RACIONALIZANDO PRINCÍPIOS



Racionalizar os princípios cristãos ocorre quando usamos a razão humana (pecaminosa e falha) para argumentar e encontrar justificativas para não obedecer aos mandamentos de Deus.

Segue algumas frases tiradas do racionalismo popular; se você costuma dizer algo parecido... esta racionalizando.

1.       EXISTÊNCIA DE DEUS – Hebreus 11.6
“Deus é um produto da imaginação do homem”; “Religião é o ópio do povo”; “Deus não existe”; “Se Deus existisse, não haveria sofrimento”; “Você é responsável por seu próprio destino; Deus não interfere em nada”.
2.       DEUS É AMOR – 1 João 4.8
“Deus não se importa com meus problemas”; “Minha vida acontece tudo de ruim; Deus se esqueceu de mim”; “Deus não é tão bom quanto dizem, se fosse bom, mina vida seria melhor”.
3.        AME AO SEU PRÓXIMO  – Marcos 12.31
“Quem é o meu próximo?” – o Doutor da lei racionalizou sobre o mandamento – Lucas 10.29
“Temos que amar quem nos ama”; “O amor é pra quem merece”; “Eu amo os meus parentes, desconhecidos são amigos”; “O amor cristão é diferente; é um amor de ‘consideração’ apenas”;  Os hippies dos anos 60 racionalizaram esse mandamento ao adotarem o slogam: “Faça amor, não faça guerra”, incentivando o sexo livre.
4.       AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS  – Mateus 22.39
“Amar a Deus não exclui o trabalho e a conquista das coisas neste mundo”; “Deus quer que sejamos ricos; riqueza é benção de Deus”; “As coisas deste mundo são boas em si mesmas; o egoísmo está no coração das pessoas”; “Ter coisas não é o problema; o problema é a inveja alheia”.
5.       USAR JÓIAS – 1 Timóteo 2.9
“Deus não se importa com o que eu uso, Ele quer o meu coração”; “Na bíblia as pessoas usavam jóias, piercings (nariz) e se tatuavam”.
6.       VESTUÁRIO MODESTO – 1 Pedro 3.4 e 5
“O cristão deve se vestir com bom gosto”; “Deus fez o corpo da mulher e do homem para ser mostrado”; “O problema não está em minhas roupas, mas na mente maliciosa das pessoas”.
7.       USO DE ALCOOL – Tito 1.7
“Todos personagens da Bíblia tomavam vinho”; “Paulo recomendou o uso do vinho (1 Timoteo 5.23)”; “Um pouco de álcool não faz mal”.
8.       USO DE CAFEÍNA – Proverbios 23.20 (vinho como álcool, ou etanol – a droga; embora a cafeína, maconha, LSD, cocaína não sejam mencionadas, o uso do vinho era condenado pela droga – etanol – e assim todas as demais drogas são ilícitas).
“As pesquisa indicam que tomar café faz bem para o cérebro”; “Um cafezinho não faz mal a ninguém”
9.       MÚSICAS MUNDANAS – Filipenses 4.8
“As músicas são uma questão de cultura”; “Músicas que expressam o amor e o melhor das pessoas, não são pecados”; “música é arte e não pecado”; “Os músicos são artistas, e não pecadores inveterados”; “Ouço música do mundo, porque estou no mundo e não em Marte”; “Você não pode se isolar do mundo”; “ouço as músicas da igreja ‘também’; “ sei avaliar o que é bom e o que é ruim”.
10.   FILMES VIOLENTOS, SENSUAIS, IMPRÓPRIOS – Filipenses 4.8
“Filme é cultura, e cultura é algo que todos tem de ter”; “Violência, sexo e abusos  até naBíblia têm”; “A maldade está na cabeça das pessoas”; “A arte imita a vida”; “Qualquer filme é arte, e isso é cultura”
11.   VIRGINDADE – Deuteronomio 22.28 e 29
“Ter experiencia sexual antes do casamento é bom”; “Ter sexo com uma pessoa antes de casar com ela, é fundamental para se conhecer essa pessoa”; “Se não há sexo antes, não há como saber se você vai se adaptar á pessoa”;
12.   FICAR – 2 Timoteo 2.22
“Não há como namorar sem antes saber se a pessoa beija bem ou se é carinhosa”; “Trocar carinho não é pecado”; “Se eu não ficar, vão me chamar de viado”.

Racionalizar é um hábito pós-moderno; queremos explicar a tudo e se possível justificar nossos atos (falhos). A razão humana está contaminada (Romanos 3.23) e não é confiável (Jeremias 17.9).
O início do século 20 foi a maior prova de que o positivismo e o racionalismo que se seguiu só produz guerra, destruição e extinção.

Em uma esfera pessoal, é isso que temos como resultado ao racionalizarmos o casamento, o sábado (dia santificado), as relações humanas e até mesmo o Evangelho.

A máxima humana pode ser resumida como – “Penso logo existo”; mas a máxima Divina é – “Sem mim nada podeis fazer” João 15.5.