OS MORTOS SERÃO RESSUSCITADOS

a ressurreição dos mortos

Sim, a boa notícia é que as pessoas que morreram, nós poderemos reencontrar e retomar nossas vidas com elas.

Essa é a esperança da ressurreição ensinada por Jesus nos evangelhos – “Não fiquem maravilhados com isso, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a voz dele e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo” João 5:28,29.

O ensino de Jesus é claro em afirmar – “os que se acham nos túmulos... sairão”. Ou seja, a ressurreição é o plano de Deus para devolver todos os mortos às famílias que tiveram perdas.

A ressurreição é o plano de Deus para trazer de volta todas as pessoas que morreram.

Mas quando isso acontecerá?

Marta, uma das discípulas de Jesus, explica isso pra nós dizendo – “Eu sei que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia” João 11:24. O irmão de Marta havia morrido, e ela sabia que ele seria devolvido a família. Ela havia aprendido de Jesus, que haveria um ‘último dia’ na história humana, e que nesse dia, os mortos seriam devolvidos através da ressurreição.

Esse ‘último dia’ vai acontecer na Segunda Vinda de Jesus a essa terra. A Bíblia descreve esse dia e a ressurreição dos mortos assim – “nós, os que ainda estivermos vivos quando o Senhor voltar, não iremos ao encontro dele antes daqueles que já morreram. Pois o Senhor mesmo descerá do céu com um brado de comando, com a voz do arcanjo e com o toque da trombeta de Deus. Primeiro, os mortos em Cristo ressuscitarão. Depois, com eles, nós, os que ainda estivermos vivos, seremos arrebatados nas nuvens ao encontro do Senhor, nos ares. Então, estaremos com o Senhor para sempre” 1 Tessalonicenses 4:15-17.

A morte não é o fim.

Haverá sim, o fim da morte, quando “os mortos em Cristo ressuscitarão”. Essa é solução que Deus oferece para o intruso que é a morte. Não era plano de Deus que a morte existisse. Mas mesmo que ela tenha surgido na existência humana, Deus trouxe uma solução.

E a ressurreição é uma realidade bem documentada nas Sagradas Escrituras. Pessoas já ressuscitaram no passado como uma evidencia do poder de Jesus sobre a morte. Jesus quando esteve na terra, ressuscitou três pessoas – o filho de uma viúva (Lucas 7:11-17); a filha de Jairo ( João 8:51-56) e Lázaro, irmão de Marta e Maria (João 11:17-27).

O próprio Jesus passou pela experiência da ressureição provando que Ele tem poder sobre a morte – “Jesus declarou: — Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá. E todo o que vive e crê em mim não morrerá eternamente. Você crê nisto?” João 11:25,26.

Para ter acesso novamente às pessoas que morreram você precisa crer em Jesus Cristo. Jesus é Deus, e tem poder sobre a morte. Ele pode ressuscitar as pessoas que perdemos um dia para a morte. Nossas vidas poderão ser retomadas e seremos felizes com eles novamente.

Mas para isso Jesus nos pergunta agora – “Você crê nisto?”.

Crer em Jesus é a chave para termos a benção da ressurreição em nossas vidas – “Quem crê em mim, ainda que morra, viverá. E todo o que vive e crê em mim não morrerá eternamente.”

As Sagradas Escrituras são muito claras sobre o assunto da ressurreição – “Cristo de fato ressuscitou dos mortos. Ele é o primeiro fruto da colheita de todos que adormeceram. Uma vez que a morte entrou no mundo por meio de um único homem, agora a ressurreição dos mortos começou por meio de um só homem. Assim como todos morremos em Adão, todos que são de Cristo receberão nova vida. Mas essa ressurreição tem uma sequência: Cristo ressuscitou como o primeiro fruto da colheita, e depois todos que são de Cristo ressuscitarão quando ele voltar. Então virá o fim, quando ele entregará o reino a Deus, o Pai, depois de ter destruído todos os governantes e autoridades e todo poder. Pois é necessário que Cristo reine até que tenha colocado todos os seus inimigos debaixo de seus pés. E o último inimigo a ser destruído é a morte” 1 Coríntios 15:20-26.

Sim, “virá o fim” dessa era de morte, tristeza e luto. E Deus irá inaugurar um novo mundo e uma nova realidade.

A Bíblia diz sobre essa nova realidade – “E lhes enxugará dos olhos toda lágrima. E já não existirá mais morte, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. E aquele que estava sentado no trono disse: — Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: — Escreva, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras” Apocalipse 21:4,5.

Essa é a boa notícia para hoje.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ótima explicação! Com certeja repassarei para conhecidos e parentes que são religiosos porém desconhecem o que as escrituras revelam.