Há uma teoria circulando por aí, afirmando que a igreja é uma invenção humana. E que Jesus jamais pretendia ter criado a igreja.
Essa é uma afirmação de pessoas que não leem a Bíblia, e é um ensino falso e perigoso.
Jesus criou a igreja; e Ele mesmo a estabeleceu - "edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" Mateus 16:18.
Essa é apenas uma das declarações de Jesus sobre a igreja; veja que Ele a estava estabelecendo através dos apóstolos, onde Ele mesmo era a pedra fundamental dessa igreja.
Em outra situação Jesus organiza os trâmites espirituais pelos quais a igreja deveria existir, ao dizer - "tudo o que ligarem na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligarem na terra terá sido desligado nos céus. Em verdade também lhes digo que, se dois de vocês, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que vierem a pedir, isso lhes será concedido por meu Pai, que está nos céus" Mateus 18:18,19.
Ou seja, Jesus não só criou a igreja, mas também a organizou.
Por todo o Novo Testamento encontramos orientações sobre a importância da convivência com os crentes no ambiente da adoração da igreja.
Neste período de pandemia onde houveram as restrições para as reuniões da igreja, muitos abandonaram a frequência dos cultos e deixaram o convívio, o relacionamento entre os crentes.
Os que abandonaram os cultos estão confrontando um dos conselhos Divinos no Novo Testamento - "Não deixemos de nos congregar, como é costume de alguns. Pelo contrário, façamos admoestações, ainda mais agora que vocês veem que o Dia se aproxima” Hebreus 10:25.
A frequência aos cultos, e a convivência dos crentes é fundamental para o preparo para a Segunda Vinda de Jesus.
E o conselho bíblico é "façamos admoestações", ou corrija aqueles que imaginam poderem viver sozinhos nessa caminhada espiritual.
Jesus tinha um propósito ao criar o ambiente de reuniões das igrejas, e o convívio entre os crentes. Nenhuma outra fórmula pode substituir esse formato dos cultos e encontros entre os crentes.
Os crentes que imaginam que assistindo cultos virtuais, ou sermões na TV e internet, estariam se nutrindo, cometem um terrível engano, e podem estar se comprometendo sua saúde espiritual.
É plano de Deus que os crentes se encontrem pessoalmente, saibam das suas lutas, orem uns pelos os outros, se visitem, troquem experiências e testemunhos etc.
O ambiente do culto virtual jamais vai dar essas experiências ao crente que fica em casa. Os cultos virtuais apenas INFORMARÃO o crente. Mas a experiência de ir a igreja estará TRANSFORMANDO o crente e o amadurecendo espiritualmente.
Você precisa da experiência da igreja; você precisa da experiência dos cultos.
Os crentes que se ausentam dos cultos perdem sempre algo. Jesus mesmo disse - "onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles” Mateus 18:20; sendo assim, quando estamos reunidos, estamos na presença de Cristo.
E o apóstolo Paulo afirma nesse sentido - "vocês são o corpo de Cristo e, individualmente, membros desse corpo” 1 Coríntios 12:27. A igreja assim, não existe particionada, mas unida e reunida.
O crente deve entender que a igreja é um organismo vivo, onde Jesus “Ele é a
cabeça do corpo, da igreja” Colossenses 1:18. E esse organismo é vivo, e está dentro de sistema que é o ambiente das reuniões e encontros. Jesus é a cabeça e nós os membros desse corpo; não existe ligação fora do sistema do corpo, que é a igreja reunida.
Os crentes que tentam viver fora desta forma, não crescem devidamente. São crentes imaturos e com distorções espirituais. Pois a verdadeira nutrição e crescimento somente com a Cabeça que é Cristo, e dentro do corpo que é a igreja.
Sendo assim, frequente os cultos da igreja, todos os cultos. Jesus está presente em todos eles - seja no culto de domingo, ou no culto de quarta-feira. Não se limite só aos cultos de sábado. Aqueles crentes que frequentam todos os cultos, são nutridos três vezes mais.
Paulo ainda diz sobre a igreja, que ela é "casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade” 1 Timóteo 3:15.
Assim meu amado irmão e irmã, não abandone a igreja, ainda mais nos dias que vivemos, que antecedem a Segunda Vinda de Jesus.