ANOREXIA ESPIRITUAL


A anorexia é a “perda ou diminuição do apetite”; há ainda a definição de anorexia nervosa como “diminuição da alimentação por recusa do alimento ou perda do apetite que se observa em pacientes com distúrbios psicopáticos”( Delamare, 1984).

Anorexia é um distúrbio psíquico desenvolvido principalmente em mulheres jovens de 15 a 20 anos; a paciente obcecada pelo modismo de se ter um corpo magro e “belo” nos padrões da alta moda, reeduca sua mente para rejeitar todo e qualquer tipo de alimento. A Anorexia se torna “nervosa” ou a forma letal, devido ao estresse causado por rotinas de trabalho, no caso das modelos ou por um relacionamento em perigo, devido aos padrões impostos pelo parceiro.

Por amor a “beleza” física, ou do que ela imagina ser o corpo belo, impõe o sacrifício de abster-se de alimento ao ponto de morrer por desnutrição. As pessoas com anorexia não sentem fome, ou desejo pela comida mais simples. São pessoas que reeducaram suas mentes por um falso padrão e persistem em perseguir a “beleza” estética de ser magro ou ter um corpo de acordo com as exigências da alta moda.

No estágio final de sua existência, as pessoas anoréxicas estão magérrimas, um esqueleto vivo; muitas delas se fotografam e exibem aquilo que elas imaginam ser o ideal – um corpo cadavérico. Seus ossos podem ser contados, tem uma aparência doentia, estão horríveis e não são mais atraentes, mas o falso padrão ilusório que se impuseram, lhes cega ao ponto de continuarem a não se alimentar e definhar até a morte. A morte lhes é atraente; o corpo cadavérico lhes parece lindo.

Se pudéssemos ver nossa natureza espiritual também teríamos uma visão como esta. Muitas pessoas que hoje vemos como atraentes, bonitas e bem vestidas estariam cadavéricas ou mumificadas pela anorexia ou fome espiritual. Muitos de nós sobrevivemos apenas com um alimento que recebemos quando conhecemos o evangelho, e dali por diante nossa vida espiritual é de inanição, anorexia, desnutrição. A rotina de comunhão diária de alguns se limita a poucos minutos de leitura e segundos de oração. Outros simplesmente não lêem ou sequer oram.

Faça um teste e comece a anotar o tempo que passa lendo sua lição, a Bíblia e orando; você vai se surpreender. Talvez você vá diagnosticar uma profunda desnutrição; outros estarão em inanição. O quadro clínico de uma pessoa anoréxica, é muito semelhante ao da pessoa anoréxica espiritual, pois ela não percebe que está caminhando para a morte.

Os anoréxicos espirituais estão sob um falso e ilusório padrão que este mundo lhe impuseram; perseguem um padrão mundano de beleza e materialismo e não lhes sobra tempo para ler, estudar a palavra de Deus e muito menos orar. Muitos já não sentem o desejo de orar. Há muitos que não sentem vontade ou sequer prazer nenhum em ler e ouvir a Palavra de Deus. Estão para morrer espiritualmente.

Há aqueles anoréxicos que acham que este tipo de vida espiritual é o ideal e aos seus olhos não há mal algum; no entanto são almas cadavéricas. Só há uma solução para estes – “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”. (Mateus 11:28) “Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede...” (Apocalipse 7:16). “Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos” (Mateus 5:6).

Um comentário:

Unknown disse...

Graça e Paz, Pastor gostaria de pedir a sua autorização para postar essa materia e palavra no nosso site que é www.igrejabatistaalpha.com;
Trabalho com Jovens do meu ministerio e achei a materia muito bom e com conteudo que vai despertar os nossos jovens.
deixo o meu E-mail: lyviapexoto@hotmail.com
e o meu link do facebook:
https://www.facebook.com/#!/cristiano.pexoto