POR QUE ALGUNS NÃO CRÊEM?


“Por que acontece de os homens não crerem em evidencias suficientes? Por que não querem ser convencidos” R&H, 23/12/1890.

O motivo é simples assim mesmo. Certas pessoas não querem crer. “Buscam dúvidas, ganchos em que pendurar a sua incredulidade”. (Idem.) Elas estão satisfeitas com sua situação, e aceitar as evidencias do Evangelho implicaria em mudar de vida.

Há pessoas que estão satisfeitas com o pecado. Outras não vêem pecado em determinadas situações, estilo de vida e hábitos. Mas tudo isso é uma justificativa para permanecer contrários as evidências do Evangelho.

Uma coisa deve ficar bem clara neste assunto – há prazer no pecado. E as pessoas não querem abdicar deste prazer.

É um prazer ilusório, passageiro e auto-destrutivo, mas ele existe. O exemplo clássico são os vícios. Não se pode negar a ação compensadora da nicotina e do etanol no cérebro humano. Essas substâncias oferecem prazer e experiências prazerosas para o fumante e o alcoólatra.

As drogas oferecem experiências prazerosas aos usuários de maconha, cocaína e crack.

As pessoas não crêem, porque não querem crer. Estão satisfeitas com sua situação. O pecado lhes satisfaz, mesmo tendo provas do poder destrutivo e fatal que é o pecado.

O arrependimento virá quando reconhecerem que o prazer do pecado é enganoso, e termina em morte. Muitos tem reconhecido isso nos hospitais, quando estão corroídos pela enfisema, cirrose e os efeitos devastadores do crack.

O prazer do pecado tem levado a bilhões de pessoas a se contentar com as migalhas imundas das coisas deste mundo.

Por outro lado, o prazer que Deus oferece na obediência em diversas situações, estilo de vida e hábitos, conduzem a Vida Eterna.

“Há prazer na vida com Jesus”. E o prazer que temos nesta vida de submissão a Deus não é de privações, mas de livramento. Não nos privamos das drogas, somos livres delas. Não nos privamos do pecado, somos libertos dele. O pecado não oferece nada. O prazer que existe na sua prática não vale a pena.

Pessoas que estão satisfeitas com o pecado, e não querem ser convencidas do seu erro podem ser alcançadas através da aceitação. Condenar não surte efeito algum. Aceitar a pessoa, valoriza-la, apesar de sua incredulidade, e assim permitir que quando houver um momento de lucidez espiritual, você esteja por perto.

Isto porque Deus sempre estará por perto, convencendo os corações.

Nenhum comentário: