ONDE OS MORTOS ESTÃO

Os mortos NÃO estão no céu; NÃO estão em um purgatório e muito menos em um inferno.

Jesus ensinou que os mortos estão na sepultura, ao dizer – “todos os que se acham nos túmulos ouvirão a voz dele e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo” João 5:28,29.

Jesus ensinou que os mortos estão nos túmulos, ou no pó da terra. E o restante das Escrituras se harmonizam com esse ensino. Por exemplo, Salomão no Antigo Testamento diz – “Todos vão para o mesmo lugar; todos procedem do pó e ao pó voltarão” Eclesiastes 3:20.

Para entendermos esse fato, de que quando as pessoas morrem, elas permanecem inconscientes, na sepultura, ou no pó da terra, Salomão disse algo mais – “os mortos não sabem nada e não têm nenhuma recompensa a receber, porque a memória deles está no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já não existem mais; eles estão afastados para sempre de tudo o que se faz debaixo do sol” Eclesiastes 9:5,6.

Salomão diz que os mortos ‘não recebem recompensa’ ao morrer. E Jesus diz que somente na ressurreição “os que tiverem feito o bem, [receberão] a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, [receberão] ressurreição do juízo” João 5:28,29.

Mas onde estariam os mortos então?

Jesus ensinou que a morte é como um sono, onde as pessoas estão inconscientes e o corpo volta ao pó da terra. Na explicação de Salomão – “a memória deles está no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já não existem mais; eles estão afastados para sempre de tudo o que se faz debaixo do sol”.

Jesus usou a metáfora do sono para explicar que os mortos não estão conscientes após a morte. Ele usou essa metáfora na morte de Lázaro – “Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo. Então os discípulos disseram: — Senhor, se dorme, estará salvo. Jesus falava da morte de Lázaro, mas eles pensavam que tivesse falado do repouso do sono. Então Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu” João 11:11-14.

A morte é um estado de inconsciência, onde as pessoas não existem mais; não pensam, não se comunicam, não interagem com a realidade ou o mundo dos vivos.

O profeta Isaías no Antigo Testamento também reafirma a crença de que os mortos estão no pó da terra e serão ressuscitados – “Os teus mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão. Despertem e cantem de alegria, vocês que habitam no pó, porque o teu orvalho, ó Deus, será como o orvalho de vida, e a terra dará à luz os seus mortos” Isaías 26:19.

O profeta Daniel também coloca os mortos no pó da terra, dizendo – “Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, outros para vergonha e horror eterno” (Dn 12:2). É Daniel que usa pela primeira vez o conceito da morte comparada ao sono, e os que estão mortos ressuscitarão. Daniel ainda coloca os ressuscitados em dois destinos – o que serviram ao Senhor receberão a vida eterna, mas os ímpios serão condenados à morte eterna. Deus também garante a Daniel que ele será ressuscitado para uma nova vida: “Quanto a você, siga o seu caminho até o fim. Você descansará e, ao fim dos dias, se levantará para receber a sua herança” (Dn 12:13). A morte é semelhante a um descanso do trabalho fiel. Depois virá a doce herança: a vida eterna com o Senhor.

No livro de Jonas é registrada a sua oração; o profeta declarou: “Desci até a terra, cujos ferrolhos se fecharam atrás de mim para sempre. Tu, porém, fizeste a minha vida subir da sepultura, ó Senhor, meu Deus!” (Jn 2:6). Jesus comparou Sua permanência na sepultura e Sua ressurreição com a experiência de Jonas (Mt 12:40).

Para algumas pessoas pode parecer estranho esse ensino bíblico de que os mortos estão inconscientes no pó da terra (sepultura).

Isso porque acreditam em um ‘alma etérea’; ou um espírito que sairia do corpo no momento da morte, e permaneceria vivo em algum lugar (céu, purgatório, inferno ou reencarnando).

Mas esse conceito não é Bíblico. Os textos que vimos não explicam assim. O próprio Jesus não ensina isso, mas coloca os mortos na sepultura (João 5:28,29) aguardando a ressurreição.

Por que Jesus ensinaria a ressurreição se os mortos já estivessem no céu ou no inferno?

O conceito de uma ‘alma etérea’ ou ‘espírito consciente’, é um conceito pagão. Mas os cristãos não seguem uma filosofia e conceitos pagãos, mas os conceitos bíblicos.

O conceito de alma é o seguinte – em Gênesis 2:7 é dito que – “Deus formou o homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou uma alma vivente” Gênesis 2:7. NOTE que a Bíblia diz que o ser humano “se tornou uma alma” e não que ‘temos’ uma alma. Esse detalhe faz uma enorme diferença.

As traduções mais modernas já traduzem o termo ‘alma’ como ‘ser vivo’ – “o homem se tornou um ser vivente” Gênesis 2:7 (Tradução Nova Almeida).

Ou seja, somos almas viventes, ou seres vivos.

Outro texto que confirma essa tradução correta é de Gênesis 46. Nas traduções mais fiéis ao texto hebraico, uma narrativa da vida de Jacó é traduzida assim – “Todas as almas que vieram com Jacó ao Egito, que saíram dos seus lombos, fora as mulheres dos filhos de Jacó, todas foram sessenta e seis almas” Gênesis 46:26 (Almeida Corrigida Fiel).

Mas as traduções mais atualizadas já traduzem – “Todos as pessoas que foram com Jacó para o Egito, que eram os seus descendentes, fora as mulheres dos filhos de Jacó, eram sessenta e seis pessoas” Gênesis 46:26 (Nova Almeida).

Ou seja, no conceito bíblico, ‘alma’ significa ‘pessoas’.

O conceito de que ‘alma’ seria algo etéreo que sai do corpo no momento da morte, é um conceito pagão. Esse conceito foi transmitido ao cristianismo através da tradição pagã dos romanos. A igreja romana (Igreja Católica Apostólica Romana) é que trouxe esse conceito para as doutrinas cristãs. Foi uma mistura (sincretismo) dos conceitos pagãos com os cristãos.

Em Gênesis, a Bíblia ensina que somos feitos do pó da terra e fôlego de vida; e a união desses dois elementos gera o ser vivo - “Deus formou o homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou uma alma vivente” Gênesis 2:7.

E na morte, o que retorna a Deus é esse fôlego de vida, ou respiração. Salomão explicando esse fato afirma – “o mesmo que acontece com os filhos dos homens acontece com os animais: como morre um, assim morre o outro. Todos têm o mesmo fôlego de vida, e o ser humano não tem nenhuma vantagem sobre os animais. Porque tudo é vaidade. Todos vão para o mesmo lugar; todos procedem do pó e ao pó voltarão” Eclesiastes 3:19,20.

Onde estão os mortos? No pó da terra, ou sepultura.

E eles serão reconstituídos através da ressurreição. Jesus, pelo Seu poder, na Segunda Vinda irá reconstituir o corpo das pessoas, e soprar novamente o folego de vida neles, os trazendo de volta à vida.

Como Jesus disse – “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá. E todo o que vive e crê em mim não morrerá eternamente. Você crê nisto?” João 11:25,26.

Creia nisso!

2 comentários:

Anônimo disse...

As pura verdade

Anônimo disse...

Amém 🙏
Creio e espero a breve volta de Jesus e a ressurreição.