É ERRADO “FICAR” COM ALGUEM?

O relacionamento opcional que alguns jovens estão escolhendo no lugar do namoro, incentiva e cria hábitos promíscuos. (promiscuo = pessoa de hábitos sexuais variados)

O objetivo é somente explorar o corpo da pessoa a qual se sentiu atraída. O “ficar” se resume então em buscar momentos de prazer desfrutando de carícias e se a garota permitir, ter a relação sexual.

A desculpa para esses relacionamentos furtivos é que “ficando” da para se saber se a pessoa pela qual o jovem ou adolescente se sentiu atraído, é a pessoa certa... ou seja a escolha vem a partir das habilidades no beijo e no desempenho das carícias.

Assim um garoto de 13 anos que logo cedo começa suas “ficadas”, antes dos 20 anos pode ter ficado com dezenas ou uma centena de garotas diferentes. A sua mente e toda psique sexual é programada para a promiscuidade; prazer para sua mente é desfrutar de carícias e eventuais relações sexuais, com loiras, morenas, altas, baixas, ruivas, mulatas enfim, prazer na multiplicidade de parceiras ou companhias.

O que um indivíduo desse vai ser em um relacionamento estável em seu futuro? Respondo: infiel; propenso ao adultério.

Todo o patrimônio psíquico e comportamental de uma pessoa é cultivado a partir de suas experiências. Se a promiscuidade começa desde cedo na pré-adolescência os hábitos não serão diferentes na fase adulta. A aliança de ouro não irá mudar os gostos, preferências e hábitos de um indivíduo promiscuo que passou, talvez 10 a 15 anos tendo relações furtivas como vários tipos de pessoas.

Portanto jovem, se você gosta de “ficar”, você esta se programando para auto-destruição em seus relacionamentos futuros.

Qual a diferença se eu fico ou se tenho muitos namoros?

O “ficar” se caracteriza por uma experiência mais intensa para o cérebro; as carícias e eventuais relações sexuais são marcantes e imprimem nas memórias eventos que não são esquecidos com uma nova pessoa.

Deus criou as carícias como prelúdio para o sexo; a excitação que os adolescentes buscam nas “ficadas” viciam a muitos a uma vida promiscua, pois o coquetel de hormônios e neuro-hormônios que surgem destas experiências agem como drogas do prazer no sistema de recompensa do cérebro.

Assim um namoro em que os jovens não se exploram com carícias e prazeres, é uma relação normal para a psique. Mesmo que o namoro se caracterize por uma fase de paixão, beijos e abraços, as drogas que irtermediam esse tipo de relação (nor-adrenalina, adrenalina) não são tão impressivas como as que envolvem o prazer das carícias e do sexo (dopamina e oxcitocina).

Quem “fica” está em desvantagem séria para os que namoram. Mas se os namoros seguem os mesmos padrões de carícia, o resultado é o mesmo – a pessoa se vicia na promiscuidade. Estará se programando para a infidelidade e derrota em seus relacionamentos mais sérios como o casamento.

O “ficar” é uma iniqüidade (má motivação) e desperta as concupiscências (maus desejos), podendo levar ao pecado (fornicação, sexo pré-marital).

Se você quer deixar esse hábito do “ficar”, aqui vão umas dicas:
1. Não se deixe levar pela pressão dos amigos
2. Não é porque os outros fazem que você tem de fazer
3. Você não vai deixar de ser homem ou mulher se optar por apenas namorar sério
4. O auto-controle de você mesmo é que faz de você um homem e mulher verdadeiro
5. Se te provocarem sexualmente permaneça firme
6. Fuja (literalmente, corra!) de situações que te levem a “ficar” com alguém
7. Peça para Deus transformar seus sentimentos e desejos

6 comentários:

Unknown disse...

Meu nome é Juliana, tenho 14 anos.Bem, tenho muitas dúvidas sobre ficar ou não ficar. Eu sou evangélica e levo muito a sério as coisas de Deus.Há uns quatro meses estavam em um acampamento da igreja e o assunto era sobre orar para namorar, eu estava "afim" de um menino da minha igreja e ele por mim também, então orei e abri minha Bíblia e eu interpretei como se fosse um Sim de Deus. Começamos a namorar, tudo estava ótimo. Mas com o tempo percebi q não gostava deli, outros meninos (do mundo) me interessavam, porém não sabia qual decisão tomar... terminei com meu namorado, ele ficou meio mal, mas me entedeu, falei q ainda era nova, estava confusa sobre meus sentimentos. Hoje passado três semanas não estou arrependida, pq estou bem.Mas esse assunto começou a me pertubar, tenho no meu coração ficar como errado, tanto q nunca fiquei, mas como meu namoro não foi como eu imaginava, tenho medo de começar um outro relacionamento e acontecer a mesma coisa, não quero agir de forma errada. Gostaria de receber um conselho baseado na Bíblia, que esclarecesse tudo.Obrigada e um grande abraço!

Renan Coelho disse...

Oi Juliana, respondendo quase dois anos depois, sinto que devo postar isso, apesar de eu não ser nada do site, eu sou servo de Jesus Cristo.
Faça uma oração, e peça a Deus para falar com você em Mateus 6:25-34, em especial os versos 33 e 34, guarde-os em seu coração. A Paz do Senhor de todos, a saber Jesus Cristo de Nazaré. Deus seja louvado eternamente.

Anônimo disse...

juliana, como seu irmão em Cristo, vou te dar um conselho baseado na bíblia, note que a bíblia não fala de namoro(não desse que conhecemos), mas fala de pessoas que casavam, e de pessoas que davam-se em casamento, casavam-se nós já sabemos o que é, mas davam-se em casamento: lembra-se de noivado? pois é isso que a bíblia fala sobre namoro: deve acontecer com fins exclusivos de casamento, ou seja, noivado. Então entende-se que namoro não é uma brincadeira pra criança, quando você estiver certa que vai casar com alguém, namore com ela, como se fossem noivos, isso é amor, sei que isso é muito difícil, mas tenta, você vai se sentir melhor
tenho 16 anos e Deus já mostrou minha filha em sonhos, se parece muito com minha namorada
Deus te abençoe minha querida irmã

Anônimo disse...

Juliana,Deus ira preparar uma pessoa certa para você na hora certa. Ele ira preparar uma pessoa da mesma fé sua,ou seja evangélico. Você é nova tem muita coisa pela frente e na hora certa Deus manda a pessoa certa não se preocupe. Espera em Deus,porque ele terá sempre o melhor para você como terá também para todos os jovens. Eu sou nova tenho 15 anos e estou esperando a pessoa certa,não estou com pressa para namorar. Hoje em dia "namorar" virou moda,hoje as pessoa namoram sem ter amor e pensa que é algo divertido. Quando você espera em Deus e vem a pessoa certa e o namoro se torna algo sério.Espera em Deus! Que Deus te abençoe!

Unknown disse...

Esperar em Deus

Unknown disse...

Esperar em Deus