JERUSALÉM OU SAMARIA?

“Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar” João 4:20.


Aqui encontramos o centro da discussão entre as denominações cristãs – onde adorar? Naquela ou nesta igreja? E a questão pode ser estendida até alem disto – quando adorar? No sábado ou no domingo?

A Mulher Samaritana ao perceber que Jesus era “um profeta”, logo lhe colocou a questão central da religião em seus dias – onde devemos adorar? Em Samaria ou Jerusalém?

Jesus não fugiu da pergunta, ou sequer divagou sobre o assunto; ele foi direto ao ponto: “Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus” v.22.

“Nós adoramos o que conhecemos” – Jesus fez referência ao que era “conhecido”, ou seja, o que estava escrito. Jerusalém era o único lugar de culto autorizado pelas Escrituras. E os Samaritanos adoravam bezerros de ouro em seu santuário, que era um deus estranho.

Hoje estamos diante do mesmo dilema – quando adorar? Sábado ou Domingo?

Temos a religião cristã polarizada em dois pontos cardeais da adoração – sábado e domingo. Qual o dia correto?

Jesus repetiria sua argumentação – ““Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus” v.22.

Os judeus desde os primórdios haviam recebido o sábado na criação da humanidade. O dia santificado e abençoado pelo próprio Deus é o único “conhecido” nas escrituras como o dia separado para adorar a Deus de forma exclusiva.

“Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra.Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou” Êxodo 20:8-11.

Aqueles que separam o domingo como dia para adoração, o fazem adorando o que desconhecem. Quando Jesus disse “que a salvação vem dos judeus”, Ele se remeteu às Escrituras que o povo escolhido havia recebido como legado.

E as escrituras deixaram o sábado como legado para a humanidade. O dia sagrado que Deus santificou e separou é mencionado mais de 100 vezes em toda a Escritura. O primeiro dia da semana é apenas mencionado 8 vezes no NT, sendo que nenhuma delas é uma autorizada ordem para santificar o dia.

Se fossemos caracterizar as aplicações espirituais que o sábado tem nas Escrituras, perceberíamos que este dia é relacionado extensivamente como “sinal” de Deus, “repouso” para o povo de Deus, “estatuto perpétuo”, “Dia do Senhor” (no AT e NT), e assim o sábado se dimensiona como um dia significativo para a humanidade em seu relacionamento com a Divindade.

Como a mulher samaritana, talvez tenhamos muitas perguntas sobre muitas coisas, mas se Deus deixou respostas para algumas delas nas escrituras – nos foi revelado – é privilégio nosso vivenciarmos essa luz.

BRUXOS, VAMPIROS E AVATARES

“Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo” Colossenses 2:8.

O mais recente recorde de bilheteria, Avatar, dirigido por James Cameron, sagrou-se o maior campeão de todos os tempos, com uma arrecadação mundial de US$ 1,859 bilhão. Cameron ganhou repercursão com os sucessos de ‘Código da Vinci’ onde desacredita os relatos dos Evangelhos e afirma que Jesus nunca morreu, mas se casou e teve filhos com Maria Madalena.

Quando você assiste Avatar, você dá dinheiro a esse tipo de pessoa; você patrocina o ateísmo.

Bruxaria, satanismo e aliens, esse é o conteúdo daquilo que as pessoas estão buscando como entretenimento. Mas isso não é diversão – bruxaria esta relacionado com as coisas espirituais.

Cuidado com o que você assiste ou com o que você se diverte. Muitos dos produtores cinematográficos querem apenas popularizar suas crenças; e elas estão entre o ateísmo e o satanismo.

Os grandes sucessos da indústria cinematográfica nos últimos tempos tem sido sobre a filosofia religiosa, crenças e espiritualismo.

Assim, seja criterioso ao escolher com o que você vai se divertir. Não se divirta com coisas potencialmente perigosas para sua imaginação. Isso tudo é uma grande cilada para sua mente.

"Muitos espectadores reclamaram que "Avatar" e outros filmes em 3D causam dor de cabeça, náusea, visão turva e outros sintomas de enjoo visualmente induzido.

O problema, segundo indica o estudo, é que o filme muitas vezes causa movimentos oculares não naturais.

Normalmente, quando um objeto se aproxima de uma pessoa, os olhos respondem de duas formas. Eles convergem, ou giram para dentro para acompanhá-lo (por exemplo, estenda o braço com o indicador apontado para cima, depois lentamente puxe o dedo para perto de seu nariz). Ao mesmo tempo, enquanto o objeto se aproxima, os olhos focam e mantêm uma imagem clara dele ao modificar o formato da lente, um processo chamado de acomodação visual.

Entretanto, um objeto em 3D voando para fora da tela causa conflito sensorial. Os olhos giram para dentro para acompanhá-lo, mas eles também devem manter um foco fixo na superfície da tela do cinema. Assim, eles convergem sem se acomodar, um desencontro de dois processos naturais que – ao longo de um filme – pode ser bem estressante".
Fonte: UOL

E SEU EU NÃO FOR A IGREJA?

Há tantas formas de se manter em contato com o Evangelho, que por vezes podemos pensar que ir a igreja é algo do passado.

Desde os cultos virtuais ao vivo (TV ou internet) até a exibição em DVD de sermões seletos, programas especiais e shows musicais, todos estes recursos podem parecer até mais apropriados do que o culto de quarta-feira.

Mas existe um fenômeno que ocorre quando os crentes se reúnem, e que não acontece na sala de TV, ou diante do monitor do seu Notebook.

Jesus já havia afirmado que “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles” Mateus 18:20. Quando os membros estão reunidos, sejam eles em número reduzido ou uma grande congregação – o corpo de Cristo é formado e Ele se faz presente.

A união dos crentes, o seu ajuntamento para adorar, louvar e comungar juntos é a fórmula para desencadear a maravilhosa presença do Espírito Santo entre eles.

Quando você vai a uma reunião de crentes, da sua igreja, algo sobrenatural acontece. Isso não ocorre na sala de sua casa, ou na frente do seu PC. Isso só ocorre quando “dois ou três reunidos em” nome de Jesus, o invocam e o adoram através da liturgia do culto.

O fator sobrenatural não está na liturgia ou no local em si mesmo, mas na união dos crentes.

Paulo também já havia postulado sobre o ‘corpo de Cristo’, dizendo – “Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo” I Coríntios 12: 12.

O corpo de Cristo é sua igreja, e nós os seus membros; a parábola proposta por Paulo tinha o objetivo de mostrar que cada membro deste corpo tem sua função (dons).

Mas há outra verdade intrínseca na formação do corpo de Cristo – a reunião dos crentes. Toda vez que você se reúne com os seus irmãos na fé, o ‘corpo de Cristo’ (a igreja) é nutrida. Ou seja, assim como no corpo físico, a união saudável de todos os membros, órgãos e sistemas nutrem o corpo, também somos nutridos espiritualmente quando nos reunimos.

Quanto mais vezes nos reunimos, mais fortalecidos somos. Quanto mais cultos eu freqüento na companhia dos meus irmãos de igreja, mais eu sou nutrido espiritualmente.

Este é um fenômeno sobrenatural; o cristianismo é uma religião sobrenatural.

Há poder na união dos crentes – “a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste” João 17:21.

Você pode achar que assistir sermões selecionados na internet pode ser o máximo; pode pensar que ouvir somente grande oradores que estão disponíveis por um ‘click’ seja a grande fórmula para se manter atualizado... mas tudo isso jamais irá aumentar a sua fé, esperança e amor!

Só cresceremos nessas virtudes essenciais através da reunião com os crentes. Só assim o ‘corpo de Cristo’
é formado e nutre os crentes.

Na próxima vez que você pensar em ficar em casa e deixar de ir a igreja, lembre-se que somente junto aos seus irmãos é que existe vida espiritual. Só através do companheirismo, da união e adoração dos crentes é que algo ocorre dentro de nós – a presença de Jesus , através do Consolador.

E se eu não for a igreja?

Estarei me privando de todo esse processo, que é chamado de ‘santificação’.Esse negócio de isolamento e alcançar a santificação, é uma fórmula do catolicismo primitivo (monasticismo).

Ninguém que se isolou em uma caverna ou mosteiro no passado, ou na atualidade, na mais sofisticada caverna pós-moderna que existir, alcançou ou alcançará a santificação.

Me isolando em casa, sem ir a igreja, posso até receber o título de santo, mas serei aquele santinho do ‘pau oco’. A verdadeira santificação só ocorre no ajuntamento dos crentes.