O QUE É A FÉ?


Seria a Fé um sentimento? Ou um impulso? É algo relacionado a espiritualidade ou a metafísica? Pode ser mensurada (medida)?

“Sentimento não tem nada haver com a Fé... não é questão de impulso.” NAV – MM;1962; p.117 Isso significa que a Fé não tem nada haver com os sentidos – o que vemos, ouvimos ou tocamos. A fé está em uma dimensão superior aos sentidos – “sentimento não tem nada haver com a fé”.

Isto nos leva a algumas conclusões.

Não importa quão depressivo eu possa estar – a fé pode ser exercida.

Não importa quanto desanimado eu esteja – a fé deve inspirar esperança.

Não importa a desilusão que possa estar tomando conta de meu ser – a fé continua confiando.

A Fé é um princípio que gerencia as demais emoções e sentimentos. Assim como o amor, a Fé não é um sentimento.

Ter fé implica em uma gerência das emoções e sentimentos de tal forma que aquilo que está ao nosso redor, afetando nossos sentidos, não pode nos desestabilizar.

“Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza” Sl 46:2 e 3.

A Fé é o princípio que move o indivíduo a confiar, amar e se alegrar em Deus. A Fé assim se torna um elemento catalisador das demais emoções e sentimentos. E a resultante é a Paz

“Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus... O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio” v.10 e 11.

Jesus Cristo se personificou na Paz. E assim entendemos que a Fé em Jesus Cristo produz a tão almejada Paz interior.

A Fé em si mesma é inócua (vazia), mas ela é um elemento Divino (dom) que se exercida na pessoa de Jesus Cristo pode remover montanhas (Lc 17:6); “tudo é possível ao que crê” Mc 9:23.

Pode se ter Fé em diferentes coisas ou pessoas, mas só quando exercida na pessoa de Jesus Cristo o elemento sobrenatural é ativado e opera no crente.

De uma maneira simples, “ter fé é acreditar” na existência de Deus e confiar no Seu amor.

Nenhum comentário: