MAIS UMA PIADA


Em Parati, no Rio de janeiro ocorre a FLIP – Feira Literária Internacional de Parati.

Na noite da quinta-feira de 02 de Junho de 2009, Richard Dawkins conversou com o jornalista Silio Boccanera e também respondeu perguntas da plateia sobre seus trabalhos, em especial “Deus, um delírio”, best-seller que provocou bastante polêmica pelo mundo.

O biólogo evolucionista britânico usou de humor e de clareza em sua participação na Flip para defender por que não tem motivos para acreditar em Deus. Em uma de suas tiradas humorísticas, dignas de uma comédia do igualmente britânico grupo Monty Python, o evolucionista ironizou a primazia da religião como origem de tudo: “Quer dizer que foi assim na Bíblia? Moisés trouxe uma tábua escrita ‘Não matarás’ e o povo que ouvia disse: ‘puxa, realmente essa é uma boa ideia”.

Em uma das partes mais aplaudidas pela platéia da Flip, Dawkins disse: “É um desperdício terrível viver a sua vida pensando no que vem depois”. “Não desperdice a única vida que você tem.”

Quase ao final da participação da Flip, Dawkins respondeu a mais famosa pergunta que se faz a um ateu. E se você encontrar Deus depois da morte. "Primeiro eu diria: que tipo você é? Um deus grego, um deus asteca, um deus nórdico...?", disse o biólogo, arrancando risadas do público. Depois ele repetiu uma passagem citada em "Deus, um delírio", uma conhecida frase do filósofo Bertrand Russell, para responder a mesma questão: "Não havia provas o suficiente, Deus, não havia provas o suficiente!"

Dawkins provou ser mais um humorista, do que escritor sério. Se os 5 mil manuscritos das Sagradas Escrituras, distribuídos por todos os museus de Europa e EUA, não forem evidências, vamos rasgar toda a história universal humana.

A história universal é baseada em manuscritos antigos. Os escritos de Homero, são os manusritos que mais se aproximam em número dos manuscritos bíblicos. São apenas 700 manuscritos existentes das obras de Homero. E aceita-se a validade de cada um deles.

Os 5 mil manuscritos bíblicos tem muitos mais evidencias ao seu favor. Numericamente, 8 vezes mais evidências.

Dawkins realmente é um bom piadista. Não passa de um humorista.

Nenhum comentário: