, recursos empregados, enfim, é trabalhoso, mas é vital – sem esse tipo de envolvimento não há Vida Eterna.

TESTEMUNHAR – outra decisão é falar do evangelho aos outros. Em nosso país não
evangelizamos; todos são cristãos. Então o que podemos fazer é testemunhar. Fica muito mais fácil fazer isto quando as pessoas já possuem um conhecimento prévio sobre Jesus.

E para você ser bem sucedido, é necessário que conte o que Jesus fez em sua vida. Se você não tem certeza do que foi feito, ore e peça a Deus que lhe mostre. Todo cristão tem um milagre para contar.

ENVOLVIMENTO NA IGREJA – a partir do momento que você foi batizado, foi agregado ao ‘corpo de Cristo’, a igreja. Mas muitas igrejas estão como que amputadas ou mutiladas dos seus membros. São membros que se excluem, se isolam e vivem como que alienados à uma realidade incontestável – de que cristãos vivem em conjunto.

Não há vida religiosa em grupos isolados, vidas solitárias ou famílias que entram, assistem os cultos e saem de volta para casa. Isso não é cristianismo, isso não conduz a Vida Eterna. Essas situações são comuns em quaisquer outro ambiente (clubes, resorts, spas etc.) mas jamais na igreja. Se isto ocorre, é porque estão amputados – e separados não recebem da nutrição de Jesus que é a cabeça e o mantenedor deste corpo.

Portanto, envolva-se. Visite, faça amigos, viva a irmandade que o cristianismo oferece. Trabalhe e sirva a sua igreja; há vida no movimento. A inatividade conduz a morte.

SUBMETER-SE A VONTADE DE DEUS – essa decisão é diária. A vontade Deus é nossa
santificação (I Tes.4:3); e isto não significa ausência de pecado. A santificação bíblica é a de se manter “guardar-se da corrupção do mundo” (Tia. 1:27), ou seja, não permitir que a vida deste mundo seja nosso estilo de vida.

E lembre-se: a vontade de Deus é sempre “boa, agradável e perfeita” (Rom.12:2).

Nenhum comentário: