A NOIVA

“Catherine Middleton usou um vestido criado por Sarah Burton, estilista da grife Alexander McQueen, falecido em fevereiro. Estava com um véu curto de tule com detalhe de renda na barra; e usava uma Coroa Cartier de 1936 e que foi emprestada pela rainha Elizabeth 2ª para a ocasião. O traje nupcial era de mangas longas de renda, corpo bem estruturado e saia armada com cauda de cerca de dois metros” (AFP).

A noiva foi o centro das atenções. A ela são dirigidas todas as lentes fotográficas e olhares carinhosos.

Deus sabia da força desta imagem e criou nas Escrituras Sagradas o símbolo fortíssimo de sua igreja como a noiva. A visão de Apocalipse 12 muito se aproxima de Kate... ela foi discreta e modesta.

Deus deseja sua igreja (suas criaturas, seus filhos) assim como um noivo deseja sua noiva. A força desta imagem bíbliva está no desejo de Deus em nos ter ao Seu lado.

“Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou” Apocalipse 19:7.

Kate me fez lembrar da ‘noiva de Jesus’; vestida e pronta para ser levada por seu noivo.

A igreja – o grupo de crentes – é o centro da atenção do mundo celestial. Somos alvo da atenção do universo que aguarda o dia em que entraremos no reino celestial revestidos da imaculada justiça de Jesus.


SEIS CONSIDERAÇÕES DO CASAMENTO REAL

1. Jesus foi exaltado – as referências ao Senhor Jesus Cristo nas palavras do Deão da Capela de Westminster em sua homilia foram um belo testemunho ao mundo. Nas palavras do Deão - "Todo casamento é um casamento real" - honrando o santo matrimônio. Nenhuma referência a santos ou qualquer outra excentricidade católica, mas muito próximo do culto protestante.

2. Uma bela menção do texto de Romanos 12 – no discurso do irmão de Kate; uma leitura direta do texto bíblico com lições ao mundo todo, dos princípios cristãos.

3. Casamento ortodoxo – nenhum casamento é tão popular como os da ortodoxia e da realeza britânica. Um grande veículo ao mundo, onde os princípios cristãos são exaltados. Uma lição para os católicos – os maiores nem sempre são os melhores.

4. O vestido ‘creme’ de Kate – um detalhe que ‘manchou’ o conto de fadas. Kate e Willian não honraram a castidade como manda o princípio cristão. Em uma igreja protestante tradicional, os dois não teriam o direito da cerimônia na igreja.

5. O cristianismo ao mundo – 2 bilhões de pessoas presenciaram o ritual cristão do matrimônio; sem dúvida esse é um meio do cristianismo avançar nas mentes de pessoas que jamais poderíamos alcançar.

6. O ‘casal’ Elton John e David Furnish – se fizeram presentes entre os convidados na capela de Westminter e destoaram em tudo. O cristianismo não reconhece a união homossexual; cristãos homossexuais são uma impossibilidade - é como admitir que um homem pode engravidar (mas até a isso o casal homossexual arranjou uma saída, adotando um bebê).

IGREJA MORNA E IGREJA QUENTE

Quando o Apocalipse fala de uma ‘igreja morna’ estaria a profecia antecipando um padrão de comportamento, culto ou doxologia que caracterizaria algumas igrejas no final dos tempos?


Algumas igrejas são caracterizadas por possuir uma doxologia ‘morna, sem o fervor do Espírito Santo’.

Esse tipo de ‘leitura’ do texto bíblico não é incomum, e muito do que a Bíblia afirma é utilizado como argumento para defender certos padrões de culto.

De acordo com o texto bíblico uma igreja morna seria aquela que:
1) ‘é pobre’
2) ‘ nu’
3) ‘e cego’

A igreja que Jesus aponta como morna tem essas características, e Ele mesmo lhe propõem a solução:
1) ‘Ouro refinado no fogo para que enriqueças’
2) ‘vestes brancas para que te vistas’
3) ‘e colírio... para que vejas’

A mornidão daquela igreja não vinha da sua doxologia, da ordem do culto ou da vibração dos seus membros e muito menos da ausência do exorcismo, milagres e profecias.

A mornidão de uma igreja vem da falta do amor, justiça e discernimento.

O texto de Apocalipse vai mais adiante e no capítulo 12:17 diz – “E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra aos demais filhos dela, os que guardam os mandamentos de Deus, e mantêm o testemunho de Jesus”.

O Dragão (Satanás, v.9) persegue a igreja que está ‘aquecida’ ou que é ‘quente’ porque esta comunidade de crentes tem duas características:

1) Guarda os mandamentos

2) Tem a Fé em Jesus

O que hoje muitos acreditam ser o ‘fogo do espírito Santo’ – profecias, milagres e exorcismo – Jesus não alistou como características dos que herdarão o reino dos céus.

"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres?
Então lhes direi claramemnte: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.
Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente...
Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato..." Mat. 7:21-26

O que aquece uma igreja é a obediência e a fé.

O QUE EU ACHO, E O QUE DEUS QUIZ DIZER

Hoje a interpretação do texto bíblico é feita pelo leitor; você decide o que o texto bíblico quer dizer. Por este motivo temos centenas de denominações e milhares de movimentos cristãos.


A partir do momento que interpretamos a Bíblia dentro do seu contexto histórico, local e literário, as coisas mudam. Se todos fizessem esse tipo de leitura, não forçando o texto, haveria “um só Senhor, uma só fé e um só batismo” – Efes. 4:5.

Olhar o texto bíblico levando em conta o que o escritor queria dizer é fundamental para se entender a mensagem do que Deus queria dizer a nós.

Fazer esse tipo de leitura – respeitando a mensagem original – permite extrair-se o princípio envolvido no texto. Muitas vezes as situações das narrativas bíblicas são totalmente adversas a nossa realidade cultural e temporal, mas o princípio transmitido na mensagem é o que nos interessa, e o que interessa a Deus.

Portanto fazer leituras apressadas e retirar significados de acordo com a minha leitura e compreensão particular é ofensivo a Deus. Afirmar algo que Deus nunca disse é ensinar a mentira enquanto se pretende pregar a verdade.

Muitos pressupostos hoje são postulados com esse tipo de leitura – o que eu acho – e não com a autorizada Palavra de Deus.

Entender a mensagem Divina para nossos dias não é tarefa fácil. Mas ao mesmo tempo a Bíblia deve ser lida de forma simples e despretensiosa. Isso não é um contra-senso, mas uma questão de lógica.

Para entender melhor a Bíblia:

1. Ore antes da leitura – João 16:13

2. Deixe o Espírito Santo falar ao ‘coração’ (mente) – João 14:26

3. Faça uma leitura literal do texto – Sal.119;105

4. Deixe a Bíblia responder a si mesma (compare os textos) – Isa. 28:10 e 13

5. A Bíblia é que oferece as repostas para símbolos e profecias – Apo. 1:20

6. O AT é o cenário de fundo para o NT – Luc. 24:27

7. A Lei (Pentateuco) é o cenário de fundo para o AT – Mat. 5:17 e 18

8. Os 10 mandamentos são a base do Pentateuco – Mat. 22:40

9. O amor é o fundamento da Lei de Deus – Rom. 13:9

Para entender a Bíblia é preciso interpretar – e isso não é uma tarefa humana – mas uma tarefa que a própria Bíblia conduz ao indivíduo.

A Bíblia explica a si mesma.

O FIM DO MUNDO ADIADO

“A pedra do calendário maia que foi interpretada erroneamente como um anúncio do fim do mundo marcado para dezembro de 2012 foi apresentada na terça-feira (29) em Tabasco, sudeste do México”.

“A peça, formada de pedra calcária e esculpida com martelo e cinzel, está incompleta. "No pouco que podemos apreciá-la, em nenhum de seus lados diz que em 2012 o mundo vai acabar", enfatizou José Luis Romero, subdiretor do Instituto Nacional de Antropologia e História.”

[A única fonte confiável para se indicar o ‘fim do mundo’ é a Bíblia. É nas Sagradas Escrituras, que foram inspiradas que podemos ter uma diretriz segura para este evento final.]

“Na pedra está escrito a data de 23 de dezembro de 2012, o que provocou rumores de que os maias teriam previsto o fim do mundo para este dia. Até uma produção hollywoodiana, "2012", foi lançada apresentando esse cenário de Apocalipse.”

[É curioso que as Sagradas Escrituras fornecem períodos proféticos que se estendem até os dias da modernidade; períodos estes que indicam a ‘proximidade’ do fim. No entanto não há considerações nenhuma sobres essas datas. O que ganha a mídia são apenas datas falsas.

Temos na profecia ao menos cinco períodos proféticos indicados, todos o período do ‘fim’, e que se cumpriram:

1. 70 semanas – Daniel 9:24

2. 2300 tardes e manhãs – Daniel 8:14

3. 1335 dias – Daniel 12:12

4. 1290 dias – Daniel 11:3

5. 1260 dias – Apocalipse 12:6

Quanto a profecia Maia, é dito – "No pouco que se pode ler, os maias se referem à chegada de um senhor dos céus, coincidindo com o encerramento de um ciclo numérico", afirmou Romero.

A data gravada em pedra se refere ao Bactum XIII, que significa o início de uma nova era, insistiu Romero.”

Fonte: AFP