IMPERATIVOS DA VIDA CRISTÃ

O imperativo é o modo verbal que expressa uma ordem, um pedido, uma recomendação, um convite. Não existe a primeira pessoa do singular do modo imperativo. Há o imperativo negativo e positivo.


O texto de 1 Tessalonicenses 5:15-22 possui 10 imperativos para nossas vidas. Isso deve ser algo importante!

“Tenham cuidado para que ninguém retribua o mal com o mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos . Alegrem-se sempre. Orem continuamente. Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. Não apaguem o Espírito. Não tratem com desprezo as profecias, mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom. Afastem-se de toda forma de mal.”.

O interessante na relação do ‘modo verbal’ com o texto bíblico mencionado, é que isto é uma ordem e ao mesmo tempo um convite de Deus ao cristão.

Uma ordem porque somos seus servos; um convite porque Deus não nos considera servos – “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer” João 15:15.

A postura do servo em obedecer os imperativos de seu Senhor parte da atitude do cristão; mas o aceitar o imperativo é porque Ele nos vê como amigos.

Olhamos para Deus e vemos o nosso Senhor ( nós seus servos); Deus olha para nós e vê seus amigos (nós seus filhos).

Não existe a primeira pessoa do singular do modo imperativo. Não exite o ‘eu’ na vivencia das ações imperativas no viver do cristão. Só existe o ‘imperador’, o que emite as sentenças imperativas.

O ‘eu’ jamais permitirá seguir o bem, regozijar, orar, dar graças. O nosso desejo é nosso pior inimigo; desejamos só coisas ruins, más e destruidoras.

O ato imperativo implica em ordem ou convite; é uma prioridade e ao mesmo tempo o desejo de Deus para nossa vida.

As prioridades para o cristão, segundo Paulo, eram:

1. Não retribuir mal com mal

2. Ser bondoso

3. Ser alegre

4. Orar continuamente

5. Dar graças

6. Não apagar o Espírito Santo

7. Não tratar com desprezo as profecias

8. Por a prova todas as coisas

9. Reter somente as coisas boas

10. Afastar-se do mal

Essas coisas tem sido prioridades em sua vida?

Nenhum comentário: